Veneza – Passeio pela cidade

Chegamos pela primeira vez em Veneza à noite de 30 de dezembro, porém, só iríamos no dia seguinte com a excursão. Nós não resistimos e optamos por jantar lá. Não conseguimos ver muita coisa, além da Chiesa San Simeone Piccolo.

Chiesa San Simeon Piccolo
Do outro lado do Grande Canal, fica de frente para o terminal ferroviário, servindo como ponto de entrada para a maioria dos visitantes da cidade.
Vimos apenas ao chegar pela estação.

No dia seguinte, após o café da manhã, partimos até o centro de Veneza em vaporetto, espécie de lancha rápida típica da cidade.
Percorrer as charmosas praças e ruas estreitas, ligadas por pontes sobre os canais.
Como teríamos apenas este dia aqui, passamos rapidamente pelos principais pontos, com guia local. Mesmo com tempo nublado e muito frio, ficamos encantados e apaixonados pelo lugar.

Ponte dei Sospiri
A Ponte dos Suspiros é uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nuove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.
Diz a lenda que a ponte recebeu o nome por conta dos prisioneiros que atravessavam e suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.

Palazzo Ducale
Também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano, situado na Piazza San Marco e a Piazzetta e o Molo. Hoje é a sede do Museu di Palazzo Ducale, além da residência de Doge e sede do governo e do tribunal.
Não fizemos a visita, tirando só algumas fotos da fachada.
Uma curiosidade na fachada refere-se a duas pilastras de mármore vermelho de Verona destoando-se das demais em mármores branco de Carrara. Ali marca o lugar onde eram anunciadas as sentenças de julgamentos, inclusive as execuções públicas que aconteciam entre as colunas de São Marco e São Teodoro.

Piazza San Marco
De acordo com Napoleão, a Praça de São Marcos é “o salão mais bonito da Europa”, está no coração de Veneza e nela estão os edifícios mais representativos da cidade. Mede 180m de comprimento por 70m de largura e sua construção teve início no século IX adotando o tamanho e a forma atual em 1.177, sendo pavimentada 100 nos depois.

A praça é o lugar mais baixo de Veneza, por isso, quando há “acqua alta”, é o primeiro lugar em inundar. Quando isso acontece, as autoridades colocam passarelas para que cidadãos e visitantes possam transitar. Dependendo da época, se você tiver sorte (ou azar, depende do ponto de vista), você poderá ver a praça cheia de água.

Basilica di San Marco
A Basílica de São Marcos é a mais famosa das igrejas de Veneza e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Fica localizada na Piazza de San Marco e a princípio estava pensada para ser uma prolongação do Palazzo Ducale.

Campanille
O Campanário de São Marcos é uma torre veneziana que fica na Piazza San Marco e oferece a melhor vista de Veneza do alto.
Com 98,6m de altura, é o ponto mais alto de Veneza.
A torre original servia como farol para os navegantes, além de ser um campanário. Depois de várias restaurações, adquiriu sua forma atual em 1515.

Torre dell’Orologio
A Torre do Relógio é um edifício renascentista no lado norte da Piazza San Marco. É composto por uma torre, que contém o relógio e edifícios inferiores de cada lado. Tanto a torre quanto o relógio datam da última década do século XV, embora o mecanismo do relógio tenha sido muito alterado. Os dois andares inferiores da torre formam um arco monumental para a rua principal da cidade, a Merceria, que ligava o centro político e religioso (a Piazza) ao centro comercial e financeiro (o Rialto).

Passeio de gôndola
Foi nos sugerido o passeio opcional, 20.
Há vários gondoleiros espalhados pelos diversos canais, então, dependendo de onde parar, o caminho será diferente.
Na gôndola cabem até 6 pessoas e o valor é fixo. Na primeira vez, fomos em 3 casais, o gondoleiro estava vestindo a tradicional camiseta listrada, simpático e até cantou. Enquanto o que nos guiou em 2017, não cantava e nem estava com o traje local, estávamos em 4 pessoas. Pagamos o mesmo valor, pegamos do mesmo local e ambos duraram cerca de 40 minutos, só foi em meses diferentes.
Mesmo sendo um passeio bem turístico, vale a pena, ainda mais sendo a primeira vez na cidade, além de os locais usarem como meio de transporte.
Não sentimos mal cheiro nem em dezembro, nem em fevereiro.

Scala Contarini Del Bovolo
A misteriosa escada caracol de Veneza é um dos maiores tesouros secretos da cidade, começando pela localização, pois fica escondida entre suas vielas estreitas, porém, não muito longe da Piazza San Marco. Tem uma arquitetura do período de transição entre o estilo bizantino e renascentista. A escada, com 26m de altura e 80 degraus, em forma de caracol foi incorporada ao edifício original de 1300 que pertencia à família Morosini, quando o filho do casal pediu uma escada com este formato.
A curiosidade está na altura dos arcos pórticos, sendo do primeiro andar maiores e do último, menores, tento um efeito para fazer com que o palácio pareça mais alto.

Campo Manin
Muitíssimos “campi” usam o nome da igreja ou de um palácio nobre que aí se situam, e outros têm nomes de ofícios ou atividades ali desempenhadas, ou ainda de personagens históricas, como o Campo Manin.
Os “campi” e muito “campielli” têm no centro um poço.

Campo di Ghetto Nuovo
Refúgio judeu de séculos atrás com sinagogas antigas, um pequeno museu histórico e galerias de arte.

Fábrica de vidro
Com o guia, estava inclusa a entrada em uma fábrica de vidro Murano em Veneza mesmo.
Ali pudemos conhecer todos os processos da fabricação, inclusive a finalização de uma peça.
Infelizmente não anotamos o nome. Tem uma loja com produtos exclusivos à venda, dos mais variados tamanhos, modelos e valores.

