Praga – Passeios pela Cidade

Praga é a capital e a maior cidade da República Tcheca, dividida pelo rio Moldava e apelidada de a cidade dos cem pináculos.
O destino, apesar de ainda pouco visitado, aparece entre os preferidos de turistas de todo o mundo nos últimos anos por conta da arquitetura, costumes, tradições e locais históricos que remetem à era medieval.

Pelo pacote que fechamos, teríamos apenas um dia inteiro aqui a cidade e percebemos, durante nossas pesquisa, que não seria o suficiente para conhecermos, por isso, aumentamos mais um, além do dia que separamos para ir até Cesky Krumlov.
Logo após o café da manhã, fizemos a visita panorâmica de aproximadamente 2:30h com guia local, incluso no passeio.
Caminhando, conhecemos a parte alta mais antiga de Praga, com seu castelo e conjunto de cidadelas, igrejas, palácios, onde pudemos ver a ´cidade das 100 torres´.

Pražský hrad
O castelo de Praga encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade no século IX. Ocupa uma área superior a 72,5 mil m² e, por causa disso, é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.
É uma das construções mais importantes da cidade e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge e a Viela Dourada.

Katedrála svatého Víta
A Catedral de São Vito é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Tcheca. Impressiona pelo tamanho e pela riqueza da arquitetura gótica.
Levou quase 600 anos para ficar pronta, pois a obra era sempre interrompida por sucessivas guerras e pragas que assolaram o antigo Reino da Boêmia.
Destaque para as gárgulas (todas diferentes) e para a roseta da porta principal que tem quatro homens de terno, retratando os engenheiros e arquitetos que finalizaram a construção, no século 20.

Obelisk
O obelisco do castelo de Praga é um monolítico de granito com 16m de altura, localizado no terceiro pátio. A ideia era que fosse maior, mas enquanto estava sendo transportado, partiu em dois e apenas uma parte pode ser recuperada.
Foi erguido no final de 1928 para marcar o décimo aniversário do estabelecimento da Primeira República Tchecoslovaca.

Continuamos passeando até a parte baixa/ parte barroca, chamada mala strana ou cidade pequena.

Kostel svatého Mikuláše
A igreja de São Nicolau é uma igreja barroca, construída entre 1704-1755 no local onde ficava uma igreja gótica do século XIII, que também era dedicada a São Nicolau. Foi descrito como o maior exemplo do barroco de Praga.

Seguimos até cruzar o Rio Moldava através da famosa ponte de Carlos IV, uma jóia da arquitetura e escultura.

Karlův most
A Ponte Carlos é a ponte mais antiga de Praga, atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena.
Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV e foi finalizada a princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos transformou-se na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.
Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most), mas leva sua denominação atual desde 1870.

A ponte têm um comprimento de 516 metros, e sua largura é quase 10 metros, sendo apoiada em 16 arcos. Está protegida por três torres distribuídas entre seus dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados, em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. A partir de 1965 todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional.

Prašná brána
A Torre da Pólvora era uma 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha 1232, mas é a única que se encontra de pé nos dias de hoje. Foi reconstruída após um incêndio e passou a ser usada como local de armazenamento de pólvora, o que lhe rendeu o nome pelo qual é conhecida até hoje.

Stare Mesto
A Cidade Velha é um animado centro com ruas de paralelepípedos e atrações históricas como o relógio astronômico medieval e a igreja gótica de Nossa Senhora Diante de Týn, na Praça da Cidade Velha, umas das mais belas da Europa Central.

Staroměstské náměstí
Praça da Cidade Velha é uma praça histórica no quarteirão da Cidade Velha bem no centro de Praga. Localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles, a Praça da Cidade Velha é extremamente importante para os tchecos, pois nela é possível encontrar prédios em vários estilos arquitetônicos, como a Catedral Týn, de estilo gótico, e a igreja de São Nicolau, em estilo barroco. Outras grandes atrações da praça são o relógio Astronômico, denominado Orloj, a estátua de Jan Hus (reformista religioso que foi queimado vivo por suas crenças) e a Torre da Cidade Velha, que permite uma visão panorâmica de toda a praça.

