Bruges – Passeio pela cidade

Uma noite é o que tivemos na cidade de Bruges em 2014 e foi a que mais gostamos e nos encantamos de toda a viagem. Tão pouco tempo por aqui e tanta vontade de voltar e conhecer tudo…
Deixamos as malas no hotel e com o pessoal da excursão dividimos os taxis, que cabiam 4 pessoas. Por ser noite de Natal, dia 24 de dezembro, estava incluso uma ceia no próprio hotel a partir das 21h, portanto, chamaram o taxi informando já o horário de retorno, que seria dentro de umas 2h no máximo.
Com vontade de conhecer a cidade, apesar de quase tudo estar fechado, optamos por não voltar com eles e depois daríamos um jeito de voltar; se fosse o caso, iríamos a pé.
Por volta das 21h, tínhamos andado um pouco, parado para comer a famosa batata frita, andado mais um pouco e parado para jantar num restaurante de hotel que estava aberto e parecia legal.
Já com tudo fechado, decidimos retornar ao hotel, voltamos ao ponto inicial, onde descemos do taxi e ficamos ali tentando nos localizar e ir embora a pé, já que não tínhamos visto nenhum taxi pelo caminho.
Quando de repente, apareceu um e perguntou se precisávamos de ajuda e acabou nos levando.

O perrengue do dia foi errar o nome do hotel, ao invés de Velotel, dissemos Novotel. Só percebemos ao chegar na frente. O taxista, muito simpático, cobrou esta viagem, retornou onde estávamos anteriormente sem cobrar e daí partimos ao hotel correto, cobrando esta última viagem.

Nessas quase 2h pudemos passar por alguns pontos importantes, como a praça, igreja e os canais. Em 2020, quando voltamos pra cá, pudemos aproveitar com mais tempo cada pedacinho dessa cidade encantadora, portanto, as fotos durante o dia são da segunda vez que aqui estivemos.

Praça Grote Markt
Principal praça de Bruges com uma grande concentração de cafés e bares. Desde 1995 o tráfego de carros está proibido na praça o que dá mais espaço para as apresentações de artistas com mágica, música, piadas, etc. Entre os monumentos em redor da praça estão o campanário, do século XII, e o Julgado Provincial (originalmente Waterhall, que foi demolido em 1787 e substituído por um edifício classicista que desde 1850 serviu como tribunal provincial, e que depois de um incêndio em 1878 foi reconstruido em estilo neogótico em 1887). No centro da praça há duas estátuas, de Jan Breydel e de Pieter de Coninck.

Canais
Bruges é conhecida como a Veneza do Norte devido aos diversos canais que cortam a cidade. É possível fazer passeio de barco e poder ver a cidade de outros ângulos. A vista mais famosa é na esquina Rozenhoedkaai.

Sim, fizemos o passeio de barco pelos canais, podendo ter uma outra visão da arquitetura e pontos turísticos. Compramos o bilhete na cabine de onde saem os barcos, € 10. O passeio dura cerca de 30 minutos. Lembra bem o passeio que fizemos em Veneza, claro que lá tem o charme de ser em gôndola, mas aqui o encanto fica na própria cidade.

Minnewater
Com seu ambiente medieval encantador, o clima romântico impera no Lago do Amor com uma atmosfera idílica rodeado de cisnes, tornando-o em um local super calmo.

Begijnhof
Com suas fachadas brancas e jardim tranquilo, o beatério foi fundado em 1245. Uma tradição dos Países Baixos, com origem no século XIII, e, como os outros, era uma comunidade religiosa de mulheres que, apesar disso, não pertenciam especificamente a nenhuma ordem religiosa, viviam em pequenas casas, umas junto das outras, num espaço fechado ao exterior.

Basiliek van het Heilig Bloed
A Basílica do Sangue Sagrado está localizada no Burg e guarda uma relíquia do cristianismo. Segundo a tradição, nesta igreja, em uma garrafa, está preservado o sangue de Jesus.

