El Calafate – Chegada e Hotel

Após conhecer rapidamente Buenos Aires, partimos rumo a El Calafate, onde já tínhamos pesquisado bastante e vimos que a principal atração era o Glacial Perito Moreno. Por esse motivo, assim como em Buenos Aires, reservamos apenas um dia inteiro na cidade.

El Calafate é uma simpática cidade às margens do Lago Argentino, uma espécie de Monte Verde da Patagônia, recebe os visitantes com excelentes hotéis, boa gastronomia e muitas lojinhas para compras de artesanato e roupas de inverno.

Cara e lotada durante os meses de verão, a cidade serve como ponto de partida para visitar o principal símbolo natural da região, o glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.
El Calafate, cujo nome vem do bravo arbusto, também é base para explorar outros destinos na região, como Torres del Paine e El Chaltén.
A viagem de Buenos Aires para El Calafate leva pouco mais de 3 horas. Partimos de Buenos Aires às 12:50h e chegamos em El Calafate às 16:10h.
O lanche nos vôos domésticos da Aerolíneas Argentinas é bem inferior aos vôos internacionais. Apesar da distância e do grande tempo de vôo, apenas bolachinhas e alfajor, aliás o alfajor da Balcarce que comemos no avião é muito bom, não perdendo em nada para o famoso Havanna.
Em El Calafate a temperatura era sempre próxima ao 0ºC, pela manhã e durante a noite. Por termos ido no início de setembro, o sol começava a aparecer às 8h, por isso a alta temporada é durante os meses de verão (dezembro e janeiro), quando os dias são mais longo e pode-se aproveitar melhor o dia.

Hotel
El Calafate oferece ótimas opções de hotéis. Na hora de escolher ficamos em dúvida entre o Design Suites, que pertence a mesma rede de hotéis que já havíamos ficado em Bariloche, e o Xelena Deluxe Suites, que foi indicado por algumas agências de turismo quando pesquisamos os preços de pacotes. As tarifas dos dois eram bem próximas pelo Booking.
Sempre em busca de experiências novas, influenciado pelos ótimos comentários que lemos nos blogs e devido à localização próxima a saída da cidade, René Favaloro 3548, para o passeio ao Glacial Perito Moreno, escolhemos o Xelena Deluxe Suites.
O hotel 5 estrelas Xelena Deluxe Suites Hotel está localizado a beira do Lago Argentino. Dispõe de quartos luxuosos, com TV de LCD e vista panorâmica para o lago.
Após um dia cansativo caminhando pela geleira, você pode admirar a paisagem enquanto relaxa no Health Club (centro de bem-estar), que também conta com uma piscina de 70 m². As comodidades de bem-estar incluem uma banheira de hidromassagem, sauna, academia, sala de massagens e tratamentos de spa.
Além do Health Bar, o hotel oferece outras opções para fazer suas refeições, como o Restaurante Mora, o Bistrô Pierrot e a Cafeteria Coral, que tem uma vista maravilhosa para o lago.
O café da manhã é super completo oferecendo pães, doces, geléia de calafate, doce de leite, croissants, bolos, tortas e muitas outras guloseimas, tudo isso com uma vista linda para o lago.
Conforme comentei, o hotel fica na saída da cidade em direção a geleira Perito Moreno, e isso é uma vantagem, pois será o último hotel que o ônibus que leva os passageiros para o Perito Moreno irá parar e será o primeiro a descer no retorno.

Transfer para o centro
O hotel oferece serviço de transfer para o centro e retorno gratuitamente de hora em hora. O que ajuda bastante para quem não quer alugar carro. Porém o transfer funciona até as 22h, então o retorno de um jantar pode ser necessário pegar um taxi.