Burano

No terceiro dia em Veneza, escolhemos conhecer as ilhas próximas, Murano, Burano e Torcello.
Optamos pelo bilhete com validade de 24h, € 20. De Murano para Burano, demoramos cerca de 1h, contando com o tempo de espera do vaporetto.

A pitoresca Burano é conhecida por suas casas de pescadores de cores vivas e seus restaurantes casuais que servem frutos do mar pescados na laguna.
Diz a lenda que as casas foram pintadas de cores fortes e diferentes para que os pescadores pudessem vê-las de longe quando estavam voltando para casa depois do sol se pôr.
Apesar da ilha de pescadores ter se desenvolvido depressa, só ganhou importância no século XVI, quando as mulheres locais começaram a produzir belas peças de renda, conhecido como punto in aria, que rapidamente começaram a ser exportadas para o resto da Europa.

Piazza Baldassarre Galuppi
Esta praça é muito ampla, tem ao centro o busto de B. Galuppi, compositor de ópera natural de Burano. Ao redor tem vários cafés, restaurantes, lojas de souvenires e rendas, tudo isto com a beleza das coloridas e tradicionais casas de Burano.

Chiesa di San Martino
O campanário da igreja, chamado também de ‘torre bêbada’, tem a torre do sino inclinada, foi projetado por Andrea Tirali, construído entre 1703 e 1714, com 53m e é a mais inclinada do país (mais do que a Torre de Pisa!!).