Colônia do Sacramento – Passeios pela Cidade

Colônia do Sacramento é a Paraty do Uruguai, com algumas diferenças, claro. Enquanto em Paraty tem suas escunas; aqui, veleiros, iates e ferry-boats. Paraty tem horários de maré alta e baixa, inundando a rua e centrinho; por aqui, há um passeio à beiro-rio murado que não inunda.
É a cidade mais antiga do país e parece ter parado no tempo. E esse é o melhor motivo para conhecê-la, com suas casas coloniais bem preservadas, ruas e ladeiras de paralelepípedos, lamparinas e becos escondidos. resultado: um visual de cidade cinematográfica rica em detalhes.
Apesar dessas características, pouco resta da arquitetura original portuguesa. A maioria das edificações é colonial espanhola ou neoclássica, com uma ou outra casa mais moderna no meio.

Paseo de San Gabriel
O Paseo San Gabriel é uma calçada murada, voltada para o rio e perfeita para uma caminhada ao entardecer e apreciar aos belíssimos pores-do-sol.
Aqui foi nosso primeiro ponto na cidade. Logo após deixarmos as malas no hotel, fomos jantar, mas antes paramos por aqui para apreciar a vista.

Plaza 25 de agosto
Aqui foi nosso ponto de partida para conhecer os demais lugares da cidade.
Logo pela manhã, pegamos um taxi do hotel até aqui, $UY 250, e seguimos a pé.

Avenida General Flores
É uma charmosa avenida na parte mais moderna que vai até o bairro histórico. Ela é cheia de árvores, lojas e cafés.

Plaza de Armas
É uma praça no centro histórico da cidade, cercada por vários dos principais pontos turísticos. Uma das atrações mais famosas é a Igreja da Matriz. A praça é decorada com árvores, bancos e um jardim bem cuidado, perfeito para se fazer uma breve pausa no passeio.
A praça também é conhecida entre os locais como a Plaza Manuel Lobo, em homenagem a um colono português que fundou a cidade no século XVI.

Basilica del Santissimo Sacramento
A Basílica do Santo Sacramento é uma igreja paroquial católica romana.
Considerada a primeira igreja do Uruguai, sua construção inicial data de 1680, porém as disputas pela região fizeram com que a Basílica fosse reerguida várias vezes, porém, a estrutura da porta ainda é a original.
A igreja tem um par de torres gêmeas de cada lado de um frontão triangular cinza. Na torre da esquerda fica um relógio.

Portión de Campo
O Portão de Campo, ou Porta da Citadela, é um portão e uma ponte levadiça do século XVIII construído pelos colonos portugueses de Colonia del Sacramento. Ele fazia parte dos muros que protegiam a cidade contra invasões. Atualmente, uma charmosa entrada para o centro histórico da área. Árvores, arbustos e morros gramados circundam a ponte levadiça.
Vale a atenção para os pilares de pedra do portal, correntes usadas para fechar a ponte levadiça e canhões e outras relíquias históricas.

Plaza Mayor
A Praça Maior é o principal ponto turístico do centro histórico da cidade. Encontram-se os vários marcos em torno da praça, como o Museu Municipal e o Museu Português, além da Calle de los Suspiros e o farol.
A praça foi o centro da cidade desde sua origem no século XVII, com a chegada dos colonos portugueses.
Nos séculos XVII e XVIII, os primeiros colonos usavam a praça para planejar estratégias militares e realizar cerimônias importantes. Ela também foi usada para punir e executar prisioneiros durante a Guerra Civil Uruguaia.

Calle de los Suspiros
A Rua dos Suspiros é a ruela mais famosa que abriga casas ainda mais antigas.
De acordo com lendas locais, tem esse nome, pois era a última rua por onde os escravos passavam antes de serem executados. Outros dizem que o nome é por conta de um antigo bordel que funcionava por ali e que fazia os homens suspirarem quando passavam na rua.

Faro de Colônia
O farol foi construído em cima das ruínas do Convento de São Francico, em 1857, para orientar as embarcações que passavam pelo Rio da Prata, com 34m acima do nível do mar. Hoje é um dos lugares mais visitados da cidade.
Não poderíamos perder a chance de ter uma vista panorâmica de Colônia. São 118 degraus em espiral e apenas dois lances, $UY 25.
Uma única escada, portanto, uma turma sobe, fica um tempo e desce para que outro pessoal suba. Então talvez tenha que esperar um tempo para juntar a quantidade de pessoas. É cansativo, mas super vale a pena.
Além da vista, ficam expostos aqui os equipamentos usados anteriormente ao atual.

Ruínas del Convento
As ruínas do Convento de São Francisco são um marco histórico que remonta ao século XVII, quando os colonos europeus construíram o convento, mas em 1704 ocorreu um grande incêndio, e, ao longo dos anos, incêndios e outros acidentes danificaram a estrutura, o que a reduziu às ruínas visíveis atualmente.
Embora o Farol de Colonia del Sacramento agora fique sobre as ruínas, muitas das antigas paredes, dos portões e dos caminhos do convento ainda estão abertos ao público.
É interessante a caminhada pelo labirinto de caminhos e paredes dessas antigas ruínas, que sobreviveram após vários séculos.

San Miguel Bastion
Ele fazia parte de uma muralha que foi construída em 1745 e que tinha como função defender a cidade. Ali ainda é possível encontrar uma grande parte dessa fortificação como a muralha e canhões.
Forte Santa Rita
Fica às margens do Rio de la Plata, circundado de bares e restaurantes, sendo possível ver só a parte superior.

Pier Muelle 1866
Antigo porto, onde tem um longo pier com várias embarcações.

Orla de Colônia
Em qualquer ponto, vale apreciar a orla de Colônia.
A fim de andarmos mais longe por ela, alugamos um carrinho de golfe para 4 pessoas na Thrifty, US$ 17 por hora. Duas pessoas, atrás, vão de costas.
É uma experiência bem legal, divertida, apesar do frio na barriga quando estamos na avenida, em velocidade bem mais baixa do que outros veículos.

Plaza de Toros
A Praça de Touros Real de San Carlos é uma praça de touros, porém, atualmente é um prédio abandonado que está se desintegrando. É proibido por razões de segurança o acesso à praça de touros.
Quando estava em operação, tinha capacidade para 10.000 espectadores. Ele é projetado em estilo tipicamente mourisco e foi inaugurado oficialmente em 9 de janeiro de 1910, apresentando os mais famosos toureiros da época.
A arena sediou oito lutas antes que a tourada fosse proibida pelo governo nacional do Uruguai em 1912.
A praça de touros fazia parte de um complexo turístico que incluía um tribunal de jai alai, um hotel e um autódromo.