Maragogi/ AL

Bom, sempre que pesquisamos sobre viagens, acabamos escolhendo as internacionais por diversos motivos, mas, em setembro de 2020, devido à pandemia e muitos casos fora do Brasil, optamos por uma viagem bem diferente do que estamos acostumados.
Pensando que não poderíamos fazer muitos passeios ou até mesmo conhecer restaurantes, procuramos por um resort all inclusive. Sendo assim, pela primeira vez, escolhemos o destino pelo hotel e não pela cidade.

Então, nossa viagem começou oficialmente dia 07 de setembro de 2020, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Embarcamos às 8:25h com destino à Recife, onde chegamos às 11:20h e partimos para Maragogi, demorando cerca de 3h.
Fechamos o voo direto no site da Azul, R$ 1.883 (ida e volta para 2 pessoas) e o transfer do aeroporto até Maragogi, R$ 400 (ida e volta, regular) com a Tropicana Turismo. Fechamos o transfer regular, mas tanto na ida quanto na volta, foram só nós dois.
Por conta da pandemia, não serviram refeições durante o voo, mas, ao desembarcar, entregaram um pacotinho de bolacha salgada. Já imaginando que seria assim, tomamos café na Starbucks e pedimos: torrada Petrópolis, R$ 6,90, croissant (presunto e queijo), R$ 11,50, além de suco de laranja e café com leite.

Passamos pela BR-116, considerada a principal rodovia do Brasil e também a maior totalmente pavimentada do país: ela corta o litoral brasileiro, do Nordeste ao Sul, iniciando-se em Fortaleza (CE) e finalizando em Jaguarão (RS) — fronteira com o Uruguai.

Salinas Maragogi
Nossa escolha foi o Salinas Maragogi devido à infraestrutura que oferece, pelo valor e, claro, pelas lindas praias próximas ao hotel.
Sendo assim, ficamos aqui 4 noites, R$ 5.082.
Não gostamos muito do atendimento por ser tudo on line e não termos respostas para algumas dúvidas, como por exemplo: queríamos ficar mais dias, porém, as reservas são feitas somente pelo site, não podendo alterar. Outra questão: no valor da reserva está inclusa uma refeição nos restaurantes típicos dentro do hotel, mas a reserva só pode ser feita pessoalmente e se tiver vaga.
Esse atendimento é muito diferente do que encontramos ao chegar lá, todos muito educados, dispostos a ajudar, super prestativos e sempre de bom humor. Adoramos a recepção de todos!!
O resort é lindo, muito grande, tudo muito bem cuidado, com muitos funcionários.
Logo na chegada, enquanto fazíamos o checkin (que tínhamos adiantado pela internet), o pessoal foi retirando a mala do carro. A recepção é bonita, espaçosa, com puffs e vidros grandes, deixando a área bem iluminada.
Ao lado, uma sala de TV, café e sofás, além de uma loja com acessórios e souvenirs.

Restaurante Galés
Seguindo o corredor, chegamos no principal restaurante: Galés. É enorme!! Diversas mesas com cadeiras e sofás, plantas e janelas bem grandes.
Por conta da pandemia, era aferido a temperatura toda vez que entrávamos aqui, além dos pratos ficarem individuais ou servidos por um funcionário.
Ah, o que falar do café da manhã e refeições?? Tudo delicioso!! Gostamos demais da tapioca, feita na hora, assim como omeletes.
Achamos bem legal a variedade de tudo, desde sucos, pães, frios, bolos, frutas, doces, até carne de sol, couscous e mungunza.
No almoço quase não comemos aqui, mas o jantar sim, e sempre com algum prato diferente, como: risoto, carne de sol com queijo coalho, bobó de camarão.
Não podemos deixar de citar sobre os doces, docinhos como brigadeiro, tiramissu, merengue, palha italiana, ambrosia, pudim, cocada, tortinhas, sorvetes.

Restaurante rio mar
Esse é o restaurante típico italiano dentro do resort.
Assim que chegamos, corremos lá para reservar, infelizmente não conseguimos para a primeira noite, como queríamos para comemorar nosso aniversário de casamento. Somente na terceira noite.
No momento da reserva é feita a escolha dos pratos: trio de bruschettas, salada de tomate cereja com queijo, salmão com risoto e lagosta com talharim. Sobremesa: panna cotta.
O restaurante fica bem perto do bar da praia, passando pela areia.
Uma fachada grande, decoração simples, mas bem agradável. No centro do restaurante ficam vários pallets com taças, vinhos, além de um barco e bonecos, remetendo a culinária italiana.
As mesas bem espalhadas pelo salão, coberto com fitas penduradas no teto nas cores da bandeira da Itália.
Logo que chegamos, já começaram a nos servir. Os pratos são bem bonitos e gostosos!!

