Amsterdã – Passeio pela cidade

Um passeio panorâmico pela cidade à noite e na manhã do dia seguinte passando pelos principais pontos, mostrando que é encantadora tanto na luz do dia quanto à noite.
Observamos que vários lugares são marcados por três cruzes na vertical, conhecidas como “sautor” ou Cruz de Santo André. Pesquisamos e não chegamos a conclusão nenhuma. Dizem que significam as três catástrofes que abateram-se sobre Amsterdã (água, fogo e doença); outros dizem que significam os três tributos da cidade; há ainda quem diga ser símbolo de censura como usados em filmes (não necessariamente sobre pornografia, mas violência, droga u qualquer coisa que os censores qualificam como “filme para maiores de 18 anos”).

Heineken experience
Logo que chegamos na cidade, passamos por perto e, apesar de estar em nosso roteiro, não tivemos tempo, pois preferimos ir para Marken e Volendam.
Não se trata da melhor cerveja que os holandeses conseguem produzir, mas vimos vários relatos sobre ser um divertido passeio etílico mesmo para quem não bebe.
Um bom motivo para um dia voltarmos pra cá.

Basílica de São Nicolau
Provavelmente ela foi um dos primeiros monumentos que vimos na chegada a Amsterdã. A igreja, elevada a basílica em 2012, foi desenhada nos estilos neo-renascentista e neobarroco pelo arquiteto Adrianus Bleijs e aberta em 1887.

Nieuwe Kerk
Um dos edifícios mais importantes da cidade, a Igreja Nova é do século XV e tem arcos pontudos e enormes vitrais. A Igreja Nova foi construída graças ao rico comerciante Willem Eggert que doou um alto valor e a horta sobre a qual se construiria essa igreja de estilo gótico.

Praça Dam
Fica no centro histórico de Amsterdã e abriga prédios importantes da cidade, como o Palácio Real e a Nieuwe Kerk, além do Monumento Nacional, um obelisco construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Madame Tussauds de Amsterdã
È um museu de figuras de cera situado no centro da cidade, na Praça Dam, próximo ao Palácio Real de Amsterdã. Só tiramos a fotos da fachada, não teríamos tempo, mas de qualquer forma, já conhecemos o de Londres.

Torre da Moeda
Ou Munttoren, antigamente a torre era parte do Regulierspoort, o portão sul do muro da cidade. Pode ouvir o carrilhão da Munttoren tocando automaticamente nos quartos de hora.

Canais de Amsterdã
Amsterdã tem mais de 100 quilômetros de canais, cerca de 90 ilhas e 1500 pontes. Os três principais canais (Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht) foram cavados no século XVII durante a Idade de Ouro Holandesa e formam cinturões concêntricos ao redor da cidade, conhecidos como Grachtengordel. Ao longo dos canais existem 1550 monumentos.

Em nossa segunda e última noite, fizemos o passeio noturno de barco saindo da Stadhouderskade às 19h com duração de aproximadamente 1:30h. Compramos os bilhetes, € 17,5, ali mesmo pouco antes da partida do barco. Apesar do cansaço do dia, foi um passeio legal, podendo ver alguns pontos da cidade de outro ângulo, além das iluminações dinâmicas nos canais.

Red Light District
Aqui ficam as vitrines de mulheres aguardando por um programa. Ah, é proibido fotografar e filmar pela região. Talvez por estarmos aqui na noite de Natal, 25 de dezembro, não tinha tanto movimento, tanto andando pelo bairro quanto mulheres “expostas”.

Casa de Anne Frank
Ou Anexo Secreto, fica na Prinsengracht 263-267, 1016 GV, onde a jovem escritora se escondeu do regime nazista que havia invadido a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial.
Pode ser até que passamos na frente, mas não identificamos. Parece um lugar interessante de visitar, apesar do clima pesado, segundo alguns nos disseram. Não tivemos tempo, mas é um dos lugares que queremos conhecer quando voltarmos para cá.

Amsterdam Centraal
A Estação Central de Amsterdã foi construída no final do século XIX em estilo neorrenascentista e desenhada pelo mesmo arquiteto criador do Rijksmuseum. Para a construção da Estação Central foi necessário construir três ilhas artificiais e usar mais de oito mil pilares de madeira para sujeitar a estrutura.

Mercado Flutuante de Flores
O Singel é um canal em Amsterdã famoso por seu mercado de flores. A característica única do mercado é que todos os produtos ficam à mostra em barcaças flutuantes. O mercado de flores flutuante está aberto de segunda a sábado das 9h às 17h30 e, aos domingos, das 11h às 17:30h.

Museumplein
Um dos principais pontos turísticos, conhecida também como a Praça dos Museus, chamada assim porque lá estão os 3 principais da cidade, além do famoso monumento I Amsterdam. Aqui também costumam ocorrer diversos festivais e eventos.

Rijksmuseum é o principal museu de arte da Holanda, ele também pode ser chamado de Museu Nacional dos Países Baixos, onde abriga uma coleção de arte que abrange obras desde a Idade Média até o século 20. A história do país é contada através das obras que estão distribuídas em 80 salas em 4 andares. A arquitetura do local é muito bonita e chama muito a atenção, mesmo de longe.

Museu Van Gogh homenageia o holandês e dispõe de mais de 200 telas do artista, além de obras de pintores que se inspiraram nele. Aqui há 500 ilustrações, além de documentos escritos por Van Gogh.

Museu Stedelijk foi construído no final do século 19 para ser o museu municipal da cidade. A coleção do museu foi crescendo muito e, como o prédio era bem antigo, ele foi fechado para uma enorme reforma e ficou sem funcionar por 8 anos. Foi reaberto em 2012 com um prédio novo em formato de banheira.

O mais interessante é reparar na diferença entre as construções do Van Gogh e do Rijksmuseum, que são bem opostas. Como já perceberam, não gostamos muito de museus, passamos bem rápido por aqui, tirando apenas algumas fotos, principalmente do letreiro, que estava cheio de gente.

Para a parte da tarde, optamos por conhecer os vilarejos de Volendam, Marken e Windmills. Fechamos o tour de aproximadamente 5:30h na Lindbergh, € 40, com saída às 12:30h.