Budapeste – Passeios pela cidade

Budapeste, capital da Hungria, é dividida pelo rio Danúbio que surgiu no século XIX da unificação de duas cidades distintas localizadas às margens do rio. De um lado fica Buda (parte montanhosa ocupada a mais tempo, cheia de casarões e construções medievais) e do outro, Peste (trecho plano, mais recente, com edifícios e maior parte da população).
Dificilmente um turista ficará sem ter o que fazer na cidade. É uma cidade vibrante, proporcionando experiências únicas.

Assim que chegamos na cidade, tínhamos um dia a mais antes da excursão. Então saímos para conhecer alguns pontos pesquisados importantes e interessantes que não passaríamos depois.
A primeira parada foi no mercadão.

Nagy Vasarcsarnok
O mercado central é o principal mercado público da cidade, instalado num edifício construído em 1897. As barracas do andar térreo vendem frutas, legumes, peixes entre outros alimentos. No nível superior há um café e lojas de artesanato ou souvernirs.

Szabadság Híd
A ponte da liberdade liga Buda a Peste, cruzando o rio Danúbio. É a terceira mais a sul das pontes públicas de Budapeste, localizada na parte mais a sul da cidade.
A ponte foi construída entre 1894 e 1896 e, embora diferente das outras, imita ainda assim uma ponte de correntes, o que era considerado preferencial à altura de sua construção. O último rebite prateado foi colocado pelo próprio imperador e originalmente a ponte tinha seu nome. Destruída na Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída e terminada em 20 de agosto de 1946, ela tem 333,6 metros de comprimento e 20,1 metros de largura. Os pilares mais altos foram decorados com grandes estátuas de bronze de Turul, uma espécie de falcão, o animal mais importante na mitologia Húngara, e o pássaro que dá origem ao próprio povo magiar. O Turul tornou-se um símbolo de poder, força e nobreza, ainda hoje ele é usado como símbolo nos casacos do Exército Húngaro e nos escritórios de Defesa Nacional.

Cittadella
É a fortificação no topo da Colina Gellért, ponto mais alto de Budapeste, por isso sua localização foi completamente estratégica em termos militares durante as revoltas contra os Habsburgos e a ocupação soviética. Foi construída em 1854 pelos Habsburgo como edifício de vigilância.
A fortaleza mede 220 metros de comprimento, 60 de largura e seus muros medem 4 metros de altura. Ao final da Grande Guerra, os húngaros quiseram destruí-la, mas em 1960 foi declarada lugar de interesse turístico.
No mirante da Citadella fica a estátua da Liberdade, construída para homenagear os húngaros mortos durante os períodos de opressão.

Assim como a maioria dos turistas, fomos até o topo do Monte Gellert só pela fabulosa vista panorâmica de Budapeste, mas vimos vários depoimentos que vale a pena pagar o ingresso para conhecer o bunker, abrigo antiaéreo construído durante a II Guerra Mundial pelos alemães. Para chegar até lá, são vários degraus, há caminhos com rampas, além de bancos e pontos estratégicos para descanso enquanto aprecia a vista de vários ângulos.
Dela é possível ter a melhor vista da cidade!!

Erzsébet híd
A Ponte Elisabeth é uma ponte que atravessa o Rio Danúbio ligando a cidade de Buda com Peste. A ponte é nomeada assim em homenagem a uma rainha popular, Isabel da Áustria, a imperatriz da Áustria-Hungria, que foi assassinada em meados de 1898. Há uma grande estátua de bronze da rainha em um pequeno parque em Buda.
A ponte original foi uma ponte de suspensão e juntamente com muitas outras pontes em todo o país, foi explodida no final da Segunda Guerra Mundial. Esta é a única ponte em Budapeste que não podia ser reconstruída na sua forma original. O monumento de pé fino, branco, foi construído no mesmo local entre 1961-1964, porque o governo não podia dar ao luxo de construir bases inteiramente novas para a ponte. Nas últimas décadas, muitos motoristas têm sido permanentemente feridos ou mortos na curva acentuada que segue imediatamente a ponte.

