Murano

No terceiro dia em Veneza, escolhemos conhecer as ilhas próximas, Murano, Burano e Torcello.
Fomos a pé do hotel até o terminal de balsas, cerca de 20 minutos.
Pegamos a linea 12 às 9:40h chegando em Murano umas 10h. Optamos pelo bilhete com validade de 24h, € 20.

Murano, embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais, unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente a 1 km do centro de Veneza.
Murano é um local famoso pelas obras em vidro de Murano, particularmente objetos decorativos e candeeiros.

Durante o século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pelo fabrico de missangas de cristal e de espelhos. O cristal aventurina foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais tarde, ficou conhecido pelo fabrico de lustres. Embora tenha havido grande queda durante o século XVIII, a cristalaria continuou a ser a industria mais importante da ilha.

Ainda era cedo, não tinham muitas pessoas, como não íamos entrar em museus, andamos devagar, admirando e olhando todos os detalhes da ilha.

Passamos por alguns pontos, como:

Ponte S. Donato
Foi construída principalmente usando Mattoni e Pietra d’Istria. Atravessa o Canale S. Donato, fazendo uma ponte de 24,12 metros, com 1 arco. Existem 2 rampas com 19 degraus de um lado e 20 degraus do outro.

Torre dell’Orologio di Murano
No Campo Santo Stefano está a torre cívica de Murano e o icônico Cometa de Vidro, uma obra em vidro assinada pelo artista veneziano Simone Cenedese.

Palazzo da Mula
Uma das mais antigas e nobres construções ainda em pé de Murano. O Palácio em estilo gótico mostra todos os adornos característicos da arquitetura veneziana. Ele é aberto apenas em ocasiões de exposições artísticas.

Lampioni Innamorati
Cruze as pontes até a ilhazinha oposta de onde o barco atraca para procurar os dois postes torcidos que parecem estar dançando apaixonadamente. Não vá atrás dos postes se não tiver pelo menos 30 min até a saída do barco, o caminho até a Calle Della Pescheria tem poucas pontes.

Igreja de S. Maria e San Donato
A igreja que começou a ser construída pelos primeiros refugiados das Invasões Bárbaras era dedicada apenas a Santa Maria. Em 1125 quando a igreja recebeu o corpo de São Donato é que seu nome foi acrescentado. Simples por fora, mas o interior é muito bonito.

LaGare Cafè
Uma parada para um café sem ter pesquisado. Gostamos da fachada e entramos. Por fora, um prédio antigo que combina com Murano, mas ao entrar, tudo moderno e muito clean. Atendimento bom e rápido, sem muita simpatia. Pedimos chocolate quente e ganhamos umas bolachinhas de acompanhamento. Acabamos não anotando os valores.

Faro di Murano
Um farol como tantos outros, sem beleza arquitetônica que chame atenção e nem é alto. Só tiramos uma foto no caminho até o terminal de balsas, onde aguardamos o vaporetto rumo a Burano.