Montevidéu – Passeios pela cidade

Andando de taxi, do aeroporto até a rodoviária e depois da rodoviária até o hotel, o primeiro ponto marcante que vimos, apesar de ser somente dentro do carro, foi o obelisco.

Obelisco a los Constituyentes de 1830
O Obelisco aos Constituintes de 1830 é um monumento localizado na interseção do Bulevar Artigas com a Avenida 18 de Julio.
Inaugurado em 25 de agosto de 1938, homenageia os participantes da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Estado, que sancionou a primeira Constituição do Uruguai no ano de 1830.
Este obelisco de 40m de altura foi construído inteiramente de granito rosado uruguaio. Em sua face oeste, a parede central tem gravada a inscrição A los constituyentes de 1830. Possui três estátuas de bronze que representam a lei, a força e a liberdade. Possui uma fonte de água hexagonal ao redor. Na borda oeste da fonte estão gravados os nomes das instituições bancárias que financiaram a construção do monumento.

Em nosso primeiro dia na capital, cansados dos transportes e viagens, pegamos leve na caminhada e pontos de parada. Depois do almoço, seguimos até o shopping, apesar de não ser de nosso costume visitar shoppings durante as viagens, esse fizemos questão de incluir no roteiro por fazer parte da história da cidade. Sendo assim, fomos até lá para verificar o que restaram das antigas instalações da penitenciária e aproveitamos para um sorvete.

Punta Carretas Shopping
O shopping está localizado no prédio da Penitenciária Punta Carretas, originalmente inaugurado em 1915. Durante décadas, esta penitenciária e a Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração foram os únicos edifícios importantes do bairro.
Em 1971, em um momento turbulento para o país, ocorreu a espetacular fuga de mais de 100 prisioneiros, guerrilheiros de Tupamaro.
No final de 1986, após um motim imponente, foi despejado e permaneceu vazio por alguns anos. Em 1992 decidiu-se iniciar a reciclagem e reforma do imóvel e, a antiga penitenciária, abriu suas portas como Shopping Punta Carretas em 1994. O arco e a fachada exterior da prisão permanecem.

Seguimos a caminhada até a avenida mais famosa e movimentada, curtimos a paisagem e paramos para algumas fotos.

Rambla de Montevideo
Conhecida também como Rambla Nações Unidas, é uma larga avenida de 22km de comprimento que costeia o Rio da Prata em Montevidéu, sendo uma importante via de circulação de veículos e de pedestres na capital uruguaia, além de ser atração turística.
A Rambla, que se estende desde a Cidade Velha até o limite com Ciudad de la Costa, acompanha diversos acidentes geográficos montevideanos, como Punta Carretas e a Ilha das Gaivotas, e ao longo dela se localizam numerosas praias, como Ramirez, Pocitos, Buceo, Malvín e Carrasco.

Espacio Libre Alemania
É uma praça com menos de 1km localizada entre o bairro Sur e Palermo, entre as duas principais avenidas e vista do mar, além de árvores e monumentos.

Letreiro de Montevidéu
Fica em Pocitos e foi instalado quando a capital uruguaia foi sede da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em março de 2012. Construído em madeira e em peças separadas, porém, poucos meses depois, não havia muito do original.
Com a grande aceitação do público, tanto por moradores quanto turistas, passou a ser atração turística e em janeiro de 2014 foi inaugurado o novo e definitivo letreiro, em concreto, com 15m de comprimento e 2m de altura.
O letreiro é pintado conforme algumas ocasiões, programas publicitários ou ainda ações de conscientização social.

Castillo Pittamiglio
É um pequeno castelo em Montevidéu que, apesar de sua fachada estreita, chama a atenção na Rambla com sua torre vermelha e uma réplica da Vitória de Samotrácia (escultura grega que é uma das mais importantes obras em exibição no Museu do Louvre em Paris).

Não tínhamos pesquisado, mas ao passar perto, essa fachada nos chamou atenção e tiramos algumas fotos para depois fazer a pesquisa. Ainda bem que não deixamos de notar!!

Estádio Centenario
Na volta de nossa visita nas bodegas, pedimos para o transfer nos deixar próximo ao estádio, ao invés do hotel, assim aproveitaríamos o final do dia, ganhando tempo para outros lugares no dia seguinte. Assim fizemos, mas, por chegarmos ali por volta das 18h, não conseguimos entrar no museu, somente em parte do estádio, $YU 70, por estarem montando as estruturas para um evento, mas já valeu a visita.

Construído para sediar a primeira Copa do Mundo, de 1930, foi inaugurado com atraso devidas às chuvas em 18 de Julho de 1930 com o jogo Uruguai 1 a 0 contra o Peru.
O Centenário recebeu 10 jogos do Mundial, incluindo a final entre Uruguai e Argentina, vencida pelo Uruguai por 4 a 2.
Foi eleito patrimônio cultural da humanidade: um estádio velho que lembra o passado do futebol mundial.
É onde joga normalmente a Seleção Uruguaia de Futebol, além do Nacional, e tem capacidade para 65.235 espectadores.
Dentro do estádio há o Museu do Futebol com histórias sobre sua construção e grandes clássicos realizados.
Em 2015 foi inaugurada a Torre das Homenagens, um elevador panorâmico e com vista da cidade.

O nome deve-se à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai.

Monumentos La Carreta
É um conjunto de monumentos que nos remete aos gaúchos e sua vida rural, modelo antigo de transporte de cargas, carro puxado por bois.
Com uma base de 22m de comprimento, pesando em torno de 150 toneladas, foi criado em Florença, transportado e instalado dentro do Parque Batlle.

Parque Rodó
É um dos principais parques em Montevidéu.
O seu nome é o mesmo do bairro onde se localiza, em homenagem ao famoso escritor uruguaio José Enrique Rodó, que recebeu um monumento no lado sul do parque. A área foi construída em 1889 e atualmente conta com atrações gratuitas para os visitantes.

Logo pela manhã, saímos andando, passando pelo parque, área bem bonita, com muito verde, fontes, monumentos, quadras de jogos, natureza, área super gostosa para passar horas.

Mirador de la Intendencia
A Prefeitura de Montevidéu guarda uma das melhores vistas da capital uruguaia no 22º andar do prédio em que está instalada. A quase 80m de altura está o mirante panorâmico aberto para visitação livre e gratuita. No parapeito do espaço ainda existem placas com informações sobre os pontos que podem ser observados do alto.
Os visitantes sobem até lá em um elevador também panorâmico. Antes, porém, é preciso retirar o ingresso no Centro de Informações Turísticas da Intendência, na esquina com a Rua Ejido. O ticket, apesar de sem custo, será conferido ao chegar lá em cima.

Fuente de los Candados
Em Montevidéu, a fonte fica em um local cheio de lojas, carros e pessoas que caminham num vai-e-vem intenso. A lenda diz que, quando dois apaixonados escrevem suas iniciais em um cadeado e o prendem à Fuente de los candados, eles retornarão juntos para visitá-la novamente e seu amor será eterno.
Ela está localizada na Avenida 18 de Julho, no Centro da Cidade.

Plaza Independencia
Está localizada na cidade de Montevidéu, no limite entre a Cidade Velha e a área central, anteriormente conhecida como Cidade Nova.
Em seu centro está a grande estátua equestre de José Gervasio Artigas e pode ser acessada através de escadas até o mausoléu subterrâneo onde se conservavam os restos mortais do herói nacional em uma urna. A estátua é obra do escultor italiano Angelo Zanelli.
A leste fica a Porta da Cidadela, testemunho do Montevidéu colonial e início da via para pedestres Sarandí.
Em frente à calçada sul pode-se encontrar a Torre Executiva, atual sede do Poder Executivo, e o Palácio Estévez, até poucas décadas atrás, a sede do mesmo poder, apesar de ainda ser utilizado para alguns atos protocolares deste, como por exemplo, a transferência da faixa presidencial. Também abriga um museu.
Na calçada oeste, na esquina com a avenida 18 de Julio pode-se ver o Palácio Salvo, obra do arquiteto Mario Palanti. Quando foi construído era o edifício mais alto da América do Sul.

Puerta de la Ciudadela
A Porta da Cidadela é um marco turístico de Montevidéu, construída durante o século XVIII para permitir o acesso à Cidadela de Montevidéu, uma grande fortaleza militar construída pelos espanhóis para a defesa terrestre da cidade murada.
Em 1877, devido ao crescimento demográfico de Montevidéu, as muralhas que cercavam a cidade foram demolidas, incluindo a Cidadela. A porta foi movida para o edifício da Escola de Artes e Oficios em 1879.
Em 1959 foi reconstruída em seu lugar original. Foi restaurada em 2009.
Atualmente é um dos monumentos mais reconhecidos de Montevidéu, sendo um dos principais símbolos da cidade e um importante ponto turístico.

Torre Ejecutiva
A Torre Executiva é o edifício de Montevidéu em que funciona a sede da presidência do Uruguai.
A torre localiza-se na histórica Plaza Independencia e sua construção iniciou-se em 1963, mas as obras foram muito lentas. Originalmente o edifício seria utilizado pelo poder judicial uruguaio, mas o governo do Frente Amplio de Tabaré Vázquez adquiriu o edifício para o poder executivo em 2006. As obras da Torre foram reiniciadas e a inauguração ocorreu em 2009.
O edifício tem 56m de altura e 12 andares, sendo a maior parte da área ocupada pela Presidência da República.

Palacio Estévez
Ou Edificio José Artigas, é um palácio histórico em Montevidéu, localizado na Plaza Independencia.
O Palácio foi construído entre 1873 e 1874 pelo arquiteto espanhol Manoel de Castel como residência para o financista portenho Francisco Candelario Estévez.
Em 1878, devido a problemas financeiros dos proprietários, o casarão foi comprado pelo governo de Lorenzo Latorre, que destinou-o como sede oficial da presidência do Uruguai. O edifício foi remodelado, adicionando o frontão triangular com o brasão nacional na fachada, eliminando os miradores do edifício e alterando os espaços internos. A obra foi inaugurada em 1880 pelo presidente Francisco Antonino Vidal.
O Palácio Estévez serviu como sede governamental até 1985, quando o presidente Julio María Sanguinetti transferiu o despacho presidencial ao Edificio Libertad. Desde 1999 funciona como museu dedicado à história da presidência (Museo de la Casa de Gobierno). Seu nome foi oficialmente alterado para Edificio José Artigas em 2009, em homenagem ao herói nacional do Uruguai.

Palacio Salvo
É um edifício desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, um imigrante italiano que vivia em Buenos Aires, e inaugurado no ano de 1928.
Com os seus 95m e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.
Localiza-se na esquina da Avenida 18 de Julio com a Plaza Independencia. Eleva-se no mesmo sítio onde anteriormente se erguia a Confeitaria La Giralda, lugar onde Gerardo Matos Rodríguez apresentou o tango uruguaio mais famoso e difundido do mundo, La Cumparsita.
De estilo ecléctico (duvidoso e muito criticado por muitos arquitetos da sua época) e silhueta característica, converteu-se num edifício emblemático da cidade, recordando os anos de prosperidade das primeiras décadas do século XX.
Em Buenos Aires, na Avenida de Maio, o mesmo arquiteto construiu o Palacio Barolo, um edifício considerado gêmeo do Palácio Salvo por seguir o mesmo estilo arquitetônico.

Não pesquisamos a fundo e talvez não teríamos tempo, mas vimos depois sobre subir. Para quem tiver a oportunidade, achamos válido!!

Peatonal Sarandí
É a rua de entrada da Cidade Velha, de uso exclusivo de pedestres desde 1922.
É inspirada na arquitetura francesa da época e se estende da Plaza de la Constitución até a Plaza Independencia, onde está situada a Puerta de la Ciudadela, conectando o Centro Velho ao Centro Novo.
A peatonal é cercada por edifícios históricos, além prédios culturais e comerciais, como restaurantes, lojas de couro e livrarias.

Teatro Solís
Foi inaugurado no ano de 1856 com a representação da ópera Ernani de Verdi, embora a ideia de ter um teatro de nível internacional na capital da jovem república quase sempre existiu.
Tem o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição europeia a penetrar no Río de la Plata. Antes de o nome ser escolhido tinham-se arranjado outros, como Teatro del Progreso, Teatro de la Empresa e Teatro del Sol (devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício).
A fachada principal de Solís tem semelhanças à do Teatro Carlo Felice, Génova, o teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão, embora o interior do Solís mantenha uma semelhança notável com outro teatro italiana, o Teatro Metastasio de Prato, perto de Florença.
O teatro possuí as características típicas dos teatros líricos, com orquestra e 4 anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso.

Outro ponto turístico que não tivemos tempo para visitar internamente, mas vimos por fotos e vale a pena!!

Plaza de la Constitución
A Praça da Constituição, também chamada de Praça Matriz de Montevidéu, era a maior praça de Montevidéu durante a dominação espanhola e palco de celebrações civis e militares e corridas de touros. Com a declaração da independência e a expansão territorial da cidade, porém, foi perdendo a exclusividade como sede de atos oficiais.

Sua denominação se deve ao fato de que, em julho de 1830, em um ato público, foi realizado o juramento da primeira Constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai, o que aumenta a importância histórica da localidade.
No centro de seus caminhos pavimentados e arborizados, está uma fonte de mármore inaugurada em 18 de julho de 1871, quando começaram os serviços de água potável em Montevidéu sob o gerenciamento de uma empresa privada. A construção fazia parte do contrato para a concessão do abastecimento.
Para os interessados em itens antigos, aos sábados a praça recebe uma feira de antiguidades, acompanhada de espetáculos artísticos, com exposições de fotografias do início do século XX e capacetes e roupas da 2ª Guerra Mundial.
Na praça está a Catedral Metropolitana de Montevideo, também chamada de Igreja Matriz.

Catedral Metropolitana de Montevideo
É a principal igreja católica da cidade, localizada bem em frente ao Cabildo de Montevidéu, diante da Plaza de la Constitución, na ciudad vieja.

Plaza Zabala
A Praça Zabala está localizada na Cidade Velha e seu nome é uma homenagem ao fundador da cidade, Bruno Mauricio de Zabala. Caracteriza-se pelo seu formato oblíquo, que transgride o xadrez perfeito das ruas do centro histórico, bem como por seus jardins ao estilo parisiense, idealizados por seu projetista, o arquiteto e paisagista francês, Eduardo André.

É uma das poucas praças da cidade que ainda mantém as suas grades e portões de ferro. Está localizada onde antigamente ficava o forte de Montevidéu.

Plaza Fabini
Inaugurada em 1967, a Plaza Ingeniero Juan Pedro Fabini, Praça Engenheiro Juan Pedro Fabini, está no Centro de Montevidéu. Popularmente conhecida como Plaza del Entrevero ou apenas Plaza Fabini, foi construída para ser o ponto de encontro entre a Avenida del Libertador e a Avenida 18 de Julio.

Além de lindos canteiros de flores, a praça também possui uma bela fonte central com jatos d’água, a Fuente del Entrevero, que abriga o monumento El Entrevero, feito em bronze pelo escultor uruguaio José Belloni.
A obra, que retrata homens, cavalos e lanças, homenageia os heróis anônimos que se empenharam pela pátria uruguaia e representa as primeiras lutas entre índios e gaúchos (denominação atribuída àqueles ligados à pecuária, criação de gado). Entrevero significa justamente encontro, choque, tropas adversárias que se misturam durante o combate.

Parroquia San Francisco de Asís
O primeiro santuário de Montevidéu, construído ainda nos princípios do processo fundacional da cidade, que infelizmente terminou sendo demolido em meados do século XIX, como resultado do péssimo estado de conservação no qual se encontrava. Para o seu lugar, construiu-se a Igreja São Francisco de Assis.

Mercado del Puerto
Erguido em 1868 na Ciudad Vieja, com estruturas de ferro, que, no começo um local para vender frutas, verduras e carnes e, com o tempo passou a ser tomado por alguns dos melhores restaurantes da cidade e deixou de ser um mercado tradicional.
Hoje considerado como parada obrigatória para os amantes das famosas carnes uruguaias.
Algumas barraquinhas ficam na porta vendendo antiguidades e artesanato bem perto das mesas de alguns dos restaurantes que possuem parte externa.

Porto Marítimo de Montevidéu
É o principal porto comercial do Uruguai, localizado sobre o Rio da Prata, na baía da cidade de Montevidéu, em uma importante zona de trânsito de cargas do Mercosul.