Bar da Praia
Ah, nosso lugar preferido do hotel, sem dúvida!!
Pé na areia, mesinhas na sombra, bebidas geladas e petiscos super saborosos, não queríamos mais nada, né??
Pois é, área super agradável!! Além das cervejas long neck, refrigerantes, água, entre outras bebidas preparadas na hora, o destaque era os petiscos, cada dia alguma coisa diferente, além dos tradicionais e fixos camarões, frango a passarinho, peixes, mini hambúrguer, cachorro quente.
Na maioria dos dias, optamos por “almoçar” por aqui.
É aqui que acontecem os eventos noturnos com músicas, como pagode na primeira noite, luau na segunda, música sertaneja..

Bar da piscina
Um bar só de bebidas no centro das piscinas inferiores.
Super top!!

Sports Bar
Um jogo do Palmeiras e lá vamos nós em busca de uma TV grande com cerveja gelada.
Sabíamos que tinha, mas não estávamos encontrando o bar. Ele fica logo embaixo da recepção, no subsolo.
Ao chegar, estava aberto, porém, vazio e TV desligada. Mas não demorou muito para que alguém desse suporte. Logo depois, outros torcedores apareceram ali.
Além da TV e um bar, mesa de bilhar, mesinhas e sofás.
Nos serviram cervejas e amendoim.

Espaço Canoas
Um espaço super agradável, todo aberto, com vista para as piscinas superiores.
A decoração toda ligada ao mar, tons de azul, que acalma e relaxa.
Passamos aqui num fim de tarde para comer alguns salgados e doces.
Não curtimos muito os salgadinhos, mas valeu passar conhecer a área.

Piscinas
Claro que o maior destaque do resort é as belas e diversas piscinas.
Tem para todos os gostos e tamanhos.
Em frente ao restaurante Galés ficam as superiores, mais tranquilas, menos movimentação. Ótimo espaço para relaxar sem muita gente.
Passamos por aqui, mas não entramos nas piscinas.
O lado ruim: o sol se esconde mais rápido.
Nas inferiores acontecem as atividades diárias pela manhã, além de brincadeiras, música o dia todo e bar no centro.
No canto, às infantis (baby, kids e teen), rasas, com brinquedos aquáticos e sorveteria ao lado.

Quarto
No momento da reserva escolhemos o apartamento praia frente mar, não tem muito mais o que escolher ou quem falar para saber como é.
Ao chegar lá é que nos informam o bloco, andar e quarto. Ficamos no bloco 5, frente para o mar, bem perto da praia, porém, no térreo, ou seja, não víamos o mar.
O quarto é bem confortável e grande. Tem duas camas de casal, TV, frigobar. O banheiro tem um tamanho legal, com box.
Tem ainda uma varanda, com vista para a área arborizada do resort, mas não podíamos deixar a janela ou cortinas abertas por ser passagem dos outros hóspedes.

Independente disso, super aproveitamos e curtimos o espaço. Ah, fomos recepcionados com chocolates!!

Em nosso primeiro dia no nordeste, chegamos no meio da tarde e resolvemos descansar e curtir o resort e a praia em frente.
No segundo dia, acordamos bem cedo afim de ver o nascer do sol. Então 5:10h estávamos lá fora, com os pés na areia, só esperando o sol.
Super indicamos aqui e sempre que possível escolhemos um dia em nossas viagens para tentar ver.
Logo depois, andamos por todo o resort, tiramos fotos das áreas vazias, aproveitamos o espaço sendo só nosso por alguns instantes, já que o restaurante para o café da manhã é a partir das 7h.