Chiesa di San Giorgio dei Greci
É uma igreja localizada em Castello. Era o centro da Scuola dei Greci, a Confraria dos Gregos em Veneza. É usada como catedral, mas pertence do Instituto Helênico, portanto ao Estado Grego.
A torre do sino fica na praça da igreja.

Basilica di San Giorgio Maggiore
A Basílica de São Jorge Maior é uma basílica na pequena ilha de San Giorgio Maggiore, frente à Pizza de San Marco.
Vimos de longe apenas.

Em nosso retorno para Veneza, tínhamos mais tempo, então conseguimos voltar para os mesmos pontos anteriores com mais calma, além de passar por outros que escolhemos, fizemos todos a pé, nos “perdendo” nas vielas e pontes entre o hotel e o final de nosso roteiro. Mesmo tendo mais tempo, reservamos um dia completo para ficar em Veneza, sendo assim, optamos por não entrar em igrejas ou museus, apenas vê-los de fora.

Chiesa Santa Fosca
É uma igreja em Cannaregio datada do século X, no campo de Santa Fosca, onde fica também o monumento com uma estátua de bronze de Paolo Sarpi.

Ca’ d’Oro
É um conhecido palácio de Veneza, situado em Cannaregio, voltado para o Grand Canal e atualmente é utilizado como museu.

Ponte di Rialto
A Ponte di Rialto é de uma beleza extrema, e, assim como a Ponte Vecchio em Florença, funciona não somente como um meio para cruzar o Grand Canal, mas também como uma espécie de shopping center, pois é repleta de lojas.
Fica lotada em qualquer hora do dia, mas vale muito a pena tentar um espacinho para ver o pôr-do-sol dali, será inesquecível.

Grand Canal
Canałasso é o maior e mais importante de todos os canais de Veneza, formando um dos principais corredores de tráfego de água da cidade.
Uma extremidade do canal leva à lagoa perto da estação ferroviária de Santa Lucia e a outra extremidade leva à bacia de San Marco, dividindo a cidade em duas partes; no meio, faz uma grande forma inversa em S através dos distritos centrais (sestieri). Tem 3,8 km de comprimento e 30 a 90m de largura, com uma profundidade média de 5 metros.

San Giacomo di Rialto
É uma igreja em San Polo, numa da zona nobre da cidade, junto à Ponte di Rialto. Foi acrescido “Rialto” ao nome para distinguir esta igreja de seu homônimo San Giacomo dell’Orio, em Santa Croce, no mesmo lado do Grand Canal.  Apesar de ser uma igreja bem pequena e muito antiga, o que destaca-se é o relógio de sol do lado de fora.

Mercato del Pesce
Grande mercado em frente a um canal com barracas de peixe, frutos do mar e vegetais.

Basilica de Frari
A Basílica di Santa Maria Gloriosa dei Frari é uma das maiores igrejas de Veneza e tem o estatuto de basílica menor. Está no Campo dei Frari, no coração do bairro de San Polo.

Chiesa di San Rocco
A igreja de São Roque foi construída entre 1478 e 1494. São Roque, cujas relíquias descansam na igreja, foi declarado um santo padroeiro da cidade em 1576. A fachada apresenta vários estilos arquitetônicos. No centro acima da porta: São Roque cura as vítimas da peste por Giovanni Maria Morlaiter.

Chiesa di San Barnaba
A igreja de San Barnaba é uma pequena igreja de estilo neoclássico dedicada ao apóstolo São Barnabé.

Accademia Galleries
As Galerias da Academia estão localizadas na margem direita do Grand Canal, aos pés da Ponte dell’Academia. A sua fundação ocorreu em dezembro de 1766, quando o Senado ordenou a construção de uma Academia de escultura, pintura e arquitetura civil, semelhante às das principais cidades da Itália e da Europa.
Hoje abrigam uma coleção de pinturas venezianas que vão desde o 1200 bizantino, passando pelo gótico até chegar a artistas renascentistas.

Ponte dell’Accademia
A ponte da Academia é uma ponte em arco de Veneza. Originalmente em ferro, foi inaugurada em 20 de novembro de 1854. Fica próxima da Accademia. Na sequência desta obra, foi aberto um concurso para edificar uma ponte de pedra.

Chiesa di San Gregorio
É uma antiga igreja próxima a basílica de Santa Maria della Salute, atrás do Palazzo Genovese.
Foi fundada no século 9 e, no século 13, tornou-se uma abadia beneditina. Após reconstrução, mosteiro fechado por conta de crise, igreja paroquial suprimida, conversão para um laboratório de hortelã e por fim, centro de restauração de arte, atualmente está fechado e sem uso.

Santa Maria della Salute
Madonna della Salute, é uma basílica dedicada à Nossa Senhora da Saúde, pedindo sua intercessão para acabar com a peste. É um edifício de forma octogonal, com uma imensa cúpula central e outra menor no altar maior. Foi necessário reforçar o terreno com milhões de troncos de árvores, utilizando o mesmo sistema pelo qual Veneza foi construída. A Basílica da Saúde mudou completamente a urbanística da cidade e foi construída de modo que fosse vista de vários ângulos e de vários lugares.

Chiesa di San Moise
É uma igreja católica romana, construída inicialmente no século VIII de estilo barroco.
Como os bizantinos e os venezianos costumavam considerar os profetas do Antigo Testamento como santos canonizados, a igreja é dedicada a Moisés, além de homenagear Moisè Venier, o aristocrata que financiou a reconstrução durante o século IX.