Madrid – Estádios

Estádio Santiago Bernabéu
O Estádio Santiago Bernabéu está localizado no lugar do antigo estádio (Estádio Charmatín), em 2003 foi denominado pela UEFA como Estádio 5 Estrelas.
Quando inaugurado, em 14 de dezembro de 1947, possuía uma capacidade para 75.145 espectadores. Em 1955, depois de uma grande remodelação, resolveram-se adotar o nome atual, em homenagem ao ex-presidente do clube e principal artífice da construção do estádio, o dirigente Santiago Bernabéu. O estádio passou a ter a capacidade para 125 mil espectadores.
Foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 1982.

Nossa primeira parada por aqui foi apenas para algumas fotos do lado de fora. E mesmo assim já achamos surpreendente!!
Em nosso último dia em Madrid, fizemos o tour, € 19, e conhecemos o estádio todo, incluindo a exposição de troféus, camisas, vestiários, área da imprensa e o campo. O final do tour termina em uma mega loja da Adidas com todos os produtos originais licenciados. Muito bem organizado, interativo e bonito!!
Achamos tão legal estar aqui que, em 2016, fizemos o tour de novo!!

Estádio Vicente Calderón
Foi o primeiro estádio europeu a ter todos os seus lugares cobertos por assentos, já na época de sua inauguração, o que o qualificou como sede de diversos jogos internacionais importantes, inclusive da Copa do Mundo de 1982.
Em 14 de Julho de 1971 adotou o nome de Vicente Calderón em homenagem ao seu presidente de então, responsável direto pela construção do estádio.
Sua capacidade já foi de 70.000 espectadores, hoje reduzida para 54.907 a fim de aumentar o conforto e a segurança deste estádio, que em 2003 recebeu a qualificação como 5 estrelas pela UEFA.

Paramos aqui em nossa última noite da primeira vez em Madrid, em 2015, para assistir ao clássico, Atlético de Madrid x Real Madrid, pela Copa Del Rey. Compramos os ingressos pela internet, € 72, e tanto a ida quando a volta fizemos de metrô.  Apesar de muitos torcedores na rua após o jogo, não vimos nenhuma confusão. Achamos um jogo legal, torcidas organizadas e misturadas com locais e turistas.  O jogo ficou 2×0 para os donos da casa.