Piscinas naturais de Galés
Bom, esse era o único passeio que tínhamos certeza que faríamos, pois reservamos antes com a Costazul Turismo, R$ 80 por pessoa, devido a maré.
Sim, por conta da maré. Não sabíamos como era, mas, pesquisando a tábua de maré para os dias que ficaríamos na cidade, só teríamos o dia 08 de setembro para esse passeio.
Para esse passeio a maré deve estar entre -0,1 e 0,6. No dia em que reservamos era o limite da maré baixa (0,6) e depois só na próxima semana estaria ideal para o passeio.
Um micro-ônibus nos pegou no hotel quase 11h, passamos em outros hotéis para outras pessoas e seguimos até o Restaurante Casa da Praia, que fica na Barra Grande.
Gente, só de chegar ali e ver aquela cor da água já ficamos encantados. É um azul inexplicável, coisa mais linda!!
A partir dali fomos de catamarã até as piscinas naturais, cerca de 6km da costa.
Os três funcionários que acompanham o passeio são super simpáticos e divertidos, vão conversando e contando histórias pelo caminho, além de oferecer adicionais como óculos, snorkel, R$ 15, e fotos, R$ 60.
É surreal o lugar!! Realmente parece uma piscina com água cristalina.
Perto das 12:40h, o catamarã parou. Ali não dava pé, mas cerca de 1km dava, na ponta do pé, mas ok. Para quem não sabe nadar, é disponibilizado coletes salva-vidas.
Pouco mais para frente, víamos outros catamarãs e muitas pessoas com água no joelho, porém, a área com essa profundidade era pequena pela quantidade de pessoas. Sendo assim, ficamos por aqui mesmo.
Para quem mergulha, vale a pena o snorkel para ver os peixes, corais e vida marinha por ali.
Optamos também pelas fotos, a ideia e vontade deles são legais, mas não ficou como vimos algumas fotos na internet, mas valeu a experiência e tentativa. As fotos são enviadas por um link do Google pelo whatsapp no final do passeio.
Aqui ficamos quase 1h, afinal o tempo de maré baixa é bem pouco.
Chegamos de volta ao restaurante às 14:50h.

É um passeio que não pode ficar de fora para que vem à Maragogi!!

Pensamos em, após o café da manhã, ir caminhando pela praia, sentido á Barra Grande.
Vimos que seria em torno de 7km, mas a ideia era andar para curtir a vista, andar devagar até cansar, para voltar, pensaríamos como fazer.
Assim fizemos, porém, depois de uns 30 minutos andando, começou chover, até pensamos em seguir, mas se chegássemos lá com chuva, a praia não teria a mesma cor e encanto, além de ficarmos frustrados. Então resolvemos voltar.
Assim que chegamos no hotel, por incrível que pareça, a chuva parou e o céu abriu.

Mirante
Optamos, depois da nossa caminhada na chuva, por subir no mirante do hotel.
Uma trilha fácil, curta e bem sinalizada, onde chegamos no alto após 30 minutos. A vista do alto é bem bonita, podendo observar toda a estrutura do hotel, as praias à direita e as ao norte, além de muito verde e vento.

Passeio de buggy
Para não correr o risco de irmos embora sem conhecer as praias da região, fechamos o passeio de buggy, R$ 200, duração de aproximadamente 2:30h, com os que ficam parados na entrada do resort mesmo.
Não era nossa melhor opção, por termos a ideia de buggy nas dunas, areia, e esse iria pela estrada de asfalto, mas fomos, já que passaríamos por Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta do Mangue.

Orla de Maragogi
Os 22 km de extensão de litoral revelam lugares espetaculares e a praia do Centro da cidade é a mais visitada de todo o litoral Norte do Estado.
A Orla de Maragogi é o local mais badalado da extensa faixa litorânea da cidade que é o segundo polo turístico de Alagoas.
São 2,5 km na faixa litorânea da Orla de Marítima.
Passamos por aqui de buggy e depois pelo mar, vendo a orla por outro ângulo, além da tentativa de passar a pé.

Praia de Burgalhau
A primeira parada é na Praia de Burgalhau, com areias claras, mar paradisíaco e com ondas.
Apesar de ter o mesmo cenário de outras praias da região, é considerada por alguns visitantes uma das melhores praias de Maragogi.
Além dos coqueiros e dos corais vistos na maré baixa, nessa praia também está a foz de um rio.
A praia não tem tanta estrutura, mas é daqui a famosa foto no coração com cocos. O guia estaciona o buggy no coração e sobe na árvore, já preparada com escada e local certo para isso.

Praia da Barra Grande
Vimos que Barra Grande é uma das praias mais legais de Maragogi. Tem suas águas límpidas, calmas, ideais para famílias com crianças ou para quem prefere curtir um mar estilo piscina. A bela cor que atrai turistas de diversas cidades mantém-se nessa região.

Claro que a ideia sempre foi andar pelo banco de areia que se forma no período de maré baixa, mas não foi possível. Mesmo assim, vimos a cor do mar por aqui ao fazer o passeio até as piscinas naturais e passamos “por cima” do caminho de Moisés ao ir para a Praia de Xaréu.

