Botucatu/ SP

Aproximadamente 230km, 2h 30min de Jundiaí, é conhecida nacionalmente como a Cidade do Saci e fez parte da rota dos tropeiros.

Fazenda Lageado
Um dos principais pontos turísticos que foi preservada com a instalação do museu do café, tendo registros de sua época de origem, maquinários, instrumentos e fotos. Além disso, serve para piqueniques e caminhadas no Campus da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Rubião Junior
Distrito de Botucatu e no ponto mais alto da região, 930m, está a Paróquia Santo Antônio.

Véu da Noiva
O complexo Turístico Véu de Noiva está localizado na Rodovia Gatão da Dal Farra com a distância de 12 quilômetros do centro da Cidade. O local conta com uma represa e cascata com queda 6 metros de altura, mata natural e de reflorestamento. Possui área de lazer e descanso, estacionamento, tobogã aquático com 50 metros de comprimento, quiosques, churrasqueiras, bar/lanchonete e sanitários públicos.

Catedral
Principal edificação do centro histórico.

Cachoeira da Marta
Em uma de nossas idas à cidade, fomos conhecer a Cachoeira da Marta. Já tínhamos tentando outras vezes, mas estava fechada por obras.
Fomos num domingo de manhã e já tinham vários carros parados na rua de terra, pois há um estacionamento não muito grande gratuito do lado de dentro.
Seguimos a pé por um caminho cimentado até uma tenda onde tinham algumas pessoas anotando nome de um responsável e quantidade de pessoas que estavam descendo.
Passando isso, começa a descida, tudo muito bem estruturado em rampas e degraus de madeira. O que não falaram é a quantidade de degraus. Apesar de apenas 500m de descida/ subida, é bem íngreme (23m) e cansativo, mas vale a pena.
Ao chegar no final, há algumas pedras formando uma piscina natural e uma queda d’água de 38m muito bonita!!

Pizza Frita Semião
Em nossa primeira viagem, foi na Pizza Frita Semião o nosso primeiro jantar. Pizza frita!!
Infelizmente não tiramos fotos, mas o ambiente é agradável, espaçoso e familiar, porém, às vezes precisa esperar mesa. Gostamos muito da pizza, lembra um calzone, porém, é frito, massa com casquinha crocante e bem recheada. O valor da grande, 1kg, é em torno de R$ 40. Fica na Rua. Dr Costa Leite 1917.

Mão na Roda
Na Av. Dr. Vital Brasil, 898, está outro restaurante para se repetir: Mão na Roda. Ambiente descontraído, fachada que chama a atenção, cardápio variado com pizzas, pratos quentes, lanches e cervejas artesanais.

Voltamos!! Num sábado à noite, movimentado, mas não precisamos esperar mesa. Pedimos montreal (lombo canadense e catupiry), R$ 61, portuguesa (presunto, ovo e cebola), R$  61, e moda da casa (calabresa, catupiry e bacon), R$ 68.

Restaurante Natuia
Mais retirado, na Rodovia Alcides Soares, Km 10, o Restaurante Natuia é um lugar super aconchegante. O cardápio é interativo com pratos quentes e pizzas quadradas. Pedimos meia de mussarela com meia de atum e uma de calabresa, R$ 48. Bom atendimento e as pizzas são gostosas.

Monsenhor Pizzaria
Uma casa com luz baixa e cômodos decorados com pratos coloridos, discos de vinil pendurados, capas de discos nas mesas. Pedimos uma marguerita, R$ 32 (mussarela, fatias de tomate, parmesão e manjericão fesco), e uma padrão, R$ 40 (lombo canadense, bacon fatiado e provolone).

Celeiro Restaurante
Estivemos no Celeiro Restaurante em abril de 2017. Fica na Rod. Gastão Dal Farra, s/n, no bairro Demétria. Chegamos no início de uma sexta-feira e o lugar estava quase vazio, talvez pelo horário, talvez por ser um pouco longe do Centro, mas com o passar do tempo, chegaram mais pessoas. Lugar aconchegante, com bom atendimento, móveis de madeira e objetos antigos. De entrada pedimos cubinhos de tapioca (quadradinhos crocantes com molho de goiabada com pimenta), R$ 20, e canastra assado (queijo da Serra da Canastra aquecido, servido com melado da cana, alecrim e pimenta rosa, acompanha fatias de pão ciabatta artesanal), R$ 26. Maravilhosos!! O queijo não tem o que falar, é muito bom!! Decidimos dividir o T-bone (aproximadamente 700g, parte filé mignon e outra contra-filé), R$ 115. Por não saber como viria, escolhemos também batata rústica provençal (fatias grossas, fritas com casca, alho frito e salsinha), R$ 28. Apesar de boa, não precisava da batata. A carne veio no ponto certo, muito boa!! As sobremesas foram: maçã assada (com calda de vinho tinto e farofa crocante de aveia com castanha), R$ 12, rabanadas com sorvete (fatias de pão banhadas em calda de leite e ovos, douradas na manteiga e servidos com mel, canela e sorvete), R$ 15, e brigadeiro de colher, R$ 10. Deliciosas!! Para finalizar, o charmoso café coado na hora, que vem acompanhado de sequilhos.

