Cesky Krumlov

Český Krumlov é uma cidade no sul na República Checa, registrada na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Se encontra na região Boêmia do Sul e é a capital antiga da região de Rosenberg, a nobreza mais rica e influente do país.

De acordo com a lenda, o nome Krumlov é derivado da palavra alemã Krumme, que pode ser traduzida como curvado sobre um prado, o que faz referência à topografia da cidade, curvada sobre o Rio Moldava. O adjetivo Český’ significa boêmio ou simplesmente tcheco.

Cesky Krumlov foi propriedade de praticamente três famílias nobres: Rozmberk, Eggenberg e Scwarzenberg, famosas pela capacidade comercial e amor pela arte e arquitetura. Foi quem garantiu o desenvolvimento da cidade.

A fim de conhecermos uma cidade de interior e menos turística, pesquisamos e decidimos fazer um bate-volta a partir de Praga. Assim, pegamos o ônibus, € 7,60, às 7h Na Knížecí (rodoviária) e chegamos aqui quase 10h.

A cidade é pequena e é possível fazer tudo a pé, se perder pelas ruas e apreciar o cenário que parece ter saído de estúdio de cinema, com castelo no topo da colina, torre colorida, ruas estreitas, rio com curvas e penhasco, além de casas com arquitetura medieval gótica, renascentista e barroca.

Vltava
O rio Moldava circunda a cidade de forma bem inusitada.

Státní hrad a zámek Český Krumlov
O segundo maior castelo da República Tcheca, perdendo apenas para o complexo do castelo Hradcany de Praga.
É a principal atração da cidade, com tours que contemplam os antigos apartamentos das famílias e o lugar ideal para entender um pouco da arte e da arquitetura tcheca dos séculos 18 e 19, barroca e renascentista.
Além desses tours, é possível visitar parte do complexo gratuitamente, que vale muito a pena. Um detalhe super curioso: algumas paredes do castelo são pintadas a mão, mas ao ver de longe parecem verdadeiros tijolos!!

Apesar de não sermos fãs de museus, não podíamos deixar de subir na torre, 50Kč, 160 degraus e avistar a cidade e o rio do alto.

Vimos em algumas pesquisas na internet que, se déssemos sorte, poderíamos ver o Vok, a Katerina e a Marie Terezie (ursos, animais de estimação) tomando banho de sol ao pé da Torre do Castelo. Pois bem, não os vimos, talvez por termos ido no inveno.

Náměstí Svornosti
A Praça da Concórdia é a principal da cidade, fica bem no centro. As ruelas medievais e pitorescas pela praça estão cercadas por fachadas coloridas e decoradas de estuque ou de grafite renascentistas e barrocos. Numerosos cafés, cervejarias, lojas de souvenir e de artesanatos ocupam desde então essa praça, além da Câmara Municipal e a Torre da Peste, construída em memória às vítimas da peste negra.

Marionette Museum
Museu de Marionetes com apresentações em anfiteatro, parece ser bem divertido. Por não termos tempo, não pesquisamos mais detalhes e horários de funcionamento. Apenas tiramos uma foto da fachada.

Kostel svatého Víta
A Igreja de St. Vitus chama a tenção pela arquitetura impressionante com os tetos arqueados. Como grande parte das casas do vilarejo, a igrejinha remonta os anos 1.300.

Eggenberg
A cervejaria leva o nome da família nobre austríaca Eggenberg que adquiriram as terras de Cesky Krumlov no ano de 1662.

Dessa vez, só passamos na frente, com uma foto da fachada.

Papa’s Living Restaurant
Bom, sem perceber antes, acabamos escolhendo restaurante errado, mas mesmo assim estava bem gostoso.
Digo restaurante errado porque o Papa’s Living Restaurant é italiano e normalmente procuramos um restaurante típico da região.
Uma portinha no canto da rua e um restaurante bem grande, luzes baixas e ambiente intimista.
O atendimento é bom e rápido.
Para começar não poderia ser diferente de uma cerveja Pilsen Urquell, 49Kč, e Kozel black, 40Kč. Para acompanhar, beef carpaccio, 169Kč.
Papa’s ribs (costelinha de porco com molho barbecue e queijo, servida com batata assada cremosa), 258Kč, filet beefsteak (200g de filet mignon servido com vagem e batata assada cremosa com bacon), 469Kč, risotto caprino e jamon serrano (risoto com queijo de cabra e presunto espanhol), 169Kč, fresh salmon filet (filé de salmão norueguês servido com risoto e brócolis), 339Kč.
As sobremesas escolhidas foram as mais tradicionais tiramisu big, 95Kč, e pannacotta, 89Kč.

Old Traditional Trdelník
Nossa despedida da cidade foi experimentando o famoso trdelník, é uma massa rolada envolvida em torno de um espeto, grelhada e coberta com açúcar e uma mistura de nozes, 50Kč.
Apesar de outros recheios e coberturas, escolhemos o tradicional. É super gostoso!!