Percebemos também a diferença da cor da água, no primeiro dia vimos super clara, bem cristalina, com um lindo dia de sol e céu azul. Enquanto nesse dia do passeio de buggy, após a chuva, não estava tão clara.

Praia de Antunes
Antunes é uma das praias mais procuradas em Maragogi, mas, diferentemente de outras praias que costumam estar desertas, essa praia conta com a estrutura de barracas e vendedores, que alugam cadeiras, guarda-sóis, vendem petiscos e bebidas.
O trecho do mar nessa região é muito bonito!!
O litoral norte de Maragogi tem praias com uma coloração mais esverdeada e cristalina.
Aqui fica o famoso coqueiro inclinado, porém, para tirar foto nele, é preciso pegar fila.
Por aqui tem também diversas balanças e redes, que paga-se para tirar fotos, o valor é baixo, mas também tem fila.

Sobre a cor da água, é possível ver a diferença de um dia após chover e outro com céu aberto.

Praia de Xaréu
Xaréu é uma praia a cerca de 8km do centro de Maragogi, próxima a uma pequena vila com casas de veraneio e não tem muito comércio na areia ou muito movimento de banhistas durante a semana, tornando-se ideal para quem viaja em busca de tranquilidade.
Essa praia de águas cristalinas e quentes se difere de outras praias de Maragogi por formar uma espécie de lagoa no período da maré baixa.
Como a praia está protegida por uma barreira de corais, ela é tranquila e não oferece perigo, suas ondas são fracas.

Aqui ficam várias redes para as famosas fotos. Claro que, como em outros lugares, paga-se por isso. O valor é bem baixo, R$ 5, para tirar quantas fotos quiser. Você paga para “usar” a rede, não pelas fotos. Em nossa primeira parada por aqui, não entramos na água por estar no fim do dia (sem sol), ventando e pegaríamos a estrada de volta, mas tiramos as fotos que o guia já tem os lugares e poses certas. Confesso que nem todas ficaram boas, mas valeu a experiência, entretenimento e risadas no momento.

Essa é a praia conhecida como Praia da Bruna, por conta das constantes visitas da apresentadora nos anos 90, Bruna Lombardi.

O resort oferece passeios regularmente e, em nosso último dia, sugeriram um passeio durante o dia, das 10h às 12:30h, o beach tour, passando pelas principais praias de catamarã, parando na Praia de Antunes e na lagoa da Praia de Xaréu. Super recomendamos!! A praia é linda e mesmo a quilômetros de distância da costa, a água não chegava na cintura.

Praia Ponta de Mangue
Aqui foi a última parada do passeio de buggy.
Ponta de Mangue fica no litoral norte da cidade e faz sucesso pelas águas verdes e mornas, principalmente no período do verão. Apesar de o nome sugerir que a água dessa praia pode ser turva, basta conhecê-la no período certo para ver que suas águas podem se assemelhar às de praias do Caribe.
O lugar tem muitos e muitos coqueiros que dão boa sombra e corais que ficam aparentes no período de maré baixa. Essa praia tem águas calmas.

Japaratinga
No coração da Costa dos Corais, encontra-se um paraíso natural: a vila charmosa de Japaratinga. Com praias paradisíacas, barreiras de corais, piscinas naturais e natureza exuberante.
Aqui tem praias com água verde esmeralda menos movimentadas.
O resort ofereceu também o passeio de pôr-do-sol. Um passeio de catamarã, saindo do hotel, indo até próximo às barreiras de corais e fazendo uma parada nas piscinas naturais de Japaratinga, lado contrário que fizemos durante o dia.
Os dois passeios (beach tour e pôr-do-sol), R$ 280, foram com música ao vivo, ambiente super legal e gostoso!!
Tivemos tempo apenas de comer algo rápido, porque a saída foi às 15:45h. retornando às 17h, após o sol se pôr e uma parada nas piscinas naturais.
E o que falar desse ponto?? Maravilhoso!! No meio do mar, águas calmas e tranquilas, esverdeadas e com água na cintura.

Restaurante Bonaparte
Na volta, nossa última refeição nordestina foi no Aeroporto de Recife e escolhemos um almoço no Bonaparte.
Por chegarmos às 15h, estava bem vazio, mas fomos super bem atendidos.
Pedimos de entrada pastéis misto, R$ 32,90, e caldinho de feijão.
O prato principal foi carne de sol nordestina (purê de mandioquinha e arroz com brócolis), R$ 115,86.
Finalizamos com a sobremesa cartola, R$ 19,90.
Saímos super satisfeitos na despedida da comida do nordeste.