Santiago – Passeio pela Cidade

Nos primeiros dias conhecemos um pouco de Santiago. Andando a pé, conseguimos passar pelos principais pontos.
Descendo na estação Plaza de Armas (linha verde), podemos andar pela principal rua de comércio do centro de Santiago que ao longo dela há diversas lojas.
Plaza de Armas é a principal praça de Santiago, considerada o marco zero da cidade e o ponto central da capital chilena, com edifícios cívicos, culturais e religiosos que estão ao seu redor.

Museu de Bellas Artes
Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h50. Junto ao Parque Florestal, esquina das ruas Ismael Valdés Vergara e José Miguel de La Barra, estação de metrô Bellas Artes (linha verde).
O Museu de Arte Contemporânea funciona de terça à sábado, das 11h às 19h e domingo até as 18h. Ele fica atrás do Museu Nacional de Bellas Artes.

Mercado Central
É o principal local para a compra de peixes e frutos do mar na cidade. Além das peixarias, há lojas e barracas que também vendem frutas, verduras, bebidas, ervas, queijos e salgados, entre outros. Fica na Rua San Pablo, 967, próximo à estação Puente Cal y Castro (linha amarela).

Palácio de La Moneda
Para ter a oportunidade de entrar é necessário fazer agendamento prévio através do e-mail visitas@presidencia.cl, informando qual a data e o período do dia desejado. Os agendamentos acontecem somente de segunda à sexta. Um espetáculo imperdível que acontece a cada dois dias, sempre às 10h da manhã é a troca da guarda. Situado à Rua Moneda/ Avenida Libertador Bernardo O’Higigns.

O metrô de Santiago é o sistema metropolitano que cruza grande parte da cidade, considerado um dos sistemas mais modernos da América Latina, além de ser o segundo mais longo atrás do da Cidade de México. Atualmente, conta com cinco linhas.

Com centros culturais, cafés, restaurantes, lojas de desenhos, feiras de entiguidades livrarias e pequenos comércios, esta vizinhança lhe da vida ao bairro Lastarria, com estilo europeu apresentando tranquilidade e encanto. Fica próximo à estação Universidad Catolica (linha vermelha), na mesma calçada da entrada do Cerro Santa Lucía.

Estádio Nacional do Chile
Fica na Calle Pedro de Valdívia, para chegar basta pegar o metrô e descer na estação Nuble (linha verde). No dia não foi possível visitar as dependências do mesmo.

Cerro Santa Lucía
O Cerro Santa Lucía, a poucas quadras do Centro da cidade, possui um pequeno parque urbano, com praças, uma fonte e escadarias que levam a um mirante localizado no topo e proporciona um belo visual panorâmico da região central da cidade, tendo como plano de fundo a Cordilheira dos Andes.
Enfim, quem consegue chegar ao mirante tem uma visão privilegiada da cidade. Com um pouco de sorte, a vista não será nublada pela poluição. Com um pouco mais de sorte, o cume das montanhas dos Andes vai estar coberto de gelo. Mas, em todo caso, o caminho até lá já vai ter valido a pena.
Para chegar, fica perto do estação Santa Lucía (linha vermelha)
Do outro lado da Avenida, em frente ao Cerro Santa Lucía, está a feira de artesanato, ótima para comprar lembranças.

Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal, maior morro da região central, possui um santuário no topo e uma bela vista panorâmica de toda a região metropolitana.
A subida é feita com funicular, porém, no dia que fomos o mesmo estava em manutenção, então subimos de ônibus gratuito.
Para chegar lá, fomos caminhando da estação do metrô Baquedano (linha vermelha) até a Rua Pio Nono, pelo bairro de Bella Vista.

La Chascona
Uma das casas de Pablo Neruda fica bem próximo ao Cerro San Cristóbal, aproveite o passeio para conhecer também, porém, a entrada na casa é paga. Se estiver próximo ao horário de almoço ou jantar, vale ficar no Patio Bella Vista para aproveitar um dos diversos restaurantes.