Viena – Passeios pela Cidade

Assim que chegamos na capital austríaca, fizemos o tour panorâmico. Mesmo chovendo, a cidade é muito bonita e encantadora.

Passamos por vários pontos e deixamos nos perder por algumas ruas, mas, por termos só um dia inteiro na cidade, optamos por não entrar em museus e igrejas. dando prioridade à ópera e ao parque, onde ficamos por mais tempo. Assim, mesmo que tenhamos andado pela cidade o dia todo, aproveitamos de forma mais tranquila.

Schloss Belvedere
O Castelo de Belvedere, um dos edifícios barrocos mais bonitos do mundo, é composto por dois prédios separados por jardins e estátuas. Foi construído para ser a residência de verão do príncipe Eugênio de Saboia entre 1663 e 1736. Desde a Primeira Guerra Mundial o Belvedere é um museu. O edifício sofreu danos durante a 2ª Guerra Mundial, mas foi reconstruído.

Trinitarierkirche zum Heiligen Franz von Assisi
A Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja do Jubileu do Imperador e Igreja do México, é uma igreja católica em estilo basílica. Construído entre 1898 e 1910, foi consagrado em 1913.

Schloss Schonbrunn
O Castelo de Schonbrunn é o principal palácio de Viena, conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria. Aqui viveu a imperatriz Elizabeth, conhecida como Sissi. Agora Schönbrunn é utilizado como um museu e o palácio é rodeado por lindos jardins e fontes, além de ter também um pequeno zoológico.
O seu nome deriva de uma frase atribuída ao imperador Matias, que teria “descoberto” um poço enquanto caçava por ali, exclamando “Welch’ schöner Brunn” (“Que bela nascente”).

Grinzing
É um bairro de Viena que chegou a sustentar, no passado, o status de cidade. O local era habitado por viticultores que, além de cultivarem uvas, fabricavam seus próprios vinhos, em pequenas quantidades. A qualidade dos mesmos era tão elevada que atraía os moradores das regiões próximas. Como a degustação dos vinhos exige que algum alimento os acompanhe, como queijos ou massas, as famílias dos viticultores e vinicultores começaram a preparar iguarias para receber os visitantes.
Grinzing se transforma, então, em um local repleto de restaurantes caseiros e rústicos que funcionam nos quintais das casas dos seus moradores. O local possui ruas tranquilas, casinhas coloridas e videiras por onde quer que se olhe.

Rathaus
É o prédio da prefeitura de Viena. Ela foi construída em 1872, e sua torre central tem mais de cem metros de altura.

Quando fomos, na praça em frente à prefeitura, tinha uma pista de gelo para patinação. Estava movimentada e bem bonita!!

Maria-Theresien-Platz
É uma grande praça pública que une a Ringstraße com o Museumsquartier. Frentes um ao outro dos lados da praça estão dois edifícios quase idênticos, o Naturhistorisches Museum e o Kunsthistorisches Museum. Os edifícios são quase idênticos, exceto pela estatuária em suas fachadas. A fachada do Naturhistorisches tem estátuas representando personificações da África, Ásia, Europa e Américas. A fachada do Kunsthistorisches apresenta famosos artistas europeus, como o holandês Bruegel, entre outros.

No centro da praça está uma grande estátua representando a Imperatriz Maria Theresa, homônima da praça.

Museumsquartier
O complexo de museus, cafés, lojas e restaurantes do Museum Quartier, espalhado por uma praça onde acontecem shows e outros eventos, é um dos grandes representantes da Viena moderna. Entre os museus, o Leopold tem a maior coleção de Schiele e também bons representantes de Klimt, dois dos nomes mais renomados da arte austríaca. No Mumok, uma coleção de arte moderna e contemporânea se distribui por um caixote de basalto. No Kunsthalle, o forte são as exposições temporárias de fotos, vídeos e arte multimídia.

O Museumsquartier, ou só MQ, é uma área de 60.000 metros quadrados no Sétimo Distrito da cidade, sendo a oitava maior área cultural existente no mundo, contendo arquitetura barroca e edifícios diversos tais como o MUMOK, que se destacam pela sua arquitetura contemporânea. O custo total das construções era de 150 milhões de euro.

Naturhistorisches Museum
O Museu de História Natural ou NHMW é um museu com área de 8.700 metros quadrados e dispõe também de um tour virtual pelas suas dependências. Tendo um dos acervos mais variados do mundo, seus artefatos mais recentes têm aproximadamente 250 anos de idade.
Seu prédio principal é um elaborado palácio que acomodou suas coleções constantemente em expansão desde sua inauguração ao público em 1889, com nome de Palácio Imperial de História Nacional. No entanto, algumas de suas coleções foram movidas para prédios e edifícios mais antigos da cidade, como o Hofbibliothek, que continha os acervos do Gabinete Zoológico.

Kunsthistorisches Museum
O Museu de História da Arte é um museu de belas-artes e artes decorativas, sendo um dos mais antigos museus do gênero no mundo. Foi inaugurado em 1891, tendo sido construído em estilo renascentista italiano, num imponente palácio coroado com uma cúpula octogonal, para abrigar a vasta coleção imperial dos Habsburgos, que, ao longo dos séculos, foram entusiásticos patronos das artes. Seu acervo é um dos mais ricos em seu gênero.
A coleção abrange peças desde a antiguidade grega, romana e egípcia até a arte barroca, e está dividida na sede principal em Viena e nos museus subsidiários do Castelo de Ambras e no Museu Lipizzaner, em Innsbruck, e nos palácios de Hofburg e Schönbrunn, também em Viena. Desde 2006, fazem parte do complexo o Museu de Etnologia e o Museu Austríaco do Teatro.

