Valparaíso

Valparaíso abriga o principal porto chileno e se tornou a capital legislativa do país. Também não é para qualquer cidade-praia o status de patrimônio cultural da humanidade, título conferido pela Unesco.
Durante nossas pesquisas, descobrimos que no domingo em Santiago é tudo muito parado e a maioria das lojas fechadas. Então domingo é dia de praia, dia de conhecer Valparaíso e Viña Del Mar.
Para chegarmos lá, pegamos o metrô até estação Universidad de Santiago, entramos no Terminal Alameda e pegamos o ônibus Tur-Bus até Valparaiso. Na bilheteria compramos as passagens de ida e volta, ambos por Valparaíso devido a disponibilidade de horários, no valor de Ch$ 11.200 para 2 pessoas.
Chegando em Valparaíso, descemos na rodoviária e fomos abordados pela RodoTour – City Tour Local e contratamos para conhecer as duas cidades por Ch$ 24.000 para o casal.
A primeira parada foi próximo ao funicular ascensor Barón.
Os ascensores são como elevadores todo em madeira que levam as pessoas para os cerros e são puxados com cabo de aço, enquanto um sobe o outro desce. Subimos um trecho por Ch$ 300.

Passamos pelo Congresso Nacional e fomos até o Muelle Barón (porto inativo, usado para eventos). Ali pudemos descer, andar até o porto e tirar fotos dos leões marinhos.
No trajeto até a La Sebastiana, uma das casas do Pablo Neruda, pode observar as casas coloridas, característico de Valparaíso. Hoje as casas do poeta são museus, esta está aberta de terça a domingo das 10:10h às 18h de março a dezembro; e em janeiro e fevereiro, de terça a domingo das 10:30h às 18:50h.
Depois, seguimos até o prédio da Armada de Chile, outro patrimônio cultural da humanidade, que fica em frente ao monumento a Los Héroes de Iquique.
Por último, paramos na Paseo 21 de Mayo, onde fica o comando de operações navais, uma feira de artesanatos e é possível avistar o porto e a cidade.