Bruxelas – Passeio pela cidade

Após o café da manhã em Bruges, partimos para Bruxelas, capital da Bélgica e sede do parlamento europeu.
Assim que chegamos, fizemos um passeio panorâmico passando pelos principais pontos da cidade.

Atomium
É a Torre Eiffel de Bruxelas. É a escultura de uma molécula. Pode entrar e visitar o museu interno e ter uma vista panorâmica da cidade.

Parc de Laeken – Royal Parc
É um grande parque. Ali está o Palácio de Laeken (residência real desde o século XIX – fechado ao público) e as estufas do jardim real (que ficam abertas para visitação durante duas semanas por ano, entre os meses de abril e maio)
Nessas estufas estão plantas exóticas e exemplares de espécies raras. É uma das maiores estufas do mundo, com 14 mil metros quadrados.

Coluna do Congresso
É uma coluna monumental situada na Place du Congrèsplein que comemora a criação da Constituição pelo Congresso Nacional de 1830-1831.

Palácio da Justiça
É o palácio oficial do rei dos belgas em Bruxelas. Localiza-se no Bairro do Sablon, ao lado oposto do prédio do Parlamento, no outro lado do Parque de Bruxelas. Os dois edifícios simbolizam o sistema de governo da Bélgica: a monarquia constitucional. Próximo a ele, você vai ver, não um mirante propriamente dito, mas um local onde consegue ter uma boa vista da cidade.

Place Royale
Ou Koningsplein é uma histórica praça neoclássica no Royal Quarter de Bruxelas. Construído entre 1775 e 1782 como parte de um projeto urbano que inclui o Parque de Bruxelas, tem formato retangular e simétrico e é flanqueado por alguns dos principais museus da cidade.

Art & History Museum
Um dos maiores museus da Europa e um dos constituintes dos Museus Reais de Arte e História, o Museu de Arte e História é um museu público em Bruxelas. Está localizado no parque Cinquentenário e foi anteriormente chamado de Museu Cinquentenário até maio de 2018.

Grand Place
Charmosa praça do século 12 rodeada por edifícios históricos do século XVIII, incluindo a Maison du Roi (a residência do Rei), a Câmara Municipal (que tem uma torre gótica de 96 metros de altura com uma estátua do arcanjo são Miguel no topo), e as Guildhalls (casa das corporações).

Manneken pis
Esse é um dos símbolos da cidade. Famosa estátua de um menino fazendo xixi. É uma pequena fonte de esquina que você vai encontrar logo que sair da Grand Place.

Comic Strip Trail
Também chamada de Nona Arte, em Bruxelas existe uma rota chamada de “Comic Book Route” e o caminho leva ao longo de vários muros e edifícios da cidade, principalmente nos bairros de Laeken e Auderghem, onde grandes e muitos murais foram coloridos com os personagens dos desenhos animados famosos locais (Tintin, Smurf, Asterix, Lucky Luke, Gaston, e muitos outros).
O projeto, que começou em 1991, foi iniciado pelo governo local para comemorar a longa relação da Bélgica com as histórias em quadrinhos que, aliás, são o orgulho do país.

Estátua do Smurf
Schtroumpfs, a mais nova estátua de Bruxelas, a estátua do Smurf sentado em um cogumelo fica bem em em frente a entrada do MOOF e da Smurf Store. A estátua de 5 metros de altura é totalmente branca.

Após o passeio e rápida parada para o almoço, partida para Amsterdã, uma das cidades mais curiosas do mundo.