Monteriggionni

Depois de almoçarmos em Montefioralle, seguimos até a cidade mais medieval da Itália: Monteriggioni!!

Monteriggioni é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena.
Ainda hoje, a cidade se mantém praticamente com a mesma estrutura da época em que foi construída. Suas muralhas feitas com grandes blocos de pedra e suas 14 torres foram imortalizadas por Dante na Divina Comédia e que testemunharam inúmeras batalhas entre Florença e Siena, que queriam sua dominação.

Não faz parte do circuito turístico tradicional, mas merece muito uma visita para sentir a sua atmosfera e desfrutar desse lugar que nos remete ao passado medieval. Chegamos no centrinho e praticamente só nós no local, sem movimento ou lugares abertos, tornando o lugar ainda mais especial, como se estivéssemos voltado e parado no tempo.

A recepção na cidade é feita pela Porta Franca, que nos leva até a Piazza Roma, ao lado esquerdo, pode-se observar algumas palavras no muro que remetem a fundação da cidade, que aconteceu no século XIII. Dizem que, em tempos remotos, nesta porta havia uma pesada ponte levadiça, porém nunca foi confirmado, nem historicamente. Ao lado direito da Porta, pode-se ver o número 1860, ano do início do estado italiano.

O ponto de maior interesse da cidade é a Pieve (Igreja) de Santa Maria Assunta, com suas enormes pedras, bem rústica tem uma atmosfera muito pacifica. A Igreja foi erguida juntamente com o castelo da cidade; os tabernáculos do século XV e a pintura de Nossa Senhora, além do belo crucifixo de madeira e do sino, foram presentes de Siena, recebidos em 1298.

A Piazza Roma só foi pavimentada na década de 60 e antes disso era a sterro, ou seja, sem pavimentação. Os muros ao redor da cidade, ou seja, a muralha tem 570 metros de comprimento e é rodeada pelas torres, 14 no total que, para se adaptarem aos novos armamentos bélicos de seus inimigos, foram diminuídas à altura de suas paredes, para melhorar a defesa.