Lucca

Depois do almoço em Pisa, seguimos para Lucca de trem. Fomos a pé até a estação Pisa S. Rossore, compramos os bilhetes, 3,5, e partimos por volta das 14:30h.
Chegamos depois de 30 minutos aproximadamente, descendo na quarta estação seguinte.

Lucca é uma cidade à beira do Rio Serchio, na região italiana da Toscana. É conhecida pelos muros renascentistas bem preservados que circundam o centro histórico e suas ruas de paralelepípedos. Vias arborizadas amplas ao longo da parte alta dessas enormes fortificações dos séculos 16 e 17 são muito usadas para passeios a pé e de bicicleta.

Muralha
Logo na chegada é impossível não impressionar-se com as muralhas que cercam a cidade. Seguindo o caminho, passa-se por um abertura no muro, umas escadas e logo está lá em cima, que, ao longo dos seus mais de 4km formam um parque urbano grande e impressionante, sendo possível caminhar e observar as cidades vizinhas.

Duomo di San Martino
Ou Duomo de Lucca, a Catedral de Luca é um edifício religioso que tem sua construção iniciada em 1063 em estilo Românico; no século XIV, a nave e o transepto foram reformados em estilo gótico. Em seu interior se guarda o famoso Volto Santo di Lucca, um crucifixo em madeira que a lenda diz ter sido esculpido por Nicodemos e milagrosamente transferido para Luca em 782. Uma capela foi erguida no interior para recebê-lo, obra de Matteo Civitali.

Torre Guinigi
É a torre mais importante e uma das poucas remanescentes dentro dos muros da cidade. Com 44m, sua principal característica é o seu jardim suspenso no telhado.
Aberta a partir das 9:30h, variando apenas o horário de fechamento, chegamos por volta das 16h e decidimos subir, 4. Para chegar até o topo são 230 degraus. A subida é um pouco cansativa, apesar de degraus largos e não tão íngremes, exceto o último lance. Do alto é possível admirar o jardim, além da vista da cidade.

Torre delle Ore
Ou Torre dell’Orologio, a Torre do Relógio tem 50m de altura e é a mais alta das 130 torres no cidade desde a Idade Média até hoje. Ela foi adquirida pelo governo no século XIV e em 1390 decidiu-se colocar um relógio na torre.
É possível visitar e subir os 207 degraus, porém, em janeiro e fevereiro ela fica fechada.

Piazza dell’Anfiteatro
A Praça do Anfiteatro é a joia da cidade. O anel de edifícios ao redor da praça segue a forma elíptica do antigo anfiteatro romano de Lucca, no século II, palco de luta de gladiadores, e hoje tem casarões medievais, onde funcionam residências, restaurantes acolhedores e algumas lojas. A praça pode ser alcançada através de quatro passagens localizados nos quatro vértices da elipse.

Piazza Napoleone
Também chamada de Piazza Grande por ser a maior da cidade murada. Ela foi criada no início de 1800, época que Lucca e outras cidades da Itália estavam sobre o domínio Napoleônico. Elisa Bacciochi, irmã de Napoleão, ampliou a praça já existente, derrubando edifícios medievais para dar mais respiro ao Palazzo Ducale, onde sempre esteve o centro governativo da cidade. A estátua no centro da praça é de Maria Luisa de Borbone, que ficou sobre o comando da cidade de 1815 à 1824. Outras atrações da praça: carrossel, passeio em carruagem, pista de gelo no inverno.

A ideia era jantar por aqui antes de voltarmos para Florença, porém, a maioria dos restaurantes estava fechado. Coisa normal por aqui nessa época do ano, onde os locais tiram um tempo para descanso.