Gellérthegyi Barlang
É uma igreja que fica dentro de uma caverna, no monte Gellert. A igreja é pequena e apertada, mas que guarda uma bela experiência e móveis talhados em madeira.
A visita é paga, 600 Ft, mas achamos que vale a pena.

Budapest-Belvárosi Nagyboldogasszony
A Igreja Paroquial do Centro ou ainda Igreja da Bem-Aventurada Virgem Maria, é o edifício mais antigo de Peste. Está situada ao lado da Ponte Erzsébet, onde descansam os restos do bispo mártir Gellért.
Edificada no século XII com um estilo romano, a Igreja Paroquial do Centro foi ocupada pelos tucos durante o século XVII para ser utilizada como mesquita.

Felsővízivárosi Szent Anna-plébánia
A Paróquia de Santa Ana de Upper Watertown é uma igreja paroquial católica romana, freqüentemente usada pelo seu nome curto, Igreja de Santa Ana, localizada nas margens do Danúbio.
Construída entre 1740 e 1762, é o melhor exemplo da arquitetura barroca barroco italiana em Budapeste.
A Igreja foi durante mais de 200 anos vítima de guerras, inundações e terremotos.
Devido ao seu lamentável estado, pensaram em derrubá-la em várias ocasiões, especialmente quando o metrô foi construído. Finalmente, a Igreja de Santa Ana foi reconstruída entre 1970 e 1984.

Széchenyi Lánchíd
A Ponte das Correntes é uma ponte pênsil que atravessa o rio Danúbio entre Buda e Peste, os lados ocidental e oriental de Budapeste, sendo a ponte mais antiga da cidade e a mais conhecida de todo o rio Danúbio.
A ponte foi inaugurada em 20 de novembro de 1849.
A atual Ponte das Correntes, também conhecida na Hungria como Ponte Széchenyi Lánchíd ou Ponte Suspensa, recebeu o nome de Ponte das Cadeias quando foi inaugurada ou Chain como ainda hoje também é conhecida.
Recebeu esse nome por causa da robusta estrutura de ferro que forma correntes que a sustenta sendo um exemplo da engenharia da época.
O nome atual surgiu após uma reforma que se fez necessária pelo fato do movimento entre as cidades ter aumentado consideravelmente o que gerou a necessidade de reforçar a estrutura da ponte. Isso aconteceu entre 1913 e 1915.
São 5.200 toneladas de ferro distribuídos nos 380m de extensão por 14,8m de largura. São 2 vias destinadas aos carros e de cada lado uma calçada para os pedestres que preferirem atravessá-la a pé.

Gellért Gyógyfürdő és Uszoda
Os Banhos Termais e Piscina Gellért, também conhecidos simplesmente como Banhos Gellért, foi construído em 1918 e ampliado em 1927, dentro do hotel de mesmo nome embora, tenha entrada própria em uma lateral.
O Balneário Gellert é, provavelmente, o mais conhecido da cidade e sua piscina principal saiu tanto em revistas quanto em propagandas de televisão.
Como curiosidade, vale a pena lembrar que as piscinas já existiam antes da construção do hotel.

Só temos a foto da fachada, pois optamos ir em outra Termas.

Magyar Allami Operahaz
Ópera Estatal Húngara é a maior casa de ópera da cidade de Budapeste e um dos edifícios neorrenascentistas mais importantes da Hungria.
Originalmente denominada Ópera Real Húngara, teve sua construção entre 1875 e 1884 e foi financiada por Francisco José I, imperador da Áustria e rei da Boêmia, com a condição de que esta não fosse maior que a Ópera de Viena, tendo assim 1.261 assentos.
O exterior do edifício está decorado com esculturas de músicos e compositores famosos.

Terror Háza
O Museu do Terror é dedicado aos períodos de fascismo e comunismo que a capital da Hungria sofreu. Está localizado em um prédio de esquina onde se alojava o quartel general da polícia secreta, tanto do governo nazista como do comunista.

