Lucerna

Uma passada por Lucerna apenas para ir de Zurique ao Monte Rigi e na volta ficamos quase 2h.
Ali, tivemos tempo de passar por algumas ruas, apreciar a neve caindo e estar em dois pontos turísticos.

Kapellbrücke
No meio do Lago de Lucerna está a ponte da capela, uma ponte de madeira que foi erigida em 1365. Na ponta sul da ponte fica a Wasserturm (torre da água). Bem alto, nas traves de madeira encontram-se 112 pinturas datadas do início do século XVII e restauradas no começo do século XX. Da Kapellbrücke pode-se avistar a igreja de São Léger e São Maurício.
Em 1993, um incêndio destruiu parte da ponte, sendo reconstruída e reaberta em no ano seguinte.
A ponte é um dos símbolos da cidade medieval e famosa por seu estilo coberto, sendo a mais antiga da Europa desse modelo. Tem cerca de 240m de comprimento, ligando o Centro Histórico à parte nova da cidade.
Aqui já foi prisão, sala de torturas e atualmente abriga uma pequena loja de presentes.

Löwendenkmal
O Monumento do Leão, ou Leão de Lucerna, é uma escultura concebida por Bertel Thorvaldsen, que homenageia os Guardas Suíços que foram massacrados em 1792 durante a Revolução Francesa, quando revolucionários invadiram o Palácio das Tulherias em Paris na França. O escritor norte-americano Mark Twain (1835–1910) elogiou a escultura de um leão mortalmente ferido como “o mais lúgubre e tocante peça em pedra no mundo”:

“O leão encontra-se no seu covil na face perpendicular de um pequeno penhasco — pois ele está gravado na rocha viva do penhasco. O seu tamanho é colossal, a sua atitude é nobre. A sua cabeça está arqueada, a lança partida está espetada no seu ombro, a sua pata protetora descansa sobre os lírios de França. Vinhas pendem do penhasco e acenam ao vento, e um curso de água límpido goteja do topo para um pequeno lago na base, e na suave superfície do lago espelha-se o leão, por entre os nenúfares.
Em seu redor há árvores verdes e relva. O local é refugiado, repousando num recanto de de um bosque, remoto do barulho, do tumulto e da confusão — e tudo isto se adapta, pois os leões morrem em tais locais, e não em pedestais de granito em praças públicas rodeado de muros com elaborados gradeamentos de ferro. O Leão de Lucerna seria impressionante em qualquer local, mas nunca tão impressionante como no local em que se encontra.” Mark Twain, A Tramp Abroad