El Calafate – Geleira Perito Moreno

Os passeios ao Perito Moreno, seja apenas visitação, passeio de barco ou mini-trekking (que foi o que fizemos) são feitas por uma única empresa a Hielo y Aventura (www.hieloyaventura.com), mas o passeio pode ser contratado diretamente no hotel. Deve sempre ser contratado até às 19h do dia anterior ao passeio. O preço é o mesmo que contratar diretamente da empresa, AR$ 800 por pessoa.

Em El Calafate o maior atrativo é o Parque Nacional los Glaciares. O parque tem uma área de 7.240 km², sendo o segundo maior do país. Este parque nacional argentino foi criado em 1937 invocando o seu nome os glaciares que existem na área do parque (os maiores do mundo, exceto os da Antártida).
A estrela do parque é a imponente geleira Perito Moreno, no setor sul do parque, a 78 quilômetros da Calafate. Essa imensa formação gelada possui 5 quilômetros de largura em sua parte frontal e pontos que chegam a atingir 60 metros de altura. O espetáculo mais esperado são os barulhentos desprendimentos de gelo sobre as águas do Canal de los Témpanos.
Há três formas de apreciar a geleira dos mais diferentes ângulos: por água, com barcos que se aproximam dos paredões gelados; em terra firme, através das sete passarelas de madeira; e fazendo o trekking sobre o gelo.

O ônibus da Hielo y Aventura passou buscar-nos no hotel por volta das 9h.
Ao chegar na entrada do Parque Nacional Los Glaciares é necessário pagar a taxa de entrada do parque, que tem o valor de AR$ 90,00 para estrangeiros residentes de países do Mercosul.
O percurso do centro da cidade até a entrada do parque é de aproximadamente 30 minutos. Da entrada do parque até as passarelas é de mais 30 minutos. Nesse caminho pode-se admirar a paisagem do parque.
Ao se aproximar da curva que é possível ver o Perito Moreno pela primeira vez, o guia avisa que a próxima curva que iremos passar chama-se curva do suspiro, e diz “vocês saberão o porquê”. E não é à toa, quando avista-se a geleira, todo mundo diz aquele “uau!”, “ohhhh”, “ahhhh”.
O ônibus chega e deixa os passageiros no local que dá acesso às passarelas, onde também há uma confeitaria e uma loja de lembranças.
As passarelas são bem extensas e pode-se perder várias horas caminhando por elas e desfrutando da belíssima vista do Perito Moreno de diferentes ângulos. A cada hora que passa a paisagem muda devido à posição do sol.
Para quem vai realizar outros passeios, pode-se andar pelas passarelas durante 1 hora e depois pegar novamente o ônibus que levará ao porto, tanto para o Safári Náutico como para o Mini-trekking sobre a geleira.