Restaurante As Véia – O Velhão

Um lugar imponente e fascinante desde o portão de entrada.
Já tínhamos visto várias matérias, informações e publicações em redes sociais e, cada vez mai despertava o interesse e curiosidade em conhecer este lugar, mas só agora foi possível.

O Velhão começou como uma loja de peças de demolição criada por Moacyr Archanjo dos Santos, que era fascinado por arquitetura e antiguidades. Na década de 1970, ele resolveu comprar o terreno na Serra da Cantareira, na época, ficava no meio do nada.
O restaurante As Véia, inicialmente, foi criado para os funcionários da marcenaria e serralheria do local. Só depois, com o interesse de outras pessoas, abriu para o público geral.

Hoje, o espaço, comandado por sua esposa, Iracema, que passou a tocar os negócios depois de sua morte, é um complexo com restaurantes, lojas e cafeteria, além de uma marcenaria e uma serralheria que faz portas, portões, gazebos, suportes, grades com rebites, encaixes e ornamentos feitos na forja, como no início do século passado: sem soldas.

Fomos num domingo para o almoço no restaurante d’As Veia, considerado a menina dos olhos, a principal atração com música ao vivo, e no sistema self service, R$ R$ 62. Ali tem três ambientes diferentes, com decoração rústica, além de objetos antigos, alimentos e estátuas espalhadas.
A comida é tipicamente brasileira e servida no fogão à lenha, além de buffet de saladas, outro com diversas massas e, claro, sobremesas.
Gostamos muito do lugar e do atendimento. Sobre o buffet, tem bastante opção para os mais diversos sabores, que é gostoso, mas nada espetacular.
Detalhe para o pão caseiro, feito ali na hora.. delicioso!!
As sobremesas são aqueles doces caseiros, tipo doce de goiabada, doce de leite, ambrosia, doce de abóbora, e brigadeiro e beijinho de colher.

Super vale a pena não só o almoço, mas o passeio num todo pelo complexo.
Pretendemos voltar para ir nos outros restaurantes do local.

Estrada Santa Inês, 3.000, Jardim Santa Ines – Mairiporã/ SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h, sábado das 12h às 17h e domingo das 8h às 10:30h e das 12h às 17h
www.velhao.com.br