Florença – Passeio pela cidade

Um dia em Florença foi o tempo que tivemos em nossa primeira vez por aqui, então fizemos o passeio panorâmico a pé, passando por alguns pontos.

Piazza del Duomo
É uma grande praça pública do centro histórico de Florença. Devido a sua localização privilegiada, é um dos locais mais visitados da Europa. Dentre os principais pontos de interesse, destacam-se o Duomo de Florença, que dá nome ao local; o Campanário de Giotto; o Batistério de São João e o Museo dell’Opera del Duomo.

Catedral de Santa Maria del Fiore
Espetacular catedral com batistério adornado pela porta do paraíso (esculpida por Lorenzo Ghiberti). É o Duomo de Florença e está localizada na praça homônima. Era já em 1971 a quinta igreja da Europa em grandeza, depois da Basílica de São Pedro, da Catedral de São Paulo, da Catedral de Sevilha e da Catedral de Milão.
Em 1864, Emilio de Fabris venceu um concurso para uma nova fachada, que é a que vemos hoje, um enorme e magistral trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico, com uma volumetria dinâmica e harmoniosa. Pronta em 1887, foi dedicada à Virgem Maria, e é ricamente adornada com estatuária de elegante e austero desenho. Em 1903 terminaram-se as monumentais portas de bronze, com várias cenas em relevo e outras decorações.

Na segunda vez que estivemos por aqui, em 2017, pesquisamos e decidimos subir na cúpula, que tem 114m de altura e 45m de diâmetro. Compramos pela internet, 15, e o bilhete dá acesso as outras atrações do complexo (catedral, batistério, cripta, museu e campanário) por 48h após a primeira entrada.
Às 8:15h estávamos na porta esperando abrir e encarar os 463 degraus de diferentes tipos, formas e tamanhos. Além da irregularidade dos degraus, não há pontos de parada, apenas algumas poucas janelas, e quanto mais sobe, vai ficando mais apertado, estreito e íngreme.
Não é fácil, foi uma das subidas mais cansativas, tem um mirante aberto com uma vista ao chegar no alto incrível.

Foi construída por Filippo Brunelleschi quase um século depois da finalização da catedral, sendo o maior desafio da vida do arquiteto florentino, um desafio que levou 14 anos.
A decoração interior da cúpula foi realizada por Giorgio Vasair e Federico Zuccari. As diferentes cenas foram pintadas entre 1568 e 1579 e representam o Juízo Final.

Baptistério de S. João
O Batistério de São João é um prédio religioso que, acreditam-se ser o mais antigo prédio da cidade e é famoso por suas magníficas portas de bronze.
Por um longo tempo acreditou-se que o batistério era, na verdade, um templo romano dedicado a Marte. No século XX, mostraram que o batistério era uma torre de guarda, parte de uma muralha que protegia a cidade. Os mármores foram trazidos de Fiesole. Nos séculos XIV e XVI três portas de bronze foram adicionadas.
O batistério é uma construção octogonal que simboliza o oitavo dia (octava dies), o tempo da Ascensão de Cristo. Simbolizava a vida eterna, que é dada pelo batismo.

Ponte Vecchio
Localizada sobre o Rio Arno e construída no século 14, uma das pontes mais famosas da Europa.

Porta San Miniato
Foi construído em 1320, como parte da construção do sexto círculo de paredes, e possui uma estrutura diferente da de todas as outras portas, sendo de fato desprovido de uma torre. Na verdade, os soldados sentinelas guardavam a área usando apenas uma passagem acima da porta, cuja escada de acesso ainda é visível por dentro.
No lado externo existem duas camadas de pedra, representando os símbolos do município.

Passamos por aqui, quando fomos da Ponte Vecchio até a Piazzale Michelangelo.

Piazzale Michelangelo
É uma praça com vista panorâmica de Florença.
Perguntamos a guia de onde tirávamos a famosa e tão comum foto da cidade e ao dizer sobre a praça, perguntamos quanto tempo demoraríamos para ir a pé. Mesmo nos informando que levaria cerca de 1h, não pensamos duas vezes e corremos, pois não saberíamos quando teríamos outra oportunidade.
Seguimos as primeiras instruções dadas por ela e depois as placas, nada difícil, mas uma subida cansativa com muitos degraus, e em 20 minutos estávamos lá, na melhor vista de Florença. Uma super dica é subir no final da tarde, sentar nos degraus do terraço, tomar vinho e apreciar o pôr-do-sol.