Týnský chrám
A Igreja da Mãe de Deus frente à Týn, ou simplesmente Igreja de Týn, mais comumente Igreja de Nossa Senhora de Týn, é uma igreja católica romana, a principal igreja da Cidade Velha desde o século XIV, e um dos símbolos mais icônicos da capital tcheca.

Orloj
É um relógio astronômico medieval instalado em 1410 composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes.
Ele é o terceiro relógio deste tipo mais antigo no mundo e o mais antigo ainda em funcionamento.

Depois de andarmos pela cidade, retornamos aqui afim de subirmos na torre e ter a visão da praça do alto e com tudo iluminado à noite.
Assim fizemos e quase que não conseguimos devido ao horário, 19h. O ingresso, 120Kč, é comprado numa porta no térreo da própria torre.

Hanavský Pavilion
A fim de encontramos o melhor ângulo para fotos e apreciar a cidade do alto e as belas pontes, fomos andando até o mirante Hanavský Pavilion. Super vale a pena a subida!! Vista incrível e ainda pode tomar um café na lanchonete que tem no topo.
Aqui foi sem dúvida um lugar incrível que estivemos e imperdível!!

Torture
Museu da tortura. Pelo que pesquisamos, é ideal para quem quer fugir do convencional e conhecer algo realmente “impactante”. Fica bem pertinho da Ponte Carlos e deve gastar algo em torno de 1h para conhecer tudo. Apesar de acharmos interessante, preferimos um outro estilo de passeio, então só passamos na frente e tiramos uma foto da fachada.

Tančící dům
É um prédio de escritórios no centro da cidade. A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996
O estilo não tradicional era muito controverso na época. A ideia inicial era que o prédio se tornasse um centro de atividades culturais, mas hoje é um prédio comercial com firmas multinacionais.
Originalmente chamada Fred e Ginger (Fred Astaire e Ginger Rogers – a casa lembra vagamente um par de dançarinos) a casa se situa entre os prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.
Na cobertura existe um restaurante francês com vistas magníficas da cidade. Como é situado em uma rua bastante movimentada, o prédio depende de circulação forçada de ar, fazendo com que o interior fique menos agradável aos ocupantes.

Národní divadlo
Símbolo da afirmação da nação tcheca no século XIX, o Teatro Nacional abriu as suas portas em maio de 1868.
Hoje, o Teatro Nacional é composto por três conjuntos artísticos: ópera, balé e drama. Eles se alternam em suas apresentações no edifício histórico do Teatro Nacional, no Teatro dos Estados e no Teatro Kolowrat. Todos os três conjuntos artísticos selecionam seu repertório tanto da herança clássica quanto de autores modernos.

Petřín
Principal parque da cidade e um dos lugares mais queridos com seus jardins e um antigo vinhedo. Para alcançar os 138 metros que separam o cume da cidade, pode-se subir passeando por seus jardins ou pegar o funicular na rua Újezd.
No dia que fomos, o funicular não estava funcionando, mas isso não nos fez desistir. A subida é puxada e longa, mas devagar chegamos lá. As fotos por si só falam a recompensa que tivemos.

Zrcadlové bludiště
Situado a poucos metros da torre, se encontra outro resquício da Exposição de Praga de 1891, o Labirinto dos Espelhos. Em seu interior há um pequeno labirinto e uma sala de espelhos convexos.
Já que tínhamos tempo e para “descansar” um pouco, entramos. Os bilhetes, 90Kč, são comprados ali mesmo. Não é muito grande nem tem nada de especial. Achamos divertido.

Petřínská rozhledna
Com seus 60 metros de altura e uma estrutura similar a Torre Eiffel, a Torre de Petřín é o mirante mais elevado de Praga, construída anos depois da Torre Eiffel, em 1891, para a Exposição Nacional de Praga.
Era usada como torre de observação e também como transmissão. Hoje a torre é uma atração turística.
Claro que como bons amantes de mirante não deixamos de subir. Pode escolher subir de elevador, 180Kč, ou de escada (300 degraus), 120Kč.

Chrám Panny Marie Vítězné
Igreja do Menino Jesus de Praga ou Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa é uma igreja católica, onde se encontra a famosa estátua religiosa conhecida como menino Jesus de Praga.