Montevidéu – Bodegas

Visitar uma bodega (vinícola) uruguaia é um passeio imperdível!!
O Uruguai está localizado na latitude considerada ideal para o plantio de vinhas, na mesma dos vinhedos argentinos, chilenos, sul-africanos e neozelandeses.
De tão bom que é, o vinho uruguaio sempre ocupa posição de destaque nos famosos concursos feitos por guias ou revistas especializadas.
A produção de vinhos uruguaios é pequena e quase toda consumida localmente. As estrelas são as uvas tannat e viognier, que dão um caráter todo próprio aos tintos e brancos do país, harmonizando perfeitamente com as deliciosas carnes do país.
A uva tannat tem uma característica intensa, séria e austera. Seu cultivo foi tão bem sucedido que o Uruguai se tornou o maior produtor mundial deste tipo de uva.

Não teríamos muito tempo, mas escolhemos duas bodegas com estilos diferentes para conhecermos, assim, contratamos o transfer com Senderos del Tannat, US$ 145, para 4 pessoas, saindo do hotel por volta das 10:15h indo até o Estabelecimento Juanicó e Familia Deicas, onde chegamos às 11h e saímos umas 15:30h.
Fizemos uma segunda parada mas rápida na Bodega Bouza, ficamos 1h, tempo para conhecer o espaço e degustar do vinho. E às 18h estávamos de volta à Montevidéu, porém, pedimos ao motorista que nos deixasse no estádio, pois seguiríamos a pé para passar em alguns pontos turísticos.
Achamos que super valeu a pena contratar o transfer, o motorista foi muito simpático, explicando sobre os lugares, mostrando pontos turístico, curiosidades, nos aguardou sem pressa nas paradas, além de podermos aproveitar o passeio, sem preocupação com trânsito, caminhos e bebidas, já que isso lá é tolerância zero.

Bodega Juanicó
A 37 km de Montevidéu (e 6 km do centro de Canelones), a Juanicó é uma das mais imponentes vinícolas do Uruguai e uma das mais antigas do país.
Entre os vinhos produzidos por eles, destacam-se o Prelúdio e o Don Pascual, que é o vinho uruguaio mais vendido no país.

Fizemos a reserva antecipada para visita com almoço, $YU 1790.
Assim que chegamos, nos deram o cardápio onde escolhemos o pratos. Seguimos com uma visita guiada mostrando os prédios e sequência da produção dos vinhos. Depois, até que o almoço ficasse pronto, andamos sozinhos tranquilos pelo lugar, pelo vinhedo, tiramos fotos, aproveitamos as paisagens, ficando super à vontade.
O espaço é muito bem cuidado, aconchegante, delicioso de conhecer..
Mas o que mais encantou foi o almoço harmonizado no casarão. O lugar é grande, rústico, com objetos antigos e típicos, além de taças nas mesas.
O atendimento é bom, atencioso.

No almoço está incluso couvert (pan de campo con picada criolla). Tábua linda de frios e queijos!!
Na sequência, as entradas (ensalada de peras a la manteca, nueces queso azul y rucula, ensalada del chef con atún, lechugas palmito, tomates y huevo e brusquetta de brie con perros crocantes y damascos), com vinho blanco Don Pascual Summer Edition Sauvignon Blanc.
A surpresa inesperada e sensacional foi ao servirem o prato principal (medallón de los carnes y bacón con muselina de papas y tomates confitados al tomillo e raviolones de boniato al jengibre con salsa de puerros) com vinho.. Ah, o vinho do prato principal!! O garçom simplesmente nos chamou para adega que fica alguns degraus embaixo da sala principal com os vinhos reservados e nos disse para escolher o vinho!! Sim, isso mesmo, ficamos sem reação, sem saber como escolher.. Que sensação ver aquelas garrafas empoeiradas e únicas!! Claro que ele nos ajudou e escolhemos o Don Pascual roble pinot noir. Chamando a atenção no detalhe da garrafa botella nº 08 de 196.
Por fim, a sobremesa (mil capas de dulce de leche con helado de crema, profiteroles de chocolate, sorbete de limón con salsa de naranjas y jengobre al champagne e inspiradoen el Chaja), com licor de tannat. Delicioso!!

Bodega Bouza
A Bouza é uma vinícola familiar, relativamente jovem e com pequena produção. Foi só em 2002 que a família Bouza, de origem espanhola, resolveu entrar no mundo do vinho comprando uma vinícola antiga do Uruguai construída em 1942.

A mais próxima (15 km) e mais bem-estruturada para receber visitantes, famosa não só pelos seus vinhos premiados como também por ser uma das primeiras bodegas do país a oferecer atrações de enoturismo.
O lugar é muito bonito, mesinhas e sofás aconchegantes do lado de fora, com vista para os vinhedos e na “garagem” um museu com coleção de carros antigos, além de um vagão de trem antigo na entrada.

Como tínhamos praticamente acabado de almoçar e degustado de vários vinhos, optamos por pedir a taça, $UY 300, de tempranillo tannat 2016 e tannat sin barrica 2015. Muito bom!!