Da segunda vez, entramos na igreja e conseguimos ver o que dizem ser o sangue de Jesus. Fomos logo cedo e estava tendo missa, então voltamos mais tarde. Para ver o sangue, € 0,5, sobe-se uns degraus no canto direito da igreja. Não pode pegar nem tirar foto do vidro, tipo um cilindro. Uma pessoa da igreja (não sei se era o padre), fica segurando e você só passa e olha.

Como tinha bastante gente nos momentos em que fomos e a igreja não é grande, não tiramos fotos do interior.

Onze Lieve Vrouw Brugge
A construção da Igreja de Nossa Senhora começou em 1220 e só terminou duzentos anos mais tarde.
Originalmente com uma construção de estilo românico, o resultado final é predominante gótico pelo tempo que levou a construir. O que chama a atenção é a sua torre com 122 metros de altura, a mais alta de Bruges.

Stoofstraat
Durante nossas pesquisas, encontramos como a rua mais estreita do mundo. Assim, nosso roteiro começou por aqui e quase passa despercebido, pois é uma travessa apenas com uma placa com o nome da rua no alto da parede.

Enfim, com novas pesquisas, vimos que há divergências sobre ser a mais estreita. De qualquer forma, passamos por aqui.

Bonifaciusbrug
A ponte de São Bonifácio oferece uma bela visão da parte antiga de Bruges e é uma das partes mais românticas da cidade. A pequena ponte foi construída em 1910, mas tem um estilo arquitetônico que parece ser bem mais antigo.
Por conta disso, a dica para evitar filas para atravessar e conseguir boas fotos sem turistas, é ir até lá bem cedo ou tarde da noite.

Vier Ruiters Van De Apocalyps
Monumentos metálicos que ficam ao lado da igreja que representam os quatro cavaleiros, personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João no livro bíblico de Revelação ou Apocalipse. Os quatro cavaleiros do apocalipse são respectivamente peste, guerra, fome e morte, que, para os cristãos, irão acontecer antes do fim de todas as coisas.

Passamos na frente de dois museus, que ficam próximos à igreja. Não entramos, apenas tiramos fotos da fachada.

Archeologiemuseum
Não entramos, mas vimos comentários sobre ser um museu que conta a história de Bruges a partir da sua cultura material, além de trazer um panorama geral sobre a arqueologia mundial desde os primeiros hominídeos. Tudo isso é feito de forma interativa, apesar de ser um museu pequeno.

Gruuthusemuseum
É um museu de artes aplicadas em Bruges, localizado no Gruuthuse medieval, a casa de Louis de Gruuthuse. A coleção varia entre os séculos XV e XIX.

Belfort van Brugge
A Torre Belfry é uma torre (campanário) construída para abrigar o carrilhão de sinos da cidade, que pesa 6 toneladas e conta com 47 sinos.
O Campanário de Bruges foi feito em etapas, sendo que no século XIV foram construídos o campanário e o corpo do prédio, como um complexo formado por duas partes e, alguns anos depois, um terceiro pavimento de 80 metros foi construído em pedras. Em princípio, esta parte foi planejada para ser usado como observatório da cidade, já que lá de cima podia se ver qualquer sinal de fumaça, o que evitaria com que algum incêndio destruísse a cidade (o que era bem comum naquela época).
Atualmente, este impressionante edifício conta com 83 metros de altura e permite visitação, € 12, sendo assim, dá pra subir seus 366 degraus e ter vistas impressionantes de toda a cidade. Além da paisagem, você pode ver de perto o carrilhão de 47 sinos.
No caminho para o topo, tem duas salas onde você pode fazer uma parada para descansar. Em uma delas abriga o carrilhão de sinos e seu maquinário e na outra, uma exibição contando a história da torre.

