Buenos Aires – Passeio pela cidade

Ônibus turístico
Para o único dia completo que ficamos em Buenos Aires, escolhemos pegar o ônibus turístico e conhecer o máximo de pontos turísticos possíveis. Na Avenida de Mayo, compramos as passagens e embarcamos no primeiro ônibus que partiu às 9h.
Existem duas opções de passagens, de 24h ou 48h. Escolhemos o de 24h, pois no dia seguinte já iríamos embora de Buenos Aires.

Os ônibus passam em 26 pontos, com uma frequência de 20 minutos. É possível descer e subir no ônibus em qualquer ponto e quantas vezes quiser dentro do período da passagem. O primeiro ônibus tem saída às 9h e o último parte às 17:20 horas.
Os valores das passagens são de AR$ 120 para 24h e AR$ 160 para 48h.
Para mais informações sobre o percurso e valores, consulte o site www.buenosairesbus.com

Estátua Mafalda
Logo no primeiro dia, após fazer check-in no hotel, saímos para conhecer um pouco da cidade no fim de tarde. Fomos conhecer um dos cartões postais do bairro San Telmo, que fica na esquina das ruas Chile e Defensa: a estátua da Mafalda.
Fomos do hotel até a estátua a pé e chegamos em um raro momento em que não havia ninguém tirando foto com ela. Em poucos segundos uma fila se formou, onde haviam argentinos, brasileiros, alemães e muitos outros turistas.

A Mafalda é uma criação do artista Quino, que vivia na época exatamente no prédio que fica nessa esquina. Ela é a personagem principal que interage com várias outras crianças, como Felipe, Manolito, Susanita e Libertad. As tiras, reunidas em vários livros, foram publicadas entre 64 e 73, ano em que Quino afirmou que tinha ficado sem ideias e deixou de escrever as histórias.
Mafalda é uma menina de seis anos de idade que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens
Mafalda foi muitas vezes comparada ao personagem Charlie Brown, de Charles Schulz.

Casa Rosada
Após visitar a estátua da Malfada, continuamos a pé e fomos até a Casa Rosada para tirar fotos do principal cartão postal da cidade. Ela fica na Balcarce 50, 1064, bem em frente a outro ponto turístico muito visitado, a Plaza de Mayo. Aproveitará mais o turista que fizer a caminhada a pé, pois desfrutará da belíssima arquitetura da cidade.

A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa.
A cor rosa do prédio é um dos chamarizes. As diferentes versões históricas dizem que na época em que foi pintada foi utilizada uma cor mais barata, feita a partir de sangue animal, e que era rosada. Outras versões dizem que foi uma junção das cores vermelho e branco, ligadas a dois partidos políticos da época.

Rua Florida
Ainda no primeiro dia, depois de visitar a estátua da Mafalda e a Casa Rosada, continuamos andando até a Rua Florida. Não confunda a pronúncia: Florida e não Flórida.
Lemos em vários lugares que os preços na Rua Florida são convidativos, mas não encontrei nada que me chamasse atenção pelo preço. As camisas da seleção da Espanha na loja da Adidas, por exemplo, estava mais caras do que no Brasil.

Rua Florida é a mais famosa de todas as ruas de Buenos Aires. Muitas figuras históricas da cidade caminharam por ela. Florida é uma rua de pedestres. Ela se estende de norte a sul, a partir da Avenida Rivadavia (próxima à Plaza de Mayo) para completar 10 quadras até a Plaza San Martin. Ao longo da Rua Florida podem desfrutar da arte e vários casais dançando tango, grupos de música, estátuas vivas e comediantes.

