Ushuaia – Excursão Marítima

O Canal de Beagle é um estreito marítimo que liga os Oceanos Pacífico e Atlântico e que separa a Ilha Grande de Terra do Fogo de outras ilhas menores.

Navegando pelas águas do Canal de Beagle, você descobrirá uma perspectiva diferente da cidade durante 3 horas aproximadamente, dependendo do tour escolhido.
Pode-se comprar direto nos quiosques das empresas que ficam no cais ou em agências de turismo. A compra dos ingressos foi feita pela empresa Canoeiro por AR$ 285 por pessoa, incluindo a Ilha dos Lobos, o farol e um mini trekking, e ainda ganhamos chocolate quente do Laguna Negra. As saídas são diárias do píer turístico de Ushuaia, porém, estão sujeitas às situações climáticas.
No catamarã, barco confortável com lanchonete, você fica à vontade para fazer o trajeto na área interna (fechada) ou na área externa. Para as fotos, o lado de fora é melhor, tendo mais visão, porém, o frio é muito, então ficávamos dentro e, quando estávamos chegando perto de alguma coisa que chamava a atenção, íamos para a parte de cima da embarcação.
O barco pára o tempo suficiente para tirar várias fotos e apreciar as paisagens em cada atração.

A primeira parada foi no farol, que, apesar da fama, o farol Les Eclaireurs não é o Farol do Fim do Mundo, mas é um dos cartões postais da Terra do Fogo e também está incluído no passeio. O farol, originalmente, do Fim do Mundo está bem distante, ele fica na ilha San Juan de Salvamento e é bem pequeno.

A segunda parada foi na ilha dos pássaros e ilha dos lobos, ou Isla Alicia. Tanto a Ilha de los Pájaros como a Ilha de los Lobos pertencem ao Arquipélago Bridges e são pontos privilegiados para avistar leões marinhos, cormorões e muitas outras espécies de aves de ambiente marinho, tais como albatroz, skuas, petréis e patos. Quanto mais a embarcação se aproximava, mais forte era o fedor e o barulho produzido pelos animais.
Numa primeira vista confundimos os cormoranes com pinguins, no entanto é fácil identificar um cormoran, pois esse sabe voar, ao contrário dos pinguins.

Por fim, a última parada foi na ilha Bridges, onde descemos para uma pequena caminhada de meia hora, por trilha demarcada, nesta área de preservação. Interessante observar o contraste da vegetação da ilha com as montanhas ao fundo.

Voltamos para cidade por volta 18:30h, então aproveitamos o frio e, por já estarmos no Centro, tomamos o chocolate quente que ganhamos. Paramos na chocolateria Laguna Negra para nos esquentar.