MenuPrincipal

Cachoeira de Emas

Cachoeira de Emas está a 9km do município de Pirassununga, Estado de São Paulo, sendo uma região com vocação voltada para o turismo. Às margens do Rio Mojiguaçu, utilizando a SP-201, é o mais importante recanto turístico do Nordeste Paulista e é muito frequentado por visitantes, de passagem por esta rodovia, com destaque para os diversos Motoclubes do interior paulista, e por pescadores, além da presença de romeiros oriundos da cidade vizinha.

Antigo tanque de guerra exposto na entrada

Na realidade é uma corredeira à qual os índios de grupos tupis chamavam de lugar onde o peixe faz barulho, este nome foi dado por causa da piracema, fenômeno que acontece em dezembro onde os peixes sobem o rio para desova e, no esforço para nadar contra a correnteza, emitem sons semelhantes ao de um ronco.

Barragem de Cachoeira de Emas e Rio Mojiguaçu
A pesca, dentro dos períodos permitidos pela vigilância ambiental, é uma das principais atrações e, juntamente com o turismo, uma importante fonte de renda para os moradores do local. Os principais peixes são: dourado, mandi, curimbatá e piapara. Porém na época da Piracema a pesca é proibida.

Barragem de Cachoeira de Emas
Barragem
Barragem
Rio Mojiguaçu
Do outro lado da Ponte Velha (antiga passagem da SP-201), está o Ecomuseu Municipal, primeiro museu de peixes de água doce do Brasil, que está em fase de remanejamento, devido ao reinício das atividades de geração de eletricidade da usina da PCHEMAS, por uma empresa privada.

Ponte Velha
Ponte Velha
Ponte Velha
Ecomuseu
Ecomuseu
Existe ainda o destaque para os vários restaurantes e quiosques especializados na culinária à base de peixes na margem esquerda do rio.

Quiosques
Praça em frente aos quiosques
Prainha na marquem do rio
Escolhemos o Restaurante Beira Rio para almoçar, onde tem a opção do rodízio de peixes por R$, que nada mais é do que um sistema de self service com cerca de 15 pratos à base de peixe.

Fachada
Nossa surpresa foi a torre de suco de laranja. Adoramos!!

Torre de suco de laranja
O ambiente é grande e bem iluminado. O atendimento é bom. Além dos diversos pratos com peixe, há uma parte só com saladas frias e outra com acompanhamentos quentes.

Salada
Saladas
Peixe de diversas maneiras
Mais peixes
Vários tipos de peixes
Acompanhamentos
No fim da tarde, escolhemos um sorvete de massa do próprio restaurante. Vários sabores e muito gostosos!!

Sorvete

Um comentário:

  1. http://cachoeiradeemas.com.br/?page_id=35 aqui tem algo mais

    ResponderExcluir