Montevidéu – El Milóngón – Cena Show

A fim de conhecermos um pouco mais da cultura uruguaia, fomos até o El Milóngón.
Fizemos a reserva por e-mail, US$ 65, para às 20:30h. Do hotel até lá, chamamos um uber, $YU 149.
Chegamos cedo e o lugar estava vazio, sentamos na mesa bem próxima ao palco.

Podíamos optar por só assistir ao espetáculo, mas para não correr o risco de nos arrependermos como aconteceu em Paris, no Moulin Rouge, escolhemos jantar por aqui.. e foi bom!!

Além do show, está incluso o jantar, com entrada, prato principal, bebidas (refrigerantes, água e vinho) e sobremesa. Começaram a nos servir uns 10 minutos após nossa chegada.
Infelizmente não lembramos o que foi servido, mas as porções são bem apresentadas em tamanhos suficientes.

O show começa às 1h após o jantar e tem duração de aproximadamente 3h, sendo “dividido” basicamente em 4 apresentações principais, sem pausas, sendo: tango, milonga, candombe e folclore.
O espetáculo começa com uma apresentação das danças típicas e tradicionais gaúchas, seguida pela apresentação do Candombe, a mais significante manifestação da cultura afro-montevideana.
Ao ritmo dos tambores, surgem distintos personagens e um numeroso grupo de dançarinos, além de cerca de 35 artistas em cena, entre cantores, músicos, bailarinos e personagens típicos.
Depois o Tango e a Milonga roubam a cena com o sentimento rioplatense (espanhol falado nos arredores do Rio da Prata), ao ritmo do bandoneón (instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina), onde vários bailarinos dançam ao som dos cantores que entoam os tangos e as milongas mais conhecidas.
Para finalizar, novamente o candombe se faz presente, com bailarinas mulatas e a notória presença do estandarte (um tipo de bandeira bordada), além do casal de embaixadores e a rainha, em um carnaval que convida aos participantes a dançar e aproveitar o espetáculo.