Vaticano

A Cidade do Vaticano é uma cidade-estado cercada por Roma e é a sede da Igreja Católica Romana. Ela é a residência do papa e está repleta de tesouros da arte e da arquitetura. Os Museus Vaticanos abrigam antigas esculturas romanas, como o conhecido Grupo de Laocoonte, além de afrescos renascentistas nas Estâncias de Rafael e na Capela Sistina, famosa pelo teto de Michelangelo.

Chegada
Saímos de Florença e em 1h aproximadamente estávamos no Vaticano.
Chegamos por volta das 8h e uma fila imensa já contornava o alto muro do Vaticano, porém, não precisamos pegar esta fila, pois os bilhetes já tinham sido comprados pela guia, € 56.
Esse bilhete inclui o transporte até lá, entrada nos museus, na Capela Sistina e na própria igreja, tudo com guia local.
A primeira vez que fomos estava lotado!!
Após passar pelo primeiro portão, tem uma área grande onde ficam as bilheterias, para entrar é preciso passar por catracas e detectores de metal.

Voltamos em 2017 com os bilhetes também já comprados, porém, agora pela internet sem guia, € 20.
Evitamos a fila principal, apesar de estar praticamente vazio, comparado com a utra vez que estivemos por aqui.

Museu
Não gostamos muito de museu, mas aqui foi preciso, mesmo escolhendo o caminho mais curto.

Seguimos pelos museus até chegar na Capela Sistina, lugar mais disputado e proibido fotografar (mesmo sem flash).
Na primeira ala vimos uma coleção de obras do Egito antigo com todos objetos datados em mais de 2.000 anos.

Na ala seguinte, um corredor enorme com tapeçarias antigas, todas muito bonitas e super detalhadas. Mais a frente, outra ala, com mapas antigos.

O teto é tão bonito que rouba a atenção, com detalhes na pintura parecendo 3D.

E finalmente, ao final desse longo corredor, chegamos à Capela Sistina. O teto da Capela Sistina foi pintado por Michelangelo, de 1508 a 1512, quando tinha 33 anos de idade. Repare no teto a super famosa cena da Criação de Adão, onde Deus e Adão esticam seus braços e se tocam através do dedo indicador. O altar também foi pintado por Michelangelo, mas entre 1536 e 1541, quando tinha 61 anos de idade. A cena é o Juízo Final: do lado esquerdo estão as almas que sobem ao céu, e do lado direito as que vão para o inferno. No Centro, repare na figura de uma pessoa com a pele meio “escorrida”: esse aí é Michelangelo, que pintou a si mesmo neste mural!!

Entre uma ala e outra dos museus, a famosa escada espiral. Um dos ambientes mais fotografados, a escada helicoidal dupla, é obra do engenheiro e arquiteto Giuseppe Momo, coberta com painéis de bronze de Antonio Maraini.

Basílica
Terminamos dentro da basílica, em estilo renascentista, com obra de arte ou escultura por todos os lados, além da sacada onde o papa faz as bençãos.

O Baldaquino de São Pedro, feito em bronze entre 1624 e 1633, foi criado por Gian Lorenzo Bernini para ser um altar papal, e foi construído imediatamente sobre o túmulo do fundador da igreja católica, o apóstolo Pedro.

Uma curiosidade sobre sua construção: segundo o Wikipedia, para conseguir bronze suficiente, o papa mandou retirar e derreter o metal do Panteão de Roma. Diante disso, os italianos disseram: “O que os bárbaros não conseguiram fazer, fizeram os Barberini”!!

Uma das esculturas mais visitadas é a Pietá de Michelangelo, que fica logo na entrada da basílica.

Subida á cúpula
Claro que, quando estivemos aqui pela segunda vez, a principal causa foi subir na cúpula, com 42m de diâmetro.
Na bilheteria é possível escolher subir tudo a pé (551 degraus), 5, ou subir parte de elevador e o restante a pé (320 degraus), 7. Mesmo subindo parte de elevador, o caminho não é fácil, degraus irregulares, estreitos, além da inclinação e sem lugares para parar.
Mas uma coisa é certa: a vista é sensacional!! A sensação de tirar a foto mais vista em pesquisas do Google é inexplicável… vale super a pena!!

Piazza di San Pietro
Por fim, passamos pela Praça de São Pedro.

A Praça de São Pedro situa-se em frente à Basílica de São Pedro. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco, com um obelisco de 40m de altura do Antigo Egito no centro.
Na praça, o Papa celebra Missa Pontifícia nas maiores festas da Igreja. 140 estátuas – santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas – saúdam os peregrinos da balaustrada das colunas, que tem 17 metros de largura.

Uma curiosidade é ficar em pé sobre os discos de pórfiro nas laterais do obelisco e, olhando para a Basílica, terá a ilusão que as colunas estão posicionadas em uma mesma fila, como se fossem uma só.