Szentendre

Szentendre é uma cidade húngara do condado de Pest, perto da cidade de Budapeste, conhecida por seus museus, galerias de arte e artistas.

Assim, fizemos um bate-volta, pegamos o bonde para irmos até a estação Batthyány tér na linha vermelha do metrô, 350 Ft, e depois seguimos de trem até Szentendre, 310 Ft, por cerca de 50 minutos.

Numa tarde ou um dia inteiro é possível ver tudo e percorrer todas as ruas da parte histórica, com calçamento antigo, casas rurais típicas da Europa Central com telhados vermelhos e guloseimas húngaras na rua para experimentar. Logo que chegamos, andamos pelas ruas, sem caminho certo até chegarmos ao museu.

Fo tér
É a praça histórica principal da cidade com esse memorial com a cruz, que foi colocado em agradecimento por a cidade não ter sido severamente atingida pela peste (bubônica).

Blagoveštenska templom
A Igreja da Anunciação é uma igreja ortodoxa sérvia na Hungria, sendo que a paróquia da igreja local está sob a jurisdição da Eparquia de Buda.

Szamos Marcipán Múzeum
O Museu do Marzipan é um lugar interessante e fascinante.
Marzipan é um doce de origem árabe e muito apreciado na Europa, principalmente na Alemanha e no leste europeu, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos e que pode ser moldada.
A ideia é semelhante à dos conhecidos museus de cera, porém, além de figuras e personagens famosos, há também locais, objetos, instrumentos musicais, animais e diversos itens esculpidos em marzipan.
O mais legal e interessante é poder ver a preparação da massa em uma área envidraçada.
Vale a pena parar, conhecer (não paga para entrar) e, claro, comprar o doce!!

Restaurant Régimódi
Para hora do almoço havíamos pesquisado um restaurante, porém, acho que até passamos na frente, porém, parecia estar fechado. Assim, andamos mais um pouco e acabamos escolhendo aqui para almoçar.
Restaurante simples, arrumado, só que o atendimento não foi muito atencioso. Mesas de madeira e algumas mesas estilo sofá.
Logo que nos acomodaram numa mesa, trouxeram o cardápio e optamos pelo hungarian menu (goulash soup, paprika chicken with gnocchi), 2.800 Ft, pedimos também ham e eggs, spaghetti bolognese style with meat and smoked grated cheese, grilled breast of chicken with grilled fruits and potato croquettes.
Infelizmente não anotamos os valores. Os pratos estavam ok, achamos que poderiam ser mais gostosos..