Coxinharia
Em setembro de 2018 estivemos na cidade e depois de tantos elogios sobre as coxinhas, não podíamos deixar de passar pela Coxinharia e experimentar.
Uma discreta esquina com um lugar não muito grande, algumas mesas no corredor e várias outras ao fundo.
Atendentes simpáticas e rápidas, logo nos trouxeram o cardápio, que, aliás, tem nomes bem engraçados.
Tivemos dúvidas, mas acabamos escolhendo coxivolone (provolone e bacon), R$ 6, coxorresmo (paleta suína e farofa de torresmo), R$ 6, e coxosso (costela com queijo), R$ 6.
Não resistimos às doces e pedimos ferrero coxer (nutella 2 avelãs), R$ 7, nutexinha (nutella e morango), R$ 6, coxurros (doce de leite e canela), R$ 6, e a mais diferente browniexinha (chocolate, baunilha e nozes com sorvete de creme), R$ 10.
As coxinhas, tanto as salgadas como as doces, são grandes e bem recheadas. Gostamos bastante!! Destaque para a de costela.

Rock e Roma
Numa noite de sábado passamos pelo Rock e Roma, recém inaugurado.
Um espaço com luz fraca, ambiente legal, atendimento bom.
Estávamos em 6 adultos e pedimos uma pizza, meia marguerita (queijo mozzarella, parmesão, majericão e tomate), R$ 38, e meia calabresa (queijo mozzarella, calabresa e cebola), R$ 38. Não comemos, mas estava bonita, bem caprichada e nos disseram estar saborosa.
Dividimos um Rock angus cheddar (hambúrguer angus 200g, queijo prato, bacon, cheddar cremoso e molho churrasco), R$ 29,50. Acompanha batata. Estava bem gostoso.

Top Açaí
Outro retorno por aqui em março de 2019 e viemos conhecer o Top Açaí depois de vários comentários e fotos.
Chegamos num sábado à noite, o lugar estava praticamente vazio.
Um lugar grande com uma fachada que chama a atenção numa das avenidas do Centro.
Tem um primeiro patamar, como se fosse uma varanda com várias mesas e ainda mais subindo uns poucos degraus, próximas ao balcão.
Os cardápios ficam espalhados nas mesas e o pedido é feito no balcão, onde tem tigelas com os tamanhos disponíveis e oferecidos.
Estávamos em 6 pessoas, sendo assim pedimos: Top nana nenê (açaí com creme branco do Top, chantilly, morango picado e leite em pó), R$ 19,90, el niño (açaí com leite em pó, granola e bijú waffle), R$ 18,90, baby com leite condensado e leite em pó, R$ 14,70, baby com leite em pó e morango, R$ 15,30, teen com banana, morango e leite em pó, R$ 21,20.
Gostamos bastante, tanto dos já prontos quanto dos que escolhemos os ingredientes separados, bem apresentados e porções legais. O leite em pó vem em um potinho separado.

Container
Nossa última visita por aqui foi em julho de 2019 e fomos conhecer o Container food bar & park.
Um espaço grande com uns 4 containers servindo porções, lanches, bebidas e churros, além de outros 2 com sofás e mesas, fora as mesas ao ar livre.
Lugar gostoso, bem descontraído, atendimento legal e rápido.
Pedimos chopp Gueezer, R$ 10. Para comer: batata fria com bacon e cheddar, R$ 25, cebola empanada, R$ 20, kibe, R$ 20, e amendoim, R$ 8,5.
Tínhamos pedido uma porção de tiras de queijo (10 tiras de queijo provolone empanadas e crocantes), R$ 25, porém, por ser de outro trailer e ter muitos pedidos, inclusive delivery, a espera era de 1:30h, então decidimos optar por outras que não fossem deste, mas ouvimos elogios. Quem sabe numa próxima vez experimentamos?!?!