Ushuaia – Aventura Blanca

Em Ushuaia existem alguns passeios para se fazer na neve, tais como Aventura Branca ou Neve e Fogo. Os dois passeios podem consistir em caminhadas na neve usando raquetes, trenós puxados por cães, passeios em 4×4 e motos de neve, as opções podem variar dependendo da agência que oferece o passeio. Um diferencial entre esses dois passeios é que o Neve e Fogo ocorre durante à noite, enquanto que o Aventura Branca é durante o dia.

Escolhemos o Aventura Blanca com a agência Info de Ushuaia por AR$ 880 para o casal e, como nos outros passeios, no horário marcado nos pegaram no hotel e fomos até o Centro Invernal, que fica a 21km de Ushuaia. Este inesquecível passeio é a melhor opção para conhecer as incríveis paisagens nevadas da zona do Valle Tierra Mayor.
Logo na entrada há um restaurante com banheiros, se necessário, aproveite, pois não haverá outros durante a aventura. Ainda na van, somos questionados se pretendemos almoçar na montanha ou voltar para a cidade. Naquele momento achamos legal almoçar por lá, mas depois do lanche, como verão logo abaixo, desistimos da ideia e preferimos voltar pra cidade. Independente da resposta, são disponibilizados dois horários de van para voltar.

Depois de uma parada rápida, começa a aventura pela emocionante travessia em um trenó puxado por perros (cães) huskies siberianos. Podemos apreciar as belas paisagens nevadas e o bosque.

Somos deixados em uma pequena e aquecida cabana, ali a guia nos informa como será a segunda parte da aventura. Calçamos as raquetas, digamos que um sapato especial que colocamos nos pés, para viabilizar a caminhada na neve fofa. A caminhada dura em torno de 1:30h em meio aos bosques e à Floresta de Lengas.
No caminho ouvimos histórias de Ushuaia, destacando sobre sua fauna e flora. Em Ushuaia não há muitos animais locais e alguns anos atrás decidiram “importar” castores para aproveitar sua pele. Porém, pelo fato de os castores não terem predadores no local e tendo o ambiente propicio para viver, hoje os castores tem sido os grandes responsáveis pela destruição das florestas, tornando-se uma das pragas da região.

Passamos pela Cascada de Hielo del Alvear (Cascata de Gelo do Alvear) e pelo Mirador del Valle, com aproximadamente 500m de altitude.


Depois de algumas subidas, para voltar ao refúgio é ladeira abaixo, portanto é mais rápido. Chegando lá, ganhamos chocolate quente e uma torta de maça maravilhosa!!

Além de percorrer o lugar em trenós de cães e fazer a travessia com raquetas, pode-se praticar o esqui nórdico, andar com motos de neve ou culipatin (ski-bunda).

Retornamos ao centro de Ushuaia por volta das 14:30h, e descemos na Av.San Martín ao invés do hotel, pois fomos procurar um lugar para comer.