Naschmarkt
É um dos mais famosos mercados de rua de Viena. Você encontra de tupo por lá, desde frutas, verduras e legumes, pães, peixes e carnes e especiarias, seja para comprar e levar pra casa ou ainda alguns petiscos para comer ali mesmo.

Secessionsgebäude
O Edifício Secession foi construído por Joseph Maria Olbrich em 1897, no estilo dos jovens artistas que recusavam o estilo tradicional (e por isso ficaram chamados de Secession). Na entrada do prédio, está o lema do movimento: “Para cada época, sua arte. Para cada arte, sua liberdade”, e uma pintura de três faces representando a pintura, a arquitetura e a escultura. O domo dourado gerou o apelidinho de “repolho dourado”.

Wiener Staatsoper
A Ópera Estatal de Viena é uma casa de ópera.
O prédio foi o primeiro grande edifício no Wiener Ringstraße, construído graças ao Fundo de Expansão da Cidade. Começou a ser construído no Centro de Viena num estilo neo-renascentista em 1861 e estava finalizado em 1869, sendo inaugurado com a ópera Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart. Foi a primeira construção com finalidade operística em Viena.
Entretanto, o prédio não foi muito popular ao público, por não parecer tão grande quanto o Heinrischshof, uma residência privada, que foi destruída na época da Segunda Guerra Mundial.

Graben
É uma das ruas mais famosas do primeiro distrito de Viena, nesta rua encontram-se elegantes bares, cafés e restaurantes com mesas nas calçadas e as principais lojas da cidade. Além da Graben, também vale percorrer as vizinhas Kärntner e Kolmarkt, conhecendo as inúmeras atrações desta área.

Stephansdom
Uma silhueta bastante conhecida do horizonte de Viena é a da pontiaguda torre sul da Catedral de Santo Estêvão.

É uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu, trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. A também denominada “Steffl” é uma das mais importantes catedrais góticas do mundo.
Foi renovada no estilo gótico entre 1304 e 1433. A catedral possui duas torres: a torre norte com 68 metros e a sul com 136 metros. Sua torre norte, foi renovada de acordo com a estética renascentista em 1579 e seu interior adquiriu uma tendência barroca.
O famoso sino, o “Pummerin“, pesando não menos que 21 toneladas, sofreu consideráveis danos causados pelos ataques da Segunda Guerra Mundial, desde então ele vem sendo consertado e é usado atualmente para determinar ocasiões especiais, assim como para anunciar o novo ano.
Vale dar uma atenção especial para a parte externa, principalmente o telhado policromático, com um conjunto de linhas verticais.

Prater Viena
É um popular espaço de lazer onde está o parque de diversões mais antigo do mundo.
Havia sido utilizado durante séculos como área de caça, até que em 1766 foi aberto ao público. Em 1895 foi inaugurado ali um parque de diversões que ainda mantém alguns dos brinquedos originais em ótimas condições, mas com um ar antigo e um charme que dominam o lugar.

Neste parque fica uma roda gigante que virou símbolo em Viena, Riesenrad. Ela foi construída em 1897 para a feira mundial. Tem altura de um prédio de 21 andares, é o ponto central do parque de diversões da cidade.
foi inaugurada durante a celebração do 50º aniversário da coroação de Francisco José I.
A roda-gigante sobreviveu a grandes catástrofes naturais e conflitos bélicos. Foi testemunha da I Guerra Mundial, quando deixou de funcionar durante dois anos. Foi durante os últimos dias da II Guerra Mundial, em 1945, quando os bombardeios e o fogo destruíram grande parte da roda-gigante. Embora tenha sido reconstruída em tempo recorde, só puderam ser colocadas 15 das 30 cabines que havia no início.

As cabines que não puderam ser recolocadas estão na parte de baixo da roda-gigante, como uma exposição, através da qual se pode viajar pelas diferentes épocas do passado da capital: o Império Romano, a Idade Média, as guerras contra os turcos, a Exposição Mundial de Viena ou as catástrofes ocorridas durante as guerras mundiais.

O mais legal é que a entrada é gratuita, pagamos apenas a roda-gigante,  € 10.

Kursalon
É uma casa de ópera, projetado no estilo da renascença italiana e construído entre 1865 e 1867.
Compreende quatro salões de baile em dois andares, um grande terraço de 1.000 metros quadrados e um restaurante.

Já saímos com a ideia de assistir uma ópera, pensando até mesmo em jantar lá, mas, por falta de lugares disponíveis, fomos ás 20h. Fomos de taxi do hotel até lá,  € 15. A entrada é paga,  € 55, mas infelizmente não pode fotografar, super vale a pena. É preciso deixar os casacos e blusas na entrada,  € 1.
O lugar é lindo!! Super elegante e aconchegante ao mesmo tempo. A ópera que assistimos foi muito boa, com um estilo romântica, mas também engraçada. Foi tudo em inglês.