Olímpia/ SP

Olímpia está a 430 km da capital São Paulo e é conhecida popularmente como a Capital Nacional do Folclore, pelo Festival do Folclore, onde grupos de vários estados do país se reúnem para mostrar danças típicas de suas regiões.

Antes de chegarmos em Olímpia, paramos em Bueno de Andrada para degustarmos as famosas Coxinhas Douradas. O lugar é bem pequeno, porém muito movimentado; tem várias estufas com diversos sabores de coxinhas, que, apesar do nome, possui outros formatos. Pode escolher mesa no salão anexo ou na praça do outro lado da rua.
Pedimos de calabresa com catupiry, pernil, carne e a tradicional de frango, por R$ 4 cada. Se são boas?? Sim!! Vale muito desviar um pouco o caminho. Depois de almoçarmos coxinhas, continuamos nosso caminho.

A cidade de Olímpia possui o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, com acervo de cerca de 3 mil peças e que conta com uma locomotiva (maria-fumaça), que de 1940 a 1950 fez o elo entre Olímpia e a região.
A Igreja Nossa Senhora Aparecida é considerada uma das mais belas igrejas da região. Possui em suas paredes internas pinturas a óleo. Já a Igreja Matriz de São João Batista se destaca pelas características, pela leveza construtiva e pela delicadeza de suas obras de madeira

O município possui o parque aquático Thermas dos Laranjais, que conta com piscinas de águas quentes naturais, resorts, hotéis e restaurantes. O parque Thermas dos Laranjais é o primeiro na América Latina em variedades e o quarto no mundo em águas quentes.
Por irmos na baixa temporada, pagamos R$ 70 no ingresso inteiro e R$ 35 para meia. Lá dentro há armários para guarda de volumes no valor de R$ 5 e, ao solicitar pelo armário, receberá uma chave e um cartão onde pode-se colocar crédito para gastar dentro do parque. Esse cartão é útil pelo fato de poder molhá-lo e não precisar ficar com dinheiro ou ir até o armário para pegar.
Apesar de informarem que o funcionamento é das 8h às 20h, às 18h os brinquedos são desligados, não há mais monitores ou salva-vidas e o parque não fica todo iluminado.
Com mais de 23 piscinas de águas quentes naturais, o destaque fica por conta da que possui ondas e, também, o toboágua de 18 metros e seis pistas. Outros destaques para os atrativos radicais, como a xícara maluca, tomboágua, pista de surfe, crazy, bolha gigante, asa delta e aladin.
Para quem prefere algo mais tranquilo, pode aproveitar a sonolência, ressurgência e rio lento.
Dentro do parque há diversos restaurantes, quiosques, bares e sorveterias. Escolhemos o Bar da Praia para comer alguma coisa e descansar um pouco. Gastamos R$ 66,50 com uma porção de picanha acebolada, uma caipirinha, um suco e um coco gelado.

Havíamos reservado 2 diárias por R$ 559 no Hotel Mirante Bela Vista, que fica fora da cidade, aproximadamente 6,5km do parque (10 minutos).
O hotel possui 4 prédios com 4 apartamentos cada, piscina, sonolência, redário, salão de jogos, além da piscina de ondas e muito verde.
No valor da diária está incluso café da manhã e jantar. Como chegamos na sexta-feira e estávamos cansados, resolvemos ficar por ali mesmo. Assim como o jantar, o café da manhã é simples, com algumas opções, mas bem gostoso. As bebidas são anotadas pelo número do quarto e pagas no check-out.

No sábado à noite, depois de voltarmos do parque, resolvemos conhecer um pouco a cidade e escolher um lugar para jantarmos. Para nossa surpresa, a cidade é muito parada, sem movimento algum. Paramos no restaurante Villa da Vó, onde já tínhamos visto algumas indicações. O ambiente é bem gostoso, com mesas dentro do salão e fora, numa área coberta. Por acharmos que abriria durante o dia, escolhemos pizza com a intenção de voltarmos lá no domingo, quando pediríamos uma massa. Pedimos meia vila da vó com linguiça artesanal, R$ 38,50, e meia peito de peru, R$ 39,50. De sobremesa: brownie.

Para o almoço de domingo, encontramos o Tropicália, que na verdade é uma pizzaria à noite, porém, como dificilmente há lugares aberto durante o dia, resolveram adaptar o cardápio para atender em outros horários.
Escolhemos o filé mignon acebolado, que acompanha arroz, feijão, farofa, vinagrete e salada. Pedimos também um refrigerante e suco. Nesse almoço gastamos R$ 63,80.

Antes de voltarmos para casa, paramos na Gelateria Bambi. Sorveteria pequena, bem arejada e diversos sabores de sorvete muito gostosos. Além dos sorvetes de massa, tem picolé, bombons e tortas de sorvete.