Greve in Chianti

É uma comuna italiana da região central da Toscana e uma das principais cidades do famoso Chianti que produz excelentes vinhos e azeites.

Para irmos, alugamos um carro pelo site da Alamo, por um dia, € 68,91, com GPS e ar condicionado. O problema é que tínhamos escolhido um Audi A3 (intermediate manual) e ao chegar na locadora parceira, Locauto, nos deram um Golf dizendo ser um modelo similar ao escolhido, no mesmo valor. Tentamos argumentar, mas, além de perder tempo do passeio, não chegaríamos a lugar algum com a discussão. Ainda assim, ficamos cerca de 1h. O carro, apesar de não ser o escolhido, é bonito e bem confortável.

Em menos de 1h, por volta das 12h chegamos no centrinho de Greve in Chianti, tiramos algumas fotos e a primeira parada é a Praça Giovanni Matteotti, no centro da cidade, em forma triangular. A praça abriga a estátua do navegador Giovanni da Verrazzano, que nasceu na cidade no ano de 1485.

Na Praça Matteotti fica o Palazzo Comunale, em estilo neo-renascentista, que é a sede da prefeitura da cidade. O atual edifício fica sobre os restos do antigo palácio pretoriano, cuja construção foi concluída em 1489. Acima deste edifício, foi construída a nova prefeitura, com obras finalizadas em 1895, e desde 1896 tornou-se sede administrativa.

A praça é repleta de pórticos, são verdadeiras galerias arqueadas em 3 lados, onde ficam lojas e restaurantes. Em época medieval nessa praça acontecia o mercado de carnes e em dias de chuva, os pórticos serviam para proteger os animais.

Próximo à praça, do lado oposto ao Palazzo Comunale, fica a igreja dedicada à Santa Croce, que é do século XIX.

Montefioralle
Pequeno vilarejo localizado próximo a cidade de Greve in Chianti, no coração da mais famosa região produtora de vinho na Toscana. Em origem se chamava Monteficalle devido a quantidade de figueiras que existiam naquela zona.
Cidade e vila eram uma fortaleza importante durante as guerras entre Florença e Siena . Em 1250, tornou-se a sede da Liga do Vale Greve. A cidade já foi dotada de dois conjuntos de paredes. Tinha uma forma octogonal com quatro portões. Com a queda da República Sienese, Montefioralle perdeu sua importância anterior e a maioria de seus habitantes se mudou para Greve in Chianti.
É uma joia rara escondida entre as vielas de pedras, nas quais foram construídas as características habitações medievais. Ainda rodeada pela muralha medieval, a rua principal de Montefioralle possui uma forma elíptica pois segue a forma natural da colina.

Paramos aqui principalmente para almoçar. Depois de vermos alguns depoimentos sobre o II Guerrino, não tivemos dúvidas. Enviamos e-mail reservando e, para nossa surpresa, fomos informados que não costumam abrir de segunda-feira, mas se confirmássemos, eles abririam. Ou seja, o restaurante abriu para servir 4 refeições!! O atendimento é muito bom!! Restaurante muito aconchegante e com uma vista linda para os vinhedos.
Os pratos escolhidos: affettati misti toscani del Falorni, € 9, tagliatelle al ragú di cinghiale del Chianti, € 13, rostinciane alla griglia, € 12, bistecca di manzo chianino alla griglia, € 4,5/ hg, verdura, € 5. E ainda ganhamos um pedaço de lasanha de couve flor para experimentar. Tudo muito gostoso, feito com o maior capricho com ingredientes frescos.
As sobremesas foram crema di Vinsanto con cantucci, € 6, e torta della casa del giorno, € 5.

Depois do almoço, seguimos até Monteriggioni.