Ushuaia – Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo está localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo. Antigamente, o trem era usado para transportar presidiários e lenha. Hoje, só tem a função de contar a história da Patagônia. É como enxergar com os olhos do passado.

Reconstruída quase completamente em madeira e mantendo o estilo das tradicionais construções da cidade, a estação Ferrocarril Austral Fueguino, mais conhecida como a Estação do Fim do Mundo, fica a 8 km de Ushuaia, encravada entre o vale Monte Susana e a Montanha Martial.

Na estação, há um museu com fotografias que ilustram a história e também uma loja de souvenir e um bar.
Do lado direito da estação está a bilheteria para compra do ingresso do passeio de trem, que custou AR$ 230 por pessoa e desconto de 10% em uma refeição no restaurante Andino.

Existem cinco locomotivas à vapor funcionando: Camila, adquirida em 1995; Ingeniero Porta, 1994; Ingeniero Muratgia, 1993; Ruston, 1937; Tierra del Fuego, 1999.

O passeio é feito em uma réplica do trem usado há 100 anos. Os vagões são confortáveis, o primeiro deles é reservado para pessoas com necessidades especiais e idosos. As janelas são bem grandes e a calefação é ótima.
O passeio dura aproximadamente 1:40h em uma velocidade que não supera 15 km/h, fazendo apenas os últimos 8 quilômetros da rota original, que anteriormente tinha 25 km. Durante o trajeto, pode-se ouvir a história de como Ushuaia foi fundada e construída.

Percorre ao longo do rio Pipo, o qual atravessamos em Puente Quemado até chegar à Estação La Macarena, onde fazemos uma parada para fotografar.
Existe a reconstrução de um assentamento Yámana, uma das tribos indígenas que habitavam a região. Há também a possibilidade de subir até um mirante para observar a vista do Vale do Rio Pipo e a nascente da cascata La Macarena, na cadeia montanhosa da Le Martial.

Passa também pelos restos de uma velha serraria, rodeia uma turfeira até terminar numa curva entrando em um bosque no Parque Nacional, mostrando as marcas deixadas pelos presos – depois de quase meio século cortando árvores, o desmatamento foi apelidado de cemitério das árvores.
O passeio foi feito no inverno, então a neve transforma a paisagem deixando ainda mais mágico o caminho.