Városliget
Muito verde, fontes, um lago que no inverno fica congelado permitindo a patinação no gelo (tornando-se a maior pista de gelo da Europa!!) e outras atrações como Jardim Zoológico, Parque de diversões Vidámpark, Castelo Vajdahunyad, Termas Széchenyi.
Esse é o principal parque de Budapeste e famoso ponto de lazer e convívio dos budapestinos. No passado, essa área era um recinto de caça usado pela nobreza. Já nos séculos XVIII e XIX, foi urbanizado e transformado em parque público, um dos primeiros do mundo.

Do hotel até aqui viemos de táxi, 3.400 Ft. A primeira coisa que fizemos foi a patinação no gelo, mesmo não estando em nosso roteiro. Pagamos a entrada, 1.000 Ft, e locação dos patins, 800 Ft. Logo após a entrada, tem uma área com bancos diversos e são disponibilizados armários para guarda de volumes. Ficamos cerca de 1h e parece que foram 10 minutos. Ali vão pessoas de todas as idades, crianças, jovens, idosos, locais e turistas. Mesmo com tempo fechado e frio, foi legal e bem divertido… Vale a pena para quem tiver a oportunidade!!

Vajdahunyad Vára
Um dos pontos mais famosos do parque, o Vajdahunyad foi construído em 1896 e projetado por Ignác Alpár, que se inspirou em vários edifícios históricos de diferentes partes do mundo e de diferentes estilos arquitetônicos: românico, gótico, renascentista e barroco. Originalmente, o castelo era feito de papelão e madeira, mas se tornou tão popular que foi reconstruído de pedra e tijolo entre 1904 e 1908. Hoje, abriga o Museu de Agricultura Húngaro, o maior museu agrícola da Europa.

Széchenyi Gyógyfürdő és Uszoda
Também conhecido como Termas Széchenyi, que engloba as maiores e mais quentes termas de Budapeste, possui diversas piscinas internas e ao ar livre, incluindo 15 piscinas internas alimentadas por fontes.

Claro que este programa já estava marcado e comprado, € 18, antes de virmos para cá. Entrando pela bonita e imponente fachada, logo está a bilheteria. Ali nos entregaram as toalhas e as pulseiras, que dão acesso aos armários e piscinas. O lugar é bem grande, mas não é difícil se achar. Logo passa-se pela área dos vestiários e banheiros, do lado direito o feminino e, do lado esquerdo, masculino. Ao subir as escadas encontram-se ainda as cabines privadas. Por falta de informação e sem ter certeza, tínhamos direito a essas cabines, onde, além de usar para se trocar, é possível deixar seus pertences ali. Mas ok, contratempos e pequenas confusões acontecem, mas nada que não seja resolvido. Chegamos por volta das 15:15h e saímos às 18:30h.

Resumindo: o bilhete que escolhemos dá direito às cabines privadas, toalhas, piscinas internas e externas. Podendo ficar no período de 1 dias, sendo das 9h às 18h.

Não tem como vir à Budapeste e não conhecer as famosas termas!! Apesar do frio que fazia, cerca de -1°C, a água estava muito quente, uma delícia!! E ao começar escurecer, acreditem, mesmo com o dia todo nublado, tivemos um belo pôr-do-sol.. Foi uma tarde diferente, descontraída e inesquecível!!

Hősök tere
A Praça dos Heróis é uma das praças mais importantes de Budapeste.
No centro da praça ergue-se o Memorial do Milênio, também chamado Monumento do Milênio ou Monumento Milenário, conjunto de especial relevância em Budapeste, com estátuas dos líderes das sete tribos magiares que fundaram a Hungria no século IX e outras personalidades da história húngara. A construção do memorial teve início quando se celebraram os mil anos do país (em 1896) e só terminou em 1929, quando a praça ficou com o seu nome presente.
Em 16 de junho de 1989, uma multidão de 250 000 pessoas juntou-se na praça para celebrar o histórico enterro de Imre Nagy (líder comunista húngaro), executado em junho de 1958.