Piazza della Signoria
Praça central sede do poder civil, coração da vida social da cidade. Praticamente um museu a céu aberto, possui várias esculturas.

Palazzo Vecchio
Com sua linda torre na Piazza Della Signoria, é um palácio atualmente sede da prefeitura do município florentino e no seu interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari. Não tínhamos muito tempo, então só tiramos a foto da fachada.

O restante não tivemos tempo, mas o pouco que aqui ficamos, foi possível respirar um pouco de história e querer conhecer mais. Um dos motivos de querer voltar e incluir n nosso roteiro em 2017, passando por alguns pontos com mais calma e ver outros interessantes.

Piazza dell’Unità Italiana
É uma praça em Florença, muito perto da Piazza della Stazione, com a qual compartilha o papel de importante centro das linhas de ônibus da cidade.
O atual título da praça remonta a 1882 e teve como objetivo celebrar a unidade política da península, que ocorreu na década anterior. Na ocasião, o obelisco foi inaugurado no centro dedicado aos caídos nas guerras da independência, por Giovanni Pini.

Basílica di Santa Maria Novella
É uma igreja situada transversalmente a estação ferroviária de mesmo nome. Cronologicamente, é a primeira grande Basílica de Florença, e a principal Igreja Dominicana da Cidade. A igreja que mais vimos, pois fica ao lado do hotel, na mesma praça.

Mercato Centrale Firenze
O Mercado de Florença, além de ser uma atração turística em si, é um ótimo lugar para uma refeição agradável, sendo “o lugar” da gastronomia toscana.

Cappelle Medicee
A Capela dos Médici, localiza-se no interior da Basílica de São Lourenço, sendo que à esquerda fica a entrada dos claustros, parte do antigo convento, dos Tesouros da Basílica e à Biblioteca Medicea-Laurenciana.

Mercado del Porcelino
Também conhecido como Mercado Nuovo (Mercado Novo) assim chamado para se distinguir do Mercato Vecchio (Mercado Velho), situado onde hoje surge a Piazza della Repubblica. Foi construído entre os anos de 1547 e 1551 por vontade do Grão-Duque Cosimo I dos Médici. O projeto arquitetônico foi feito por Giovan Battista del Tasso.
Inicialmente o Mercato Nuovo era destinado a vendas de sedas e objetos preciosos e a partir do século XIX, por conta da venda dos célebres chapéus de palha de Florença, recebeu o nome de Mercato della Paglia (Mercado da Palha). Atualmente é famoso pelos produtos de couro feitos à mão na Toscana, artigos finos de seda italiana e lenços, tapeçarias bordadas, camisetas turísticas e lembranças de forma geral.

Fontana del Porcellino
Il Porcellino, leitão, é o apelido florentino local da fonte de bronze de um javali. A figura da fonte foi esculpida e moldada pelo mestre barroco Pietro Tacca, pouco antes de 1634, foi associado, desde a sua redescoberta, ao javali caledoniano do mito grego.
Claro que tem a lenda, como em tantos outros lugares, onde os visitantes colocam uma moeda nas mandíbulas abertas do javali, com a intenção de deixá-la cair na grade para dar sorte, além de esfregar o focinho do javali para garantir um retorno a Florença. Uma tradição que o viajante literário escocês Tobias Smollett já observado em 1766, que manteve o focinho em um estado de brilho polido, enquanto o resto do corpo do javali patinou para um verde-acastanhado opaco.

Igreja de Orsanmichele
Localizado na Via Calzaiuoli, a igreja foi originalmente um mercado de grãos, e tornou-se uma igreja em 1380 ou 1404. No final do século XIV, a cidade pediu às guildas de mercadores que decorassem a fachada do prédio com santos padroeiros. O resultado foi uma competição para criar a estátua mais bela, o que resultou em uma variedade de belíssimas obras de arte. As guildas mais ricas usaram o bronze na construção das estátuas de seus santos. Hoje, todas as esculturas originais foram removidas e substituídas por cópias para que fossem protegidas do clima e do vandalismo. Elas estão no museu de Orsanmichele, no andar superior da igreja.
A fachada apresenta 14 nichos arquitetônicos, que abrigam, em cada um deles, uma estátua de um santo.

Galleria degli Uffizi
A Galeria dos Escritórios é um palácio que abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo, dividido em várias salas dispostas por escolas e estilos em ordem cronológica, o museu exibe obras do século XII ao século XVIII, com a melhor coleção do mundo de obras do Renascimento.