Praça Burg
A praça do castelo guarda relíquias que devem ser visitadas e vivenciadas, sendo assim, uma parada obrigatória durante a visita pela cidade.
É mais que uma surpresa, com o espetáculo arquitetônico reunindo vários estilos: gótico, renascentista e barroco. Ela é tão fotogênica que é bastante disputada pelos fotógrafos amadores e profissionais.
Outros edifícios que chamam a atenção são a Casa dos Arquivistas (antigo registro civil) de ares renascentistas, o Palácio da Liberdade de Bruges, que é o mais recente, construído no século XVIII, além da prefeitura e a igreja.

Stadhuis
A Prefeitura de Bruges é uma das prefeituras mais antigas de toda a região da Holanda. Está localizado na praça Burg, a área do antigo castelo fortificado no centro da cidade.
É o primeiro edifício do conselho municipal de estilo monumental gótico tardio em Flandres ou Brabante: sua opulência extravagante atesta o poder econômico e político da cidade.
A pioneira fachada de pedra da parte mais antiga, que durante os séculos XVI e XVII foi várias vezes estendida para o sul, inspirou em rápida sucessão as prefeituras de Bruxelas, Gante, Leuven e Oudenaarde. Os admiradores do edifício destacam o efeito do vão brugiano, referindo-se à abundância de nichos repetidos sistematicamente posicionados circundando as janelas, embora não seja claro que este efeito tenha sido inventado em Bruges.
As estátuas sob as copas de baldaquino de pedra na fachada do edifício foram renovadas várias vezes.
A fachada com ameias é rematada por pequenas torres e o telhado é decorado com suas próprias pequenas cristas e trapeiras. Em 1766, a porta do lado esquerdo da fachada do edifício foi reposicionada para tornar o efeito geral mais simétrico.

A dica mais importante que consideramos é que, além de passar pelos pontos turísticos, se perca nas ruas da cidade e aprecie cada detalhe da arquitetura. Super valeu a pena ficar aqui, aproveitar os dias e curtir as noites na cidade!! Sim, ainda continua sendo nossa cidade preferida!!

Huisbrouwerij De Halve Maan
De Halve Maan significa meia lua, e é exatamente essa figura que está estampada na logomarca da cervejaria.
É uma empresa familiar, pertencente à família Maes desde 1586, sendo assim, a cervejaria mais antiga em funcionamento de Bruges.
Depois de ler vários relatos dizendo que é uma experiência imperdível, não podíamos deixar de ir. Assim, fizemos a reserva para às 16h pela internet, € 15, com tour em inglês com duração de 45 minutos.
No horário marcado estávamos lá e trocamos o que recebemos por e-mail por tickets na própria loja. Depois de reunir o grupo e a apresentação do guia, fomos para a primeira parada: a sala de fervura, inaugurada em 2014, portanto, a área mais moderna da cervejaria.
Devido ao sucesso e expansão da cervejaria fora da área central da cidade, em 2016 foi construída uma tubulação com pouco mais de 3km para conectar a fábrica até a nova planta. Isso porque a família queria que a brassagem continuasse acontecendo no prédio histórico e não era possível estabelecer o fluxo de caminhões.
A segunda parada foi no museu da cervejaria, antiga fábrica.
Os lugares mais interessantes que passamos foram a sala dos tanques de resfriamento, incorporada pela terceira geração da família e o celeiro, onde eram guardados o lúpulo, cevada e malte, mas, sem dúvida, o ponto alto da visita é o mirante ao fim do último lance de escadas, onde tem vista para a cidade!!
O caminho é um pouco apertado, com vários degraus e portas pequenas.
Além do guia falar sobre a cerveja e a produção da mesma, conta a história da cervejaria e até um pouco da cidade, mostrando fotos, objetos e máquinas da época.
Ao final do tour, o momento mais esperado: degustação da Brugse Zot Blonde, o carro chefe da cervejaria. Pedimos ainda a Straffe Hendrik Quadrupel, € 4,30.