MenuPrincipal

El Calafate | Perito Moreno

Em El Calafate o maior atrativo é o Parque Nacional los Glaciares. O parque tem uma área de 7.240 km², sendo o segundo maior do país. Este parque nacional argentino foi criado em 1937 invocando o seu nome os glaciares que existem na área do parque (os maiores do mundo exceto os da Antártida).

Entrada

A estrela do parque é a imponente geleira Perito Moreno, no setor sul do parque, a 78 quilômetros da Calafate. Essa imensa formação gelada possui 5 quilômetros de largura em sua parte frontal e pontos que chegam a atingir 60 metros de altura. O espetáculo mais esperado são os barulhentos desprendimentos de gelo sobre as águas do Canal de los Témpanos. 

Parte frontal do Perito Moreno
Há três formas de apreciar a geleira dos mais diferentes ângulos: por água, com barcos que se aproximam dos paredões gelados; em terra firme, através das sete passarelas de madeira; e fazendo o trekking sobre o gelo.

Quando chegamos já contratamos o mini-trekking para o dia seguinte no próprio hotel. Os passeios ao Perito Moreno, seja apenas visitação, passeio de barco ou mini-trekking (que foi o que fizemos) são feitas por uma única empresa a "Hielo y Aventura" (www.hieloyaventura.com). Deve sempre ser contratado até às 19h do dia anterior ao passeio. O preço, pelo que percebemos, é tabelado na própria Hielo y Aventura, em todas as agências e todos hotéis que vendem o passeio.

O ônibus da "Hielo y Aventura" passou buscar-nos no hotel por volta das 9h.

Ônibus da Hielo y Aventura
Ao chegar na entrada do Parque Nacional Los Glaciares é necessário pagar a taxa de entrada do parque, que tem o valor de AR$ 90,00 para estrangeiros residentes de países do Mercosul.

Entrada do Parque
O percurso do centro da cidade até a entrada do parque é de aproximadamente 30 minutos. Da entrada do parque até as passarelas é de mais 30 minutos. Nesse caminho pode-se admirar a paisagem do parque.

Paisagem dentro do parque
Ao se aproximar da curva que é possível ver o Perito Moreno pela primeira vez, o guia avisa que a próxima curva que iremos passar chama-se "curva do suspiro", e diz "vocês saberão o porque". E não é à toa, quando avista-se o Perito Moreno pela primeira vez, todo mundo diz aquele "uau!", "ohhhh", "ahhhh".

Perito Moreno visto de longe
O ônibus chega e deixa os passageiros no local que dá acesso às passarelas, onde também há uma confeitaria  e uma loja de lembranças.

Confeitaria
As passarelas são bem extensas e pode-se perder várias horas caminhando por elas e desfrutando da belíssima vista do Perito Moreno de diferentes ângulos. A cada hora que passa a paisagem muda devido à posição do sol.

Passarelas
Passarelas
Glacial Perito Moreno
Para quem vai realizar outros passeios, pode-se andar pelas passarelas durante 1 hora e depois pegar novamente o ônibus que levará ao porto, tanto para o Safári Náutico como para o Mini-trekking sobre a geleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário