Porto – Cruzeiro das 6 pontes

É um tour de barco no Rio Douro por aproximadamente 50 minutos, começando no Cais da Ribeira e passando por 6 pontes impressionantes, por ordem de construção a Ponte de Maria Pia, a Ponte Luiz I, a Ponte da Arrábida, a Ponte de São João, a Ponte do Freixo e a Ponte do Infante.

Ponte D Luiz I
É a primeira, também conhecida como Luiz I. É uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro. Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local.

Ponte Infante Dom Henrique
Depois passa-se pela também conhecida como Ponte do Infante, que é uma ponte rodoviária. É a mais recente e, segundo muitos, a mais esbelta ponte que liga Porto e Gaia. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Luiz I.

Ponte D. Maria Pia
Na sequencia por esta, uma obra construída “no limite das possibilidades clássicas da construção metálica”. É uma infraestrutura ferroviária, que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro sendo inaugurada em 4 de Novembro de 1877 e encerrada em 24 de Junho de 1991, tendo sido substituída pela Ponte de São João.

Ponte de São João
Bem próxima essa, construída para substituir a já centenária Ponte D. Maria Pia. Ao contrário das outras pontes construídas até à data, a Ponte de São João não é em arco, mas em pórtico múltiplo contínuo, de pilares verticais, com três vãos, dois laterais, de 125 metros, e um central, com 250 metros de comprimento, apoiados em dois pilares no leito do rio; a estrutura principal, constituída pela ponte em si, junto com os viadutos de acesso, apresenta, no total, 1140 metros de comprimento.

Ponte de Freixo
É a que está mais a montante do Rio Douro. Foi construída na tentativa de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e de Dom Luiz I, particularmente notórios desde finais da década de 1980. Trata-se, na verdade, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. A ponte tem oito vãos, sendo o principal de 150 m. É uma ponte rodoviária com oito vias de trânsito (quatro em cada sentido), mas com um tabuleiro a cotas muitos inferiores à de todas as restantes pontes que ligam o Porto a Gaia. Infelizmente não tiramos foto desta.

Ponte da Arrábida
Para ver a última, porém, não a menos importante, dá-se meia volta. Foi a segunda ponte entre o Porto e Vila Nova Gaia a ser construída para a circulação rodoviária, e uma das seis pontes ainda existentes na cidade. Desde 1930 era necessário criar outras ligações às antigas pontes (pontes Maria Pia e D.Luiz) a fim de responder ao fluxo viário. No tempo da sua construção em 1963, a ponte tinha o maior arco em betão armado de qualquer ponte no mundo. O comprimento total da plataforma é de 614,6m, tendo uma largura de 26,5m. O seu vão de 270 m, e 52 m de flecha, arco esse constituído por duas costelas ocas paralelas, de 8m de largura ligadas entre si por contraventamento longitudinal e transversal. Tinha duas faixas de rodagem e duas faixas laterais para peões e ciclistas. Na década de 90 foi alterado o número de faixas rodoviárias.