Paris – Passeios pela cidade

À noite, assim que deixamos as malas no hotel, um passeio por Paris iluminada, passando pela Champs Elysées, vista da Torre Eiffel a partir do Trocadero e por algumas avenidas tomadas por vitrines com roupas de luxo.

No dia seguinte, após o café da manhã, seguiríamos com um passeio panorâmico com a excursão passando pela Praça da ConcórdiaÓpera GarnierIgreja La Madeleine e Avenida Champs Elysées, e depois teríamos a tarde livre. Sendo assim, preferimos seguir o nosso roteiro, assim fizemos, pegamos o metrô e fomos direto para a Ópera Garnier depois seguimos andando sentido ao Museu du Louvre, passamos pela Champs Elysées até o Arco do Triunfo

Ópera Garnier
Ou Palais Garnier é uma casa de ópera com o edifício que é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo.

Só vimos por fora, de passagem e algumas fotos.

Musée du Louvre
O Museu do Louvre, instalado no Palácio do Louvre, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. A entrada da pirâmide é de longe a mais congestionada, porém, tem as entradas da Porte des Lions e da Galerie du Carrousel.

Esquecemos dessa dica e entramos pela principal, mas não demorou tanto. Logo chegamos na bilheteria, € 12, e seguimos aos pontos principais. Quem já viu outras matérias, sabe que museu não é um dos nossos passeios preferidos, mas se tratando de alguns e desse em especial, tínhamos que entrar… Assim fizemos, buscamos as obras mais visitadas e como chegar até elas.
Vimos:

  • Esfinge de Tanis (la vie quotidiènne e as mùmias: rez de chaussée, ala Sully, (vàrias salas) departamento Egito): é uma escultura de granito vermelho, datada do século 2600 a.C. e, com quase 5 metros de comprimento, está entre as maiores esfinges que se encontram fora do Egito;
  • Aphrodite, Vênus de Milo (rez de chassée (térreo), ala Sully, sala n° 7, no departamento gregos, etruscos e romanos): não é a falta dos braços que tira sua beleza. Foi descoberta em 1820 e oferecida ao rei Luís XIII, que a deu ao Louvre. É uma mais das famosas representações da deusa Vênus ou Afrodite para os Gregos;
  • La Dentellière (Vermeer: 2° andar, ala Richelieu, sala 38, departamento pintura holandesa): é representação fiel da ocupação das distrações e dos trabalhos da época, sendo um famoso quadro do século XVI de Johannes Vermeer, a Rendeira inspirou um romance de sucesso e um filme;
  • Escravo Morrendo e Escravo Rebelde (piso térreo da ala Denon, sala 4): detalhe na estátua do escravo rebelde (à esquerda), por alguma razão apresenta marcas de ferramentas e falta de polimento, que indicam que ela pode não ter sido terminada por Michelangelo;
  • Psique Reanimada pelo Beijo do Amor (ala Denon, térreo, Galeria Michel-Ange, Sala 403): é considerada uma obra-prima da escultura neoclássica, mas mostra os amantes mitológicos em um momento de grande emoção, característico do movimento emergente do romantismo;
  • Mona Lisa (Leonardo da Vinci: 1° andar, ala Denon, sala 6, departamento pinturas italianas): obra de um dos maiores gênios da história e obra de arte mais famosa do mundo, de 1503. O que mais chama a atenção na pintura é o posicionamento dos olhos e o sorriso enigmático. Esta, sem nenhuma dúvida, é a obra mais importante do museu do Louvre em Paris e imperdível conhecê-la;
  • Vitória de Samotrácia (1° andar, ala Denon, departamento escultura grega, depois do controle da entrada pegar escada da esquerda): seus pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Acredita-se que teria sido feita para celebrar uma vitória naval, pois a deusa está colocada na proa de uma embarcação, desafiando os ventos, e a mão direita, que lhe falta, devia estar erguida

As outras imagens foram curiosidades pelo caminho das nossas atrações principais.

Colunata de Perrault
É a fachada mais oriental do Palais du Louvre e foi celebrada como a obra-prima mais importante do classicismo arquitetônico francês desde sua construção, principalmente entre 1667 e 1670.

Arc de Triomphe du Carrousel
É um monumento datando de 1809, construído por Napoleão I (Napoleão Bonaparte). Localiza-se na Praça do Carrossel, à oeste do Museu do Louvre, sobre a esplanada que precedia a ala do Palácio das Tulherias (antes que o palácio fosse queimado, em 1871). Edificado entre 1807 e 1809, celebrando a vitória dos exércitos franceses na Batalha de Austerlitz, o Arco do Triunfo, desenhado por Charles Percier e Pierre-François-Léonard Fontaine.

Jardin des Tuileries
Compõem um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel.

Grande Roue
A tradicional roda gigante na Place de la Concorde é uma das mais famosas decorações de Natal e principal símbolo das festas de fim de ano na Cidade Luz há 23 anos. Tem 40m de altura e 42 cabines climatizadas. A temporada de 2017/2018 foi a última, pois a prefeitura optou por não renovar o contrato por questões ambientais e respeito ao patrimônio público, por obstruir o eixo histórico do Louvre ao Arco de la Défense.

Place de la Concorde
A Praça Concorde está entre a Champs Élysées e o Jardim de Tuileries e, graças à sua história, é uma das praças mais representativas de Paris. Pelo tamanho, é a segunda maior da França, depois da Quinconces, de Bordeaux. Foi construída entre 1757 e 1779 sob o nome de Praça de Luís XV e no centro estava a estátua equestre do rei para celebrar sua melhora depois de uma grave doença. Em 1792, a estátua foi derrubada e fundida e a praça foi rebatizada como Praça da Revolução. Durante a Revolução Francesa, se tornou um cenário sangrento devido à instalação de uma guilhotina na qual foram executadas mais de 1.200 pessoas. Com o final do regime de terror, em 1795 a praça foi rebatizada definitivamente como Praça Concorde e adquiriu seu aspecto atual entre 1836 e 1840, quando foi colocado no centro um enorme obelisco proveniente de Luxor de mais de 3.000 anos de antiguidade, doado pelo vice-rei do Egito.

Champs Elysées
É uma prestigiada avenida de Paris, com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, é uma das mais famosas ruas do mundo, conhecida como La Plus Belle Avenue du Monde.

Assim que chegamos aqui, estava lotada de motoqueiros vestidos de papai noel, passamos de ônibus à noite.
No dia seguinte, ao invés de fazermos um passeio pelo Palácio de Versalhes, optamos por andar pela cidade, passarmos a pé na Champs Elysées, olhando as vitrines, pessoas, curtir o tempo aqui e então subir na Torre Eiffel.

Arc de Triomphe
É um monumento construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806.

Emocionante ao de deparar com esse monumento por conta do tamanho impressionante. Vimos primeiro à noite, todo iluminado, de longe. No dia seguinte, após andar pela Champs Elysées, chegamos até aqui atravessando a rotatória pelo túnel por baixo da rua. Cheio de detalhes na sua construção, não pudemos deixar de subir, € 9,5. Apesar dos 284 degraus sendo a maioria em formato caracol, vale muito a pena, a vista é incrível e única!! É cansativo, vá preparado, não tem banheiro ou água, e apenas um ou outro patamar intermediário, mas quase no topo.

Général Charles de Gaulle Statue
Trinta anos depois de sua morte, Charles de Gaulle, o general que se recusou a aceitar a derrota para a Alemanha nazista, voltou aos Campos Elíseos em uma monumental estátua de bronze que lembra sua entrada triunfal como salvador da França durante a libertação de Paris, em 1944. Ele é considerado por muitos o maior estadista francês.

Grand Palais
Grand Palais des Beaux-Arts, ou Grand Palais des Champs-Elysées ou apenas Grand Palais, faz parte do conjunto arquitetônico formado pelo Petit Palais e Ponte Alexandre III. É um edifício singular da cidade construído a partir de 1897 para a exposição internacional de 1900 e tornou-se um monumento importante do patrimônio francês com bela arquitetura sustentando o maior telhado de vidro da Europa.

La Madeleine
Considerada por muitos a igreja mais bonita de Paris, La Madeleine, que mais parece um templo clássico grego, teve sua construção concluída no século XIX. Nela teve lugar o funeral de D. Pedro II, em 1891.

Só vimos por fora, não tínhamos tempo suficiente para entrar em todos os locais.

Igreja de Saint-Germain l’Auxerrois
Igreja de São Germano de Auxerre é um templo católico localizado em Paris, junto ao rio Sena e em frente ao Museu do Louvre. O edifício original foi construído em plena época merovíngia, mas foi destruído numa incursão normanda em 885-886. Reconstruída a partir da primeira metade do século XII, a igreja foi sendo modificada de forma progressiva até 1580, quando chegou à forma atual.

Conciergerie
É o vestígio principal do antigo Palácio da Cidade ou Palácio de la Cité, que foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV e que se estendia sobre o local em que hoje está o Palácio de Justiça de Paris.

Pont de l’Archevêché
É uma ponte que atravessa o rio Sena.

Passamos por aqui, tiramos várias fotos, mas não deixamos nosso cadeado.

Catedral de Notre-Dame
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual. Várias cidades francesas tem uma igreja chamada Notre-Dame, mas nenhuma é tão famosa quanto a de Paris. Cenário principal da obra “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo, está bem em frente ao marco zero da capital francesa, na Île de la Cité, cercada pelo Rio Sena. É uma obra-prima do estilo gótico, construída entre os séculos XII e XIV, e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Aqui terminamos nosso primeiro dia em Paris, até porque estávamos com horário agendado para o Moulin Rouge. Por aqui, paramos para perguntar sobre o metrô, mas a linha é tão grande que os próprios parisienses tem dúvidas sobre as estações menos conhecidas. Paramos na porta da igreja apenas para nos esconder um pouco da chuva, que não resolveu muito, choveu muito forte e a estação mais perto estava bem longe. No dia seguinte voltamos por aqui para turar outras fotos por fora.

Moulin Rouge
É um cabaré construído em 1889 e localizado no Boulevard de Clichy.

Nossa intenção desde o começo era assistir o espetáculo com jantar, porém, quando pedimos para a recepcionista do hotel fazer a nossa reserva, a mesma informou que os pratos não eram tão bons e eram caros. O valor nós já tínhamos ideia pelas pesquisas feitas, mas ficamos na dúvida sobre ser bom. Enfim, a recepcionista nos convenceu e acabamos decidimos apenas assistir o show e depois procurar um lugar para jantar. Gostamos muito, mas nos arrependemos de não ter jantado aqui. Infelizmente não anotamos o valor e não é permitido fotografar.

Tour Eiffel
Simplesmente o marco mais famoso de Paris, o monumento mais lembrado no mundo e o mais visitado da Europa!! Foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa. Trata-se de torre treliça de ferro do século XIX com cerca de 320 metros e 10.100 toneladas.

Nossa primeira vista dela foi rápida e à noite a partir do Trocadero, chegando em tempo de ver brilhando. No segundo dia, trocamos a ida ao Palácio de Versalhes e não perdemos a oportunidade de subir. Acordamos cedo e partimos para lá. Ainda assim, pegamos uma fila grande para a compra dos ingresso, € 15. Para subir até o primeiro patamar, utiliza-se um elevador interno. Ali tinha pista de patinação, piso de vidro, cafés e outras atividades. Logo subimos até o topo, em elevador panorâmico, sensação única!! Ao chegar no mais alto da torre, é possível ver os arredores e pontos turísticos de Paris. Estava frio e ventava muito no dia, mas demos a volta no topo. Entramos, tomamos um chocolate quente e bretzel, € 6, antes de descer.

Passeio Rio Sena
Achamos bem legal o passeio pelo Rio Sena , tendo assim um olhar diferente de Paris. Fizemos com empresa Batobus Paris, que fica próximo a Torre Eiffel, € 16, com duração aproximada de 1h em um barco panorâmico. Faríamos de novo!!

Montmartre
É um bairro boêmio de Paris. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Deve seu nome aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250.

Do passeio de barco, descemos num ponto perto de uma estação de metrô e fomos até o bairro Monmartre. Aqui, quase caímos naquelas “pegadinhas de turistas”, mas nos saímos bem e seguimos o passeio.

Basílica de Sacré Coeur
A Basílica do Sagrado Coração é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica, que demorou 34 anos para ser construída interrompendo sua construção durante a I Guerra Mundial, está localizada no topo do Monte Martre, o ponto mais alto da cidade, com 83m de comprimento, 35m de largura e uma torre com 83m de altura.

Para chegar até a porta da basílica, pode subir os 234 degraus ou optar pelo funicular. Subimos e descemos pelas escadas e contemplando a vista a cada patamar.

I love you mall
É uma parede onde está escrito “eu te amo” em todas as línguas. A parede está localizada na Place des Abbesses.

Não achamos a parede, descemos, entramos em algumas lojinhas de souvenirs e perguntamos. Nos disseram que era lá em cima, perto da basílica. Subimos, desta vez com o funicular, € 3,4. Como não achamos, entramos numa lanchonete e perguntamos de novo e nos disseram que era embaixo, do lado direito, fica numa praça cercada. Quase desistindo, seguimos a indicação e finalmente encontramos. Logo que chegamos estava vazia, tiramos algumas fotos e logo começou chegar bastante gente.

Parc Des Princes
É um estádio localizado a oeste de Paris, inaugurado em 18 de Julho de 1897. É predominantemente utilizado pelo clube Paris Saint-German, mas também abriga partidas de rugby.

Um jeito diferente (e mais divertido) de conhecer o estádio foi quando decidimos assistir a partida do PSG x Montpellier, pelo campeonato francês. O jogo comprado, € 82, antes da de embarcamos nessa viagem não saiu do 0x0, mas foi interessante estar no meio da torcida, misturando-se com torcedores e turistas.
Fomos de metrô a partir da Basílica de Sacré Couer e voltamos de metrô, bem movimentado, mas tudo organizado com policiais pelo caminho.
Uma experiência e tanto!!

Galeries Lafayette
É um complexo de lojas e, mesmo para quem não tem a intenção de gastar (como nós), é parada obrigatória. O prédio tem 10 andares e a decoração do ambiente já vale a visita, principalmente pela cúpula com vitrais, considerada um monumento histórico francês. Outro ponto para notar são as sacadas com florais e vitrais. Na época que estivemos por aqui, estava tudo com enfeites natalinos. Cada ano uma decoração diferente, inclusive das vitrines do lado da rua, deixando as calçadas lotadas de pessoas.