Marken – Waterland

Tivemos uma tarde livre em Amsterdã e optamos por um passeio por Zaandam, Volendam e Marken. Fechamos o tour de aproximadamente 5:30h na Lindbergh, em Amsterdã, € 40.
Depois de conhecer a vila de Volendam, partimos para a última parada, Marken, chegando depois de uns 30 minutos. Esse trajeto foi feito em um barco.
Mesmo chegando por volta das 17h, já estava bem escuro.

É um dos vilarejos mais autênticos da Holanda, na cidade de Waterland.
Somente a partir de 1957, Marken foi conectada com a terra firme por um dique que atravessa o Lago de Marken e o Mar de Gouw, transformando a ilha em uma península.
O grande charme da cidade são as suas casinhas coloridas, feitas de madeira, além dos trajes típicos usados por alguns moradores, visíveis ao caminhar pelas ruas calmas do lugar.

No valor do passeio, estava inclusa a visita a uma fábrica de tamancos.
logo que chegamos na vila, fomos direcionados para a fábrica e recebidos por uma mulher, que nos aguardava para demonstrar a fabricação do tradicional tamanco de madeira holandês. Ali, ainda tem um pequeno museu com diferentes tipos de tamancos usados antigamente e a evolução dos mesmos. Mesmo sendo um passeio bem turístico, achamos bem interessante.