Buenos Aires – Chegada e Hotel

Depois de conhecer Bariloche em 2011 e Santiago em 2012, resolvemos voltar para a Argentina para conhecer um pouco mais da Patagônia.

A Patagônia é uma região geográfica que abrange a parte mais meridional da América do Sul. Localiza-se na Argentina e no Chile e integra a seção mais ao sul da cordilheira dos Andes, rumo a sudoeste até o oceano Pacífico, e, a leste, até os vales em torno do rio Colorado até Carmen de Patagones, no oceano Atlântico. A oeste, inclui o território de Valdívia, através do arquipélago da Terra do Fogo. (fonte: Wikipedia)

Aproveitamos a viagem de volta à Argentina para conhecer também a capital Buenos Aires. O destino internacional número 1 para os brasileiros é uma mistura de charme, boa mesa e excelentes opções de compras.
Apesar de todas nossas pesquisas em sites e revistas indicarem sempre ao menos 48 horas em Buenos Aires, esse não era o nosso foco. Optamos por ficar apenas um dia completo e tentarmos conhecer o máximo possível nesse dia.

Para a viagem, pesquisamos passagens aéreas no site decolar, porém, após encontrar a melhor tarifa, compramos diretamente no site da Aerolíneas Argentinas. O hotel foi reservado pelo Booking.

Então, aqui começa nossa viagem… No Aeroporto de Guarulhos, no dia 30 de agosto de 2013.

Assim como qualquer destino, nunca esqueça de vários tipos de adaptadores. Na Argentina não é diferente. Esse tipo pode ser um pouco complicado de encontrar no Brasil, então pode ser necessário comprar por lá mesmo. É possível encontrar com camelôs pelas ruas ou em cerrajerias, onde pagamos AR$ 10.

Hotel
Escolher hotel em Buenos Aires é uma missão difícil, especialmente para quem nunca foi e não tem ideia de qual é a melhor localização. Pesquisamos bastante pelo Booking e escolhemos o Hotel Dazzler San Telmo, que fica na Piedras 303, entre Moreno e Av. Belgrano.
Para a escolha, utilizei os critérios abaixo:

    • Bons comentários sobre ficar no bairro San Telmo
    • Fotos do hotel no site estavam legais
    • Comentários bons no site Booking
    • Tarifa com valor razoável
  • A rede conta com 7 hotéis na cidade de Buenos Aires

Vou ser sincero, apesar dos vários critérios, essa foi a grande decepção do planejamento da viagem e já explicarei o porquê. Apesar de localizado em San Telmo, o hotel está bem próximo do centro, com ruas típicas de grandes capitais. Já pensou em se hospedar em um hotel no centro de São Paulo?? Pois é, não é um lugar muito legal.

O hotel possui uma recepção bem arrumada e o check-in foi bem rápido, peguei a chave do quarto (cartão) e fui até o 4º andar e ninguém se prontificou em levar as bagagens. O cartão não funcionou e a porta do quarto não abriu, voltei até a recepção e ele me mandou tentar novamente. Depois de 3 idas e vindas da recepção até o quarto, o simpático argentino da recepção me trocou de quarto me oferecendo outro com chave.
A sacada do quarto oferece uma vista do centro de Buenos Aires, na qual é possível ver os hotéis da frente, do lado e a rua, nada mais. A sacada foi totalmente dispensável.
Apesar do prédio aparentar ser antigo, o quarto é arrumado e elegante com móveis novos, tv de lcd 32″ e ar condicionado (que não funcionava muito bem). O wi-fi é horrível em todo o hotel, quase nunca conecta e, quando conecta, logo cai.
A área para café da manhã é bem arrumada e fica no 1º andar do hotel. A variedade do café é bem pequena, mas os croissants são muito bons.

Perrengue de viagem
A piscina… essa rendeu uma pequena história. No primeiro dia chegamos no hotel e logo saímos. No segundo, passamos o dia todo fora. No terceiro e último dia, queríamos ao menos conhecer e tirar algumas fotos na área da piscina antes de ir embora. O check-out era às 10h, então às 09h subimos até 13º andar do hotel, pegamos um segundo elevador que levava até o 16º andar, onde fica a piscina. Entramos nesse segundo elevador, ele fechou a porta e apagou as luzes! Mas começou a subir, subiu bem lentamente e parou, 1…2…3… segundos e a porta abriu. Saímos do elevador rapidamente e ele fechou a porta e se foi. A saída do elevador dá em um lugar coberto e fechado de vidro com uma porta de vidro que… estava fechada! Com minha esposa entrando em pânico, chamei o elevador novamente, entramos nele, acionei o botão para descer, ele fechou a porta e… não saiu do lugar! Saímos novamente do elevador e encontrei um telefone do lado de fora, disquei para a recepção, porém o telefone nem dava linha. Chamei o elevador novamente e fiquei pressionando o botão de alarme do elevador, até que o telefone do lado de fora tocou e era o simpático recepcionista. Expliquei a situação para ele com meu fantástico portunhol e ele disse que mandaria alguém para ajudar. Depois de uns 15 minutos a ajuda subiu de elevador. Entramos os 3 no elevador, que fechou a porta e… não saiu do lugar. Então eu soltei a frase “Éramos dos, ahora somos três”. O cara ficou mais simpático ainda, rs. Depois de ele dar quase um Ctrl+Alt+Del no elevador, ele começou a descer e fomos correndo para o quarto pegar as malas e fazer check-out para ir ao Aeroporto.

Bem em frente ao hotel havia uma lanchonete chamada Bocanada, onde paramos no primeiro dia para comer empanadas, que são muito boas. Pena que no sábado à tarde estava fechado. Se estiver passando por lá, vale dar uma paradinha.