Fica situada perto do parque da cidade, num extremo da Avenida Andrássy, que é um boulevar emblemático de Budapeste, que remonta ao ano de 1872. Une a Erzsébet tér (a maior área verde no centro da cidade) com o Városliget. Rodeada por casas e palácios neorrenascentistas ecléticos que apresentam belas fachadas, escadas e interiores
A Praça dos Heróis é rodeada por dois importantes edifícios: o Szépművészeti Múzeum (Museu de Belas Artes de Budapeste) à esquerda e o Palácio da Arte, ou Museu de exposições artísticas à direita.

Halászbástya
Bastião do pescador é um terraço em estilo neogótico e neo-românico situado no lado de Buda do rio Danúbio, na colina do Castelo de Buda em Budapeste, em torno da Igreja de Matias. Foi projetado e construído entre 1895 e 1902, sendo uma homenagem às sete tribos que fundaram a Hungria no ano de 896. As tribos são representadas pelas sete torres que formam o monumento, situado no alto da colina do Castelo de Buda, junto à Igreja de Mathias.

Mátyás-templom
A Igreja São Matias é a igreja católica mais famosa de Budapeste e está situada no coração do distrito do Castelo. Seu nome oficial é Igreja de Nossa Senhora.
Foi construída entre 1255 e 1269, no mesmo local onde uma igreja antiga foi destruída em 1241. Tem esse nome em homenagem ao rei Mathias, que casou-se nela duas vezes.

Budai Vár
O Castelo de Buda, no passado também chamado de Palácio Real e Castelo Real, é, sem dúvidas, uma das imagens mais conhecidas de Budapeste.
É um castelo histórico dos reis húngaros em Budapeste. Foi construído na encosta sul da Colina do Castelo, próximo do velho Bairro do Castelo, o qual é famoso pelas suas casas e edifícios públicos medievais, barrocos e oitocentistas. O castelo está ligado à Praça Adam Clark e à Ponte Széchenyi Lánchíd pelo Funicular da Colina do Castelo. Vale a vista do conjunto à noite, quando tudo fica iluminado!!
Foi classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1987, como Patrimônio da Humanidade.
Atualmente, o Castelo de Buda abriga a Biblioteca Széchenyi, a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste.

Budavári Sikló
É um funicular histórico que foi construído no ano de 1870 para facilitar a subida dos funcionários do governo, trabalhando em cima, no bairro do Castelo de Buda, no palácio Sándor, na sede do governo.

Usamos voltar ao hotel, depois de visitar o Castelo de Buda. Compramos os bilhetes, 1.200 Ft, ali na hora e em 3 minutos estávamos embaixo, em frente a Ponte das Correntes.

Praça Adam Clark
É onde se encontra a pedra do marco do quilômetro zero, ou seja, é a partir daqui que são medidas todas as distâncias na Hungria.

Országház
O Parlamento de Budapeste é o local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria e um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa, que constitui um notável exemplo paisagístico da Hungria e um destino muito popular em Budapeste. Ergue-se na Praça Kossuth Lajos, na margem do Danúbio.
Abriu suas portas em 1902 e na época era considerado um dos maiores parlamentos do mundo, sendo superado apenas pelo Parlamento Britânico, que foi a principal inspiração para a sua construção.

Vimos apenas por fora, de longe, do outro lado do rio, no meio do rio durante um jantar e na mesma margem. Não teríamos tempo para uma visita pelo seu interior, mas, durante nossas pesquisas vimos que é muito bonito por dentro, então, mesmo não estando lá, indicamos a visita.

Sapatos Danúbio
Às margens do rio Danúbio, a poucos passos do prédio do Parlamento Húngaro, está o emocionante monumento que homenageia os judeus húngaros mortos por membros da milícia da Cruz de Ferro, um partido que compartilhava as mesmas ideias do partido nazista de Hitler.