Casapueblo

É uma edificação construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró localizada em Punta Ballena, a 13 km de Punta del Este.
Inicialmente, foi a casa de verão e a oficina do artista, hoje inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel. Foi a residência permanente de seu criador, onde trabalhou e onde passou seus últimos dias.

Começou a ser construída em 1958 em torno de uma caixa de madeira feita com pranchas encontradas no litoral, chamada La Pionera, de Carlos Páez Vilaró. Esta caixa foi seu primeiro ateliê.
Casapueblo foi desenhada com um estilo que pode ser equiparado às casas da costa mediterrânea de Santorini, mas o artista se referia ao ninho do joão de barro ao se referir a este tipo de construção.
Esta construção, que demorou 36 anos a terminar, tem 13 pisos com terraços que permitem uma ótima vista do pôr do sol sobre as águas do Oceano Atlântico.

O complexo foi construído em cimento caiado e estuque, de forma artesanal e em forma de labirinto, não apresentando linhas retas no interior e predominando a cor branca.

Na cúpula principal de Casapueblo encontra-se o museu e a oficina, onde se pode ver parte da obra de Carlos Páez Vilaró. Possui quatro salas de exposição: Sala Nicolás Guillén, Sala Pablo Picasso, Sala Rafael Squirru, Sala José Gómez Sicre, sala de projeção, Terraço da Sereia, Mirador del Hipcampo, cafeteria Taberna del Rayo Verde e boutique.

Todas as tardes, desde 1994, a Cerimônia do Sol é realizada nos terraços do museu. Minutos antes do pôr do sol, a voz do artista em uma gravação dedica um poema ao sol para se despedir dele.

Viemos do hotel até aqui de taxi, $YU 850. A entrada para o museu e terraço é paga na entrada, $YU 150. A ideia era jantar por aqui, mas acabamos mudando de ideia, voltando para o centro de taxi, $YU 850.