Galeria Pacífico
Continuamos andando pela Rua Florida até chegarmos na Galeria Pacífico, o lugar predileto dos brasileiros que se aventuram pelas compras em Buenos Aires.
Charmosas e com arquitetura requintada, repletas de obras de arte estampadas nas paredes e no teto, elas proporcionam aos visitantes uma atmosfera chique e glamourosa.
Localizada a 15 quadras do centro, a Galeria Pacífico têm mais de cem lojas e diversos serviços para turistas, espalhados em três andares do prédio, que tem entrada por duas ruas: Florida e Córdoba. No shopping, o cliente encontra lojas de roupas, calçados, brinquedos, aparelhos eletrônicos, bijouterias, estética, esportes, música, livros, perfumaria, etc.
Nós não fomos procurar nada em especial, então é melhor tirar suas próprias conclusões quanto aos preços.

Horário: 10h às 21h (segunda a sábado) e 12h às 21h (domingo)
Site: www.galeriaspacifico.com.ar
Endereço: Av. Córdoba entre Reconquista e San Martín
Ônibus Turístico: Parada 13

Evita Perón
Durante o passeio com o ônibus turístico, é possível avistar prédios com o perfil do ícone político e cultural de todos os argentinos, Evita Perón.
Sobre a tradicional Avenida 9 de Julio, o rosto de Evita foi imortalizado nestas obras do edifício onde funcionam os ministérios de Desenvolvimento Social e de Saúde, que lembra o mural de Ernesto Che Guevara na Praça da Revolução, em Havana.

Congresso De La Nación
Nossa primeira parada com o ônibus turístico foi no Congresso de La Nación Argentina. O ônibus pára a 3 quadras do Congresso, por isso, se pretende parar, tirar fotos e pegar o próximo ônibus é melhor ser rápido.

O Congresso de la Nación Argentina é o órgão legislativo do governo da Nação Argentina. De orientação bicameral, o Congresso é composto pelo Senado da Nação, com 72 senadores, e pela Câmara de Deputados, que consta de 257 deputados. A Praça do Congresso faz parte de um incrível complexo arquitetônico, incluindo o prédio do Congresso, entre a Av Rivadavia e Av Entre Rios. Apesar de haver alguns moradores de rua, o local é muito limpo e tranquilo, com diversas esculturas e bancos.
Ônibus Turístico: Parada 2

La Bombonera
Depois do Congresso Nacional, tomamos o ônibus novamente e fomos até o famoso La Bombonera, nossa segunda parada.

O La Bombonera, estádio do Clube Boca Juniors, é um dos estádios mais famosos da cidade. O estádio pode ser visitado todos os dias. O Club Atlético Boca Juniors tem um museu chamado Museu da Paixão Boquense. O museu está localizado ao lado do estádio, que fica na Brandsen 805, La Boca. Não é necessário agendar a visita guiada no estádio. As visitas acontecem de hora em hora, o primeiro às 10hs e o último às 17hs.
Existem dois tipos de passeios:  museu + estadio tour (AR$ 70) e museu + visita express (AR$ 60)
Horário: Aberto diariamente das 10 às 18 horas. (Há mudança de horário em dias de jogo)
Site: www.museoboquense.com

Fizemos o museu + estadio tour, onde após visitar o museu, um guia nos leva por uma visita por vários pontos do estádio dando explicações sobre o time e o estádio. Nos arrependemos de fazer o passeio mais demorado com tour, quando percebemos que o outro passeio também oferece entrada para uma parte das arquibancadas do estádio, de onde é possível tirar fotos.
Muitas pesquisas que fizemos na internet antes da viagem, apontam o bairro La Boca como um lugar perigoso. Como era um sábado pela manhã e tinham muitos turistas, não tivemos nenhum tipo de problema. Mas vale ficar atento e evitar ruas com pouco movimento e pessoas suspeitas na região do estádio.

Caminito
Depois de conhecer o famoso La Bombonera, pegamos informações com um policial e fomos a pé do estádio até o Caminito, que tem o percurso de apenas 4 quadras, uns 400 metros.
O Caminito é visitado por muitos turistas todos os dias e é uma área segura. Mas o bairro de La Boca pode ser perigoso devido ao roubo, portanto, é recomendável não levar objetos de valor ou ficar andando pelas ruas dentro do bairro. Não é recomendável visitar o bairro à noite.

Caminito é a rua mais famosa da cidade de Buenos Aires. Também a mais colorida e visitada pelos turistas. Está localizada no coração do bairro de La Boca, na área conhecida como Vuelta de Rocha, em frente ao Riachuelo.
Endereço: Av. Pedro de Mendoza entre Palos e Martín Rodríguez
Ônibus Turístico: Parada 9

Se estiver procurando lembranças para comprar, o Caminito oferece dezenas de lojas com lembranças de todos os tipos, dentre elas chaveiros, camisetas, enfeites e muitas outras.
A cada passo, são oferecidas fotos com artistas fantasiados de dançarinos de tango, claro que são pagas. Um sósia do Maradona também fica por lá vendendo a “oportunidade” de tirar fotos com ele. A famosa esquina do Caminito, que está em todas as fotos, é uma loja da Havanna.
Muitos restaurantes oferecem almoço com bom preço e show de tango gratuito. Mas não almoçamos lá, pois ainda havia muito para ver e perdemos muito tempo no tour do estádio.
Após visitarmos o Caminito tomamos novamente o ônibus turístico.

Puerto Madero
Puerto Madero é o mais novo bairro da cidade. Um bairro sofisticado e elegante. Muito visitado pelos turistas e onde funcionam escritórios de grandes empresas, bares e restaurantes famosos, uma universidade, hotéis de luxo, museus, um cassino flutuante e, também, um dos símbolos do bairro:  a charmosa Puente de la Mujer (Ponte da Mulher). É um bairro que presta homenagem às mulheres. Assim, as ruas têm nomes de mulheres famosas em ciências, artes e política.
Ônibus Turístico: Parada 11

Para quem vai ao cassino durante à noite, cuidado com os caminhos ao ir a pé ou de transporte coletivo. Um casal de amigos foi assaltado indo ao cassino, ficaram sem dinheiro e documentos e tiveram muita dor de cabeça para conseguir voltar ao Brasil. Recomenda-se ir de táxi.

Floralis Generica
Depois do Puerto Madero, tomamos novamente o ônibus turístico e fomos até o monumento Floralis Generica.
A Floralis Generica é um monumento metálico em forma de flor que, apesar de não ser histórico e tradicional, é um lugar bem legal para conhecer e tirar fotos.
A escultura fica num parque gramado onde os argentinos gostam de se sentar para tomar sol e conversar. O fato mais interessante sobre essa escultura é que ela possui um sistema que faz com que suas pétalas se abram e fechem de acordo com a hora do dia. Atualmente, entretanto, encontra-se desativado o mecanismo de abre e fecha e o Estado alega que o preço do conserto é inviável.

Segundo o autor, o arquiteto Catalano, floralis significa que seja parte da flora e genérica derivada do conceito de “gênero” e indica que ela representa todas as flores do mundo.
Endereço: Av. Figueroa Alcorta, 2263 – Recoleta
Ônibus Turístico: Parada 15

Planetário
Depois da parada rápida na Floralis Generica, mais uma vez tomamos o ônibus e fomos até o Planetário, que apesar de ficar na mesma avenida, são 2 Km de distância.

O Planetário Galileo Galilei está localizado na interseção da Avenida General Sarmiento e Belisario Roldán, dentro do Parque Tres de Febrero, no bairro de Palermo. Atualmente a zona onde se encontra o Planetário é conhecida como Palermo Vivo, sendo um bairro “não oficial” de Palermo.
Endereço: Belisario Roldan e Av. Sarmiento
Ônibus Turístico: Parada 17

Infelizmente já estávamos exaustos e não entramos no Planetário, apenas tiramos algumas fotos externas e voltamos para pegar o ônibus novamente.

Rosedal
Descemos na parada seguinte, o Rosedal. Para quem tiver disposição e tempo, dá para ir a pé do Planetário até o Rosedal andando e apreciando a paisagem pelo meio do parque.

O Rosedal é um jardim de rosas localizado no Parque Três de Fevereiro. Criado em 1914, é uma importante atração turística da cidade. Possui um lago onde você pode alugar barcos, uma área dedicada ao cultivo de rosas, uma coleção de bustos de poetas e escritores e um pátio típico da Andaluzia. O parque tem 18.000 roseiras de espécies diferentes.
Os argentinos são fanáticos por passar a tarde de sábado no parque e no Rosedal não é diferente, você encontrará jovens, casais, crianças e famílias se divertindo, relaxando e, é claro, bebendo chimarrão em todo o parque.
Endereço: Av. del Libertador e Av. Infanta Isabel
Ônibus Turístico: Parada 18

Apenas não contávamos com uma coisa: não era época de rosas. 🙁

Recoleta
Depois de andarmos bastante pelo Rosedal, fomos com o ônibus turístico até o famoso bairro da Recoleta, onde o ponto turístico principal é o cemitério, é isso mesmo, você não leu errado.

Recoleta é o bairro mais elegante da cidade. Aqui há bares e restaurantes famosos, galerias de arte e lojas de marcas. também o Centro Cultural Recoleta, um extenso mercado de artesanato, e o famoso cemitério.
O cemitério da Recoleta é considerado um museu por dois motivos. Um deles é o grande número de obras de arte encontradas lá. A outra razão é porque no cemitério estão os restos mortais de personalidades famosas da política, cultura, arte e ciência.
Aos sábados, domingos e feriados, funciona uma feira de artesanato e artistas de rua.
Endereço: Av. Quintana entre Ayacucho e Junín
Ônibus Turístico: Parada 24

Para ser bem sincero, já era final de tarde, estávamos cansados e sem almoço, não tivemos pique nem de entrar no cemitério e nem de conhecer bem o bairro. Apenas tiramos algumas fotos e fomos embora, pois ainda haviam alguns pontos turísticos que queríamos conhecer.

Livraria El Ateneo
Depois de algumas fotos na Recoleta, fomos de táxi até a livraria El Ateneo, que fica na Avenida Santa Fe, 1860, pouco mais de 1 km de distância.
A livraria El Ateneo é um dos lugares mais bonitos da cidade. Um passeio altamente recomendado para amantes de livros.

El Ateneo Grand Splendid foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo (a primeira é a livraria a Selexyz Dominicanen Boekhandel na cidade holandesa de Maastricht).
El Ateneo Grand Splendid é a livraria com maior quantidade e variedade de livros: 120 mil títulos em estoque. De acordo com dados, percorrem a biblioteca cerca de 3.000 pessoas por dia e vendeu mais de 700.000 livros no ano.
Segunda a quinta 9h às 22h; sexta e sábado das 9h às 24h; e domingos 12 às 22h

Teatro Colón
Saindo da livraria El Ateneo, pegamos outro táxi e fomos até o Teatro Colón, distante quase 2 km.

O Teatro Colón é um dos teatros líricos mais importantes do mundo por seu tamanho, acústica, trajetória e do valor artístico da construção. Está localizado entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Liberdade, no coração da cidade de Buenos Aires (muito perto do Obelisco).
É possível fazer visitas guiadas no interior do teatro. As visitas ocorrem de segunda a segunda, inclusive feriados, com duração de 1 hora, o valor é AR$ 110, consulte os horários no site.
Site: www.teatrocolon.org.ar

Obelisco
Do Teatro Colón, fomos andando pela Avenida 9 de Julio até o hotel, passando pelo símbolo mais famoso de Buenos Aires, o Obelisco.

O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da cidade. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julio, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.

Próximo ao Obelisco, existem várias lojas de souvenir para comprar camisas, adesivos, chaveiros e outras lembranças.