Lisboa – Bairro de Belém

Torre de Belém
Fica no bairro de Belém, na zona ribeirinha. Era dali que saíam os navios em busca de aventura. A torre é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, construída no século XVI. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. A subida na torre, € 6, é um pouco cansativa, com degraus curtos e estreitos, mas em cada piso uma história e muitos detalhes. A vista é incrível!! Há pessoas auxiliando e “semáforos” indicando quando pode subir ou descer, pois só há uma escada para os dois sentidos. Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características, além da decoração externa que ostenta a simbologia própria do manuelino com cordas e elegantes nós.

Padrão dos Descobrimentos
Construído em 1960 em homenagem ao quinto centenário da morte do Infante D. Henrique e todos os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses. A subida é com elevador, € 4, e do alto pode-se ver todo o Jardim da Praça do Império.
Bem próximo ao Padrão dos Descobrimentos, no chão, encontra-se representada uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, oferecida pela África do Sul em 1960. Ao centro encontra-se um planisfério de 14 metros de largura, executada em mármores de vários tipos, com navios e caravelas que marcam as principais rotas dos Descobrimentos Portugueses.

Mosteiro dos Jerônimos
Foi mandado construir em 1501 por iniciativa do rei D. Manuel I, porém só foi concluído cem anos mais tarde. Tornou-se um dos mais belos e grandiosos monumentos da capital devido à sua arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.
Hoje, nas alas do antigo mosteiro, estão instalados o Museu da Marinha e o Museu de Arqueologia.
Na igreja do mosteiro, a Igreja de Santa Maria de Belém, estão os túmulos de Vasco da Gama e do poeta épico Luís de Camões. A Igreja tem uma planta em cruz latina e a pedra branca, utilizada em toda construção, é o calcário de lioz.
Aqui viveram os monges da Ordem de S. Jerônimo até ao ano de 1833. Estes monges tinham como funções, entre outras, rezar pela alma do Rei e prestar assistência espiritual aos navegadores que da Praia do Restelo partiam à descoberta de novos mundos.
A entrada principal do Mosteiro é pelo Portal Poente/ Axial. Embora de menores dimensões e menos majestoso que o Portal Sul, este é o mais importante Portal dos Jerônimos, quer pela sua localização (frente ao Altar-Mor), quer pela sua decoração. Aqui encontram-se representadas, nos nichos do topo, cenas da vida de Jesus Cristo. O Portal Sul, apesar da sua grandiosidade e da riqueza da sua decoração, não é a porta principal do Mosteiro.
Não pagamos nada para visitar a igreja. Na época, estavam reformando, por isso encontramos alguns andaimes, tapumes e telas de proteção dentro da igreja, e, infelizmente, nas duas vezes em que aqui estivemos não foi possível entrar nos